Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/96901
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorMoniz, Gonçalo Canto-
dc.contributor.authorCanziani, Andrea-
dc.contributor.authorQuiroga, Carolina-
dc.date.accessioned2022-01-05T18:44:11Z-
dc.date.available2022-01-05T18:44:11Z-
dc.date.issued2019-
dc.identifier.issn1808-723Xpt
dc.identifier.issn1984-4506pt
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/10316/96901-
dc.description.abstractTrês décadas após a fundação da DOCOMOMO1, a educação continua a ser uma questão essencial quando se pensa sobre o futuro da herança moderna, mas hoje exige-se uma reflexão crítica sobre as mudanças conceituais e metodológicas que precisamos para enfrentar no atual contexto de complexidade. Assim, este texto apresenta três experiências didáticas diversas e complementares desenvolvidas na Europa e na América do Sul: Projeto Consciente para atualizar bairros habitacionais coletivos (Politecnico di Milano, Itália), re-design experimental para integrar casas individuais modernas na vida contemporânea (Universidade de Belgrano, Argentina) e projeto participativo para abrir à comunidade uma escola moderna (Universidade de Coimbra, Portugal).pt
dc.description.abstractAfter three decades since the founding of DOCOMOMO, education continues to be an essential matter when thinking about the future of modern heritage, but today it requires a critical reflection on the conceptual and methodological changes we need to face the present context of complexity.´This paper presents three different and complementary didactic experiences developed in Europe and South-America: Mindful design for updating mass housing neighbourhoods (Politecnico di Milano, Italy), Experimental re-design to integrate modern single housing to contemporary life (University of Belgrano, Argentina) and Participatory design to open up a modern school building to the neighbourhood (University of Coimbra, Portugal).pt
dc.description.abstractA tres décadas de la fundación de DOCOMOMO, la educación continúa siendo una cuestión esencial para pensar un futuro de la herencia moderna. Sin embargo, hoy requiere pensar nuevos conceptos y metodologías adaptados al complejo contexto actual. Así, este texto presenta tres experiencias didácticas que destacan la importancia de confrontar a los alumnos con la reutilización del patrimonio moderno: Proyecto Consciente para actualizar barrios habitacionales colectivos (Politecnico di Milano, Itália), Re-diseño Experimenal para integrar casas individuales modernas a la vida contemporánea (Universidade de Belgrano, Argentina) y Proyecto Participativo para abrir a la comunidad una escuela moderna (Universidade de Coimbra, Portugal).pt
dc.language.isoporpt
dc.publisherInstituto de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulopt
dc.rightsopenAccesspt
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/pt
dc.subjectArquitetura modernapt
dc.subjectReusopt
dc.subjectEnsinopt
dc.subjectModern architecturept
dc.subjectReusept
dc.subjectTeachingpt
dc.subjectArquitectura modernapt
dc.subjectReutilizaciónpt
dc.subjectEnseñanzapt
dc.titleAprender a Reutilizar a Modernidade: o desafio para o ensino da Arquiteturapt
dc.title.alternativeLearning to Reuse Modernity: the Educational Challengept
dc.title.alternativeAprendiendo a reutilizar la modernidad: el reto para enseñar arquitecturapt
dc.typearticle-
degois.publication.firstPage62pt
degois.publication.lastPage83pt
degois.publication.issue3pt
degois.publication.locationSão Paulopt
degois.publication.titleRisco: Revista de Pesquisa em Arquitetura e Urbanismopt
dc.relation.publisherversionhttps://doi.org/10.11606/issn.1984-4506.v17i3p62-83pt
dc.peerreviewedyespt
dc.identifier.doi10.11606/issn.1984-4506.v17i3p62-83pt
degois.publication.volume17pt
dc.date.embargo2019-01-01*
uc.date.periodoEmbargo0pt
item.fulltextCom Texto completo-
item.openairecristypehttp://purl.org/coar/resource_type/c_18cf-
item.languageiso639-1pt-
item.openairetypearticle-
item.cerifentitytypePublications-
item.grantfulltextopen-
crisitem.author.researchunitCES – Centre for Social Studies-
crisitem.author.parentresearchunitUniversity of Coimbra-
crisitem.author.orcid0000-0002-1890-1953-
Appears in Collections:I&D CES - Artigos em Revistas Internacionais
Files in This Item:
File Description SizeFormat
Aprender a Reutilizar a Modernidade.pdf6.05 MBAdobe PDFView/Open
Show simple item record

Page view(s)

185
checked on Oct 15, 2024

Download(s)

113
checked on Oct 15, 2024

Google ScholarTM

Check

Altmetric

Altmetric


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons