Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/10316/96982
Título: Perspetiva(s) da(s) Dinâmica(s) Educativa(s) no concelho de Montemor-o- Velho - Estudo de caso
Outros títulos: Perspective(s) of Educational Dynamic(s) in the municipality of Montemor-o- Velho - Case study.
Autor: Maia, Armando dos Santos
Orientador: Nossa, Paulo Nuno Maia de Sousa
Palavras-chave: Educação; Dinâmica; Território; Parcerias; Autonomia; Education; Dynamics; Territory; Partnerships; Autonomy
Data: 13-Dez-2021
Título da revista, periódico, livro ou evento: Perspetiva(s) da(s) Dinâmica(s) Educativa(s) no concelho de Montemor-o- Velho - Estudo de caso
Local de edição ou do evento: Montemor-o-Velho
Resumo: A idealização da presente tese de dissertação teve como princípio basilar o conhecimento das dinâmicas educativas no concelho de Montemor-o-Velho, através das diferentes perspetivas que os grandes interlocutores da Educação neste território, poderiam evidenciar. O enfoque teórico consistiu numa revisão da literatura que permitisse dar resposta aos objetivos deste estudo, dando a conhecer as formas de pensar e agir dos principais intervenientes da educação e do território, através de um estudo de caso. As linhas de ação pensadas para este projeto, baseadas numa abordagem qualitativa, centrada na análise de documentos orientadores das escolas e do município; na análise das entrevistas semiestruturadas realizadas aos diretores das escolas e aos responsáveis pelo pelouro de educação no concelho e, numa abordagem quantitativa direcionada para o conhecimentos de dados numéricos que reportam a visão dos alunos e das empresas em relação ao sistema educativo e perspetivas profissionais, procuraram demonstrar as diferentes visões que se podem obter num território educativo. Da análise dos dados concluímos, por um lado, que este tipo de estudos ainda é incómodo para alguns dos intervenientes, comprovado pela sua falta de participação e por outro lado, apesar das boas práticas que todos julgam estar a cumprir, é preciso aumentar os espaços de conversação e de trabalho para que se possa alcançar uma dinâmica educativa mais forte, capaz de contribuir para o desenvolvimento de cada parceiro, em particular e, para o desenvolvimento do território, no geral. O estabelecimento de parcerias ou mesmo o reforço das já existentes tem por objetivo contribuir para a melhoria da qualidade do ensino, para a promoção de igualdade de oportunidades e agora, face às novas orientações políticas, para uma verdadeira autonomia e inclusão social.
The idealization of this dissertation thesis had as a basic principle the knowledge of educational dynamics in the municipality of Montemor-o-Velho, through the different perspectives that the great interlocutors of Education in this territory could show. The theoretical focus consisted of a literature review that allowed to respond to the objectives of this study, making known the ways of thinking and acting of the main players in education and the territory, through a case study. The lines of action designed for this project, based on a qualitative approach, centered on the analysis of guiding documents from schools and the municipality; in the analysis of semi-structured interviews carried out with school principals and those responsible for the education department in the county and, in a quantitative approach directed towards the knowledge of numerical data that report the view of students and companies in relation to the education system and professional perspectives, they sought demonstrate the different visions that can be obtained in an educational territory. From the analysis of the data, we conclude, on the one hand, that this type of study is still uncomfortable for some of the stakeholders, evidenced by their lack of participation and, on the other hand, despite the good practices that everyone believes they are complying with, it is necessary to increase the spaces of conversation and work so that a stronger educational dynamic can be achieved, capable of contributing to the development of each partner, in particular, and to the development of the territory in general. The establishment of partnerships or even the reinforcement of existing ones is intended to contribute to improving the quality of education, to promoting equal opportunities and now, given the new political guidelines, to real autonomy and social inclusion.
Descrição: Dissertação de Mestrado em Geografia Humana, Planeamento e Territórios Saudáveis apresentada à Faculdade de Letras
URI: https://hdl.handle.net/10316/96982
Direitos: openAccess
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