Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/10316/96695
Título: Relatório de estágio pedagógico desenvolvido na Escola Secundária de Avelar Brotero no ano letivo de 2019/2020 - a aprendizagem em educação física - comparação dos modelos de ensino: teaching games for understanding e modelo de educação desportiva
Outros títulos: Pedagogical internship report developed at Avelar Brotero Secondary School during the 2019/2020 academic year - learning in physical education - comparison of teaching models: teaching games for understanding and sports education model
Autor: Gonçalves, Joana Inês Barbosa
Orientador: Silva, Elsa Maria Ferro Ribeiro
Palavras-chave: Educação Física; Estágio Pedagógico; Modelo de Ensino; Modelo de Educação Desportiva; Teaching Games for Understanding; Physical Education; Teacher training; Teaching model; Sports Education Model; Teaching Games for Understanding
Data: 22-Jul-2020
Título da revista, periódico, livro ou evento: Relatório de estágio pedagógico desenvolvido na Escola Secundária de Avelar Brotero no ano letivo de 2019/2020 - a aprendizagem em educação física - comparação dos modelos de ensino: teaching games for understanding e modelo de educação desportiva
Local de edição ou do evento: Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física
Resumo: O presente Relatório de Estágio exprime o trabalho elaborado ao longo do Estágio Pedagógico. Este estágio consiste na inserção do professor estagiário num contexto real, ou seja, num meio escolar, sendo enquadrado diretamente na Escola e numa turma da mesma. A colocação na prática dos conhecimentos teóricos adquiridos ao longo da licenciatura e do primeiro ano do presente ciclo de estudos, foi fundamental para uma completa aprendizagem. O culminar da conquista de competências e habilidades necessárias para a docência, com este relatório, representa, a conclusão do Mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário da Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física da Universidade de Coimbra.Acompanhando a turma do 1H do 10º ano de Escolaridade, do Curso Científico Humanístico, de Ciências e Tecnologias, da Escola Secundária de Avelar Brotero, foi desenvolvido o Estágio Pedagógico durante o ano letivo de 2019/2020. O presente documento, reflete e apresenta os processos desenvolvidos e estudados que foram proporcionados aos alunos para uma aprendizagem com o maior sucesso possível.Estruturalmente, o relatório apresenta três capítulos. O primeiro, referente ao contexto da prática pedagógica e do contexto escolar (alunos, docentes e escola); o segundo, subdividido em quatro grandes áreas de intervenção: as atividades de ensino aprendizagem, as atividades de organização e gestão escolar, os projetos e parcerias educativas e a atitude ético-profissional; por fim, no terceiro onde apresentado o Tema Problema, um trabalho investigativo sobre a Aprendizagem em Educação Física, sendo comparados o Modelo de Ensino Teaching Games for Understanding e o Modelo de Educação Desportiva, visando perceber a maior capacidade de eficácia entre os mesmos.
This report expresses the work done during the teacher training program. This one included one inter teacher in a real context, in a school mean, that was directly framed in a specific class of the school. The preservice teacher needs to apply in practice all the theoretical Knowledge learned during the degree and the masters first year, being this internship stage fundamental for completing the educational process of a student. The culmination of the developed skills needed to be a teacher, with this report, presents the conclusion of the Master’s degree in Teaching of Physical Education in Basic and Secondary School of the Faculty of Sport Sciences and Physical Education of the University of Coimbra. Following the class of 10th year, 1H class of the humanistic-scientific course of sciences and technologies from the Avelar Brotero Secondary School, it was developed the teacher training program during the school year 2019/2020. The purpose of this document is to reflect and present all the studied and developed processes that were proportionated to the students for a successful learning.Structurally, this report presents three chapters. The first one, referring to the characterization of the context of pedagogical practice and school context (students, teachers and school). The second, divided into four areas of practice: the activities of teaching-learning, planning, realization and evaluation, the activities of school organization and management, with the accompanying of a leadership position, educational projects and partnerships, with activities organized for the school community and the ethical-professional attitude. At the end of this document it is presented the problem theme, an investigation paper about the Physical Education learning, being compared the teaching models: Teaching Games for Understanding and Sports Education Model, searching for the greatest efficiency between them.
Descrição: Relatório de Estágio do Mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário apresentado à Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física
URI: https://hdl.handle.net/10316/96695
Direitos: openAccess
Aparece nas coleções:UC - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato
Rel_estg1920_Joana_Goncalves.pdf.pdf4.08 MBAdobe PDFVer/Abrir
Mostrar registo em formato completo

Visualizações de página

123
Visto em 16/abr/2024

Downloads

100
Visto em 16/abr/2024

Google ScholarTM

Verificar


Este registo está protegido por Licença Creative Commons Creative Commons