Please use this identifier to cite or link to this item:
https://hdl.handle.net/10316/96901
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.author | Moniz, Gonçalo Canto | - |
dc.contributor.author | Canziani, Andrea | - |
dc.contributor.author | Quiroga, Carolina | - |
dc.date.accessioned | 2022-01-05T18:44:11Z | - |
dc.date.available | 2022-01-05T18:44:11Z | - |
dc.date.issued | 2019 | - |
dc.identifier.issn | 1808-723X | pt |
dc.identifier.issn | 1984-4506 | pt |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/10316/96901 | - |
dc.description.abstract | Três décadas após a fundação da DOCOMOMO1, a educação continua a ser uma questão essencial quando se pensa sobre o futuro da herança moderna, mas hoje exige-se uma reflexão crítica sobre as mudanças conceituais e metodológicas que precisamos para enfrentar no atual contexto de complexidade. Assim, este texto apresenta três experiências didáticas diversas e complementares desenvolvidas na Europa e na América do Sul: Projeto Consciente para atualizar bairros habitacionais coletivos (Politecnico di Milano, Itália), re-design experimental para integrar casas individuais modernas na vida contemporânea (Universidade de Belgrano, Argentina) e projeto participativo para abrir à comunidade uma escola moderna (Universidade de Coimbra, Portugal). | pt |
dc.description.abstract | After three decades since the founding of DOCOMOMO, education continues to be an essential matter when thinking about the future of modern heritage, but today it requires a critical reflection on the conceptual and methodological changes we need to face the present context of complexity.´This paper presents three different and complementary didactic experiences developed in Europe and South-America: Mindful design for updating mass housing neighbourhoods (Politecnico di Milano, Italy), Experimental re-design to integrate modern single housing to contemporary life (University of Belgrano, Argentina) and Participatory design to open up a modern school building to the neighbourhood (University of Coimbra, Portugal). | pt |
dc.description.abstract | A tres décadas de la fundación de DOCOMOMO, la educación continúa siendo una cuestión esencial para pensar un futuro de la herencia moderna. Sin embargo, hoy requiere pensar nuevos conceptos y metodologías adaptados al complejo contexto actual. Así, este texto presenta tres experiencias didácticas que destacan la importancia de confrontar a los alumnos con la reutilización del patrimonio moderno: Proyecto Consciente para actualizar barrios habitacionales colectivos (Politecnico di Milano, Itália), Re-diseño Experimenal para integrar casas individuales modernas a la vida contemporánea (Universidade de Belgrano, Argentina) y Proyecto Participativo para abrir a la comunidad una escuela moderna (Universidade de Coimbra, Portugal). | pt |
dc.language.iso | por | pt |
dc.publisher | Instituto de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo | pt |
dc.rights | openAccess | pt |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/ | pt |
dc.subject | Arquitetura moderna | pt |
dc.subject | Reuso | pt |
dc.subject | Ensino | pt |
dc.subject | Modern architecture | pt |
dc.subject | Reuse | pt |
dc.subject | Teaching | pt |
dc.subject | Arquitectura moderna | pt |
dc.subject | Reutilización | pt |
dc.subject | Enseñanza | pt |
dc.title | Aprender a Reutilizar a Modernidade: o desafio para o ensino da Arquitetura | pt |
dc.title.alternative | Learning to Reuse Modernity: the Educational Challenge | pt |
dc.title.alternative | Aprendiendo a reutilizar la modernidad: el reto para enseñar arquitectura | pt |
dc.type | article | - |
degois.publication.firstPage | 62 | pt |
degois.publication.lastPage | 83 | pt |
degois.publication.issue | 3 | pt |
degois.publication.location | São Paulo | pt |
degois.publication.title | Risco: Revista de Pesquisa em Arquitetura e Urbanismo | pt |
dc.relation.publisherversion | https://doi.org/10.11606/issn.1984-4506.v17i3p62-83 | pt |
dc.peerreviewed | yes | pt |
dc.identifier.doi | 10.11606/issn.1984-4506.v17i3p62-83 | pt |
degois.publication.volume | 17 | pt |
dc.date.embargo | 2019-01-01 | * |
uc.date.periodoEmbargo | 0 | pt |
item.fulltext | Com Texto completo | - |
item.openairecristype | http://purl.org/coar/resource_type/c_18cf | - |
item.languageiso639-1 | pt | - |
item.openairetype | article | - |
item.cerifentitytype | Publications | - |
item.grantfulltext | open | - |
crisitem.author.researchunit | CES – Centre for Social Studies | - |
crisitem.author.parentresearchunit | University of Coimbra | - |
crisitem.author.orcid | 0000-0002-1890-1953 | - |
Appears in Collections: | I&D CES - Artigos em Revistas Internacionais |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Aprender a Reutilizar a Modernidade.pdf | 6.05 MB | Adobe PDF | View/Open |
Page view(s)
185
checked on Oct 15, 2024
Download(s)
113
checked on Oct 15, 2024
Google ScholarTM
Check
Altmetric
Altmetric
This item is licensed under a Creative Commons License