Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/10316/96935
Título: | A Escola como Cidade e a Cidade como Escola | Autor: | Moniz, Gonçalo Canto Ferreira, Carolina Carvalho, Mariana |
Palavras-chave: | Escola-Cidade; Espaços de aprendizagem; Investigação pelo projecto | Data: | 2014 | Editora: | DG-FLUC | Título da revista, periódico, livro ou evento: | Territórios, Comunidades Educadoras e Desenvolvimento Sustentável: Livro de Atas | Local de edição ou do evento: | Coimbra | Resumo: | A recente modernização da Escola Secundária, através da Parque Escolar, gerou na sociedade portuguesa um debate sobre os espaços de aprendizagem, nomeadamente sobre a sua abertura à comunidade, tanto do ponto de vista pedagógico como arquitectónico. Com o objectivo de contribuir para este debate, os alunos de arquitectura desenvolveram, durante este ano lectivo, projectos académicos para reabilitar a Escola Secundária da Casa Branca, em Coimbra, a partir do tema “A Escola como Cidade” (Hertzberger, 2004). Construída na década de 80 segundo um modelo pavilhonar, esta escola pretendia responder às exigências de um ensino público e obrigatório, sem contudo estabelecer relações urbanas. A abordagem da disciplina de Projeto IV é centrada na capacidade dos equipamentos escolares se constituírem como motores da transformação urbana. Deste modo, a metodologia de projecto fixa quatro etapas de investigação: análise da estrutura urbana envolvente através de mapeamentos críticos; definição de uma estratégia de intervenção urbana; reinvenção do programa escolar a partir de processos de participação com a comunidade escolar; desenvolvimento do projecto do edifício nas suas dimensões espaciais, programáticas, construtivas conceptuais; e apresentação dos resultados à comunidade escolar. Esta comunicação pretende apresentar e problematizar os trabalhos escolares realizados, como investigações pelo projecto que contribuam para uma revisão do papel dos equipamentos escolares na cidade. | URI: | https://hdl.handle.net/10316/96935 | ISBN: | 978-989-96810-6-4 | Direitos: | openAccess |
Aparece nas coleções: | I&D CES - Artigos e Resumos em Livros de Actas |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
A Escola como Cidade e a Cidade como Escola.pdf | 1.17 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Visualizações de página
77
Visto em 15/out/2024
Downloads
163
Visto em 15/out/2024
Google ScholarTM
Verificar
Altmetric
Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.