Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/96692
Title: Relatório de estágio pedagógico desenvolvido na Escola Secundária c/3º ciclo Dom Dinis no ano letivo de 2020/2021 - a influência das oportunidades de exercitação em grupos homogéneos e heterogéneos nas necessidades psicológicas básicas
Other Titles: Teacher trainig report developed in Escola Secundária c/3º ciclo Dom Dinis in 2020/2021 - the influence of exercising oppurtunities in homogeneous and heterogeneous groups on basic psychological needs
Authors: Alves, Diogo Manuel Carriço da Silva
Orientador: Coelho, Miguel Ângelo Sousa Fachada Domingues
Keywords: Estágio Pedagógico; Educação Física; Diferenciação Pedagógica; Necessidades Psicológicas Básicas; Teacher Training; Physical Education; Pedagogical Differentiation; Basic Psychological Needs
Issue Date: 22-Nov-2021
Serial title, monograph or event: Relatório de estágio pedagógico desenvolvido na Escola Secundária c/3º ciclo Dom Dinis no ano letivo de 2020/2021 - a influência das oportunidades de exercitação em grupos homogéneos e heterogéneos nas necessidades psicológicas básicas
Place of publication or event: Coimbra
Abstract: O presente relatório descreve e analisa de forma crítica toda o trabalho desenvolvido durante a realização do meu Estágio Pedagógico realizado no âmbito do Mestrado em Ensino da Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário. A prática pedagógica visa à aquisição de uma panóplia de saberes tanto profissionais como pessoais, que vêm complementar todas as matérias e experiências recolhidas anteriormente.O estágio pedagógico decorreu na Escola Secundária C/3º Ciclo Dom Dinis, em Coimbra, na turma A do 7º ano, no ano letivo 2020/2021. O objetivo principal deste relatório é o de refletir sobre o trabalho desenvolvido em contexto prático. Este relatório está dividido em três capítulos. No primeiro capítulo é descrita a contextualização da prática desenvolvida, onde é feita uma reflexão sobre as minhas expectativas iniciais, o plano de formação individual e a caracterização do contexto escolar. No segundo capítulo é apresentada uma análise reflexiva sobre as práticas pedagógicas desenvolvidas e as restantes áreas de intervenção. No terceiro capítulo é analisado e aprofundado o tema-problema a partir do qual se pretendeu estudar a influência das oportunidades de exercitação em grupos homogéneos e heterogéneos nas necessidades psicológicas básicas.Para que haja uma diferenciação pedagógica benéfica no processo de aprendizagem dos alunos, o professor deve analisar e refletir sobre até que ponto está a fornecer aos seus alunos uma diversidade e um nível de estímulos adequados de experiências e de aprendizagens. Para isso, deve proceder à identificação dos diferentes níveis de desempenho dos alunos, procedendo a um planeamento ajustado a cada indivíduo, de modo a que um maior número de alunos consiga ser bem sucedido nas aulas de Educação Física, ganhando assim gosto pela prática de atividade física. O estudo teve como principal objetivo medir o efeito das necessidades psicológicas básicas dos alunos, de uma aprendizagem com atividades em grupos homogéneos e heterogéneos em dois momentos distintos.
This report describes and critically analyses the work developed in the teacher training period related to the Master’s in Teaching Physical Education in Basic and Secondary School. The pedagogical practice aims at acquiring and adopting professional and personal knowledge that completes and fulfills all that had been learned up until this point. The teacher training took place at Escola Secundária C/3º Ciclo Dom Dinis, in Coimbra, with a 7th grade class, 7ºA in the school year 2020/2021. In this report, the work developed in the practical context presented will be analysed. In order to do so, the report is divided in three chapters. In the first chapter, a contextualization of the work developed is presented, which includes a reflection upon my initial expectations, the initial training plan, and a characterization of the school context in which the teacher training took place. The second chapter presents a deep analysis of the pedagogical practices developed in classes. In the third chapter, the theme of the thesis is characterized. The learning process of each student should be differentiated so that each learning instance is relevant in the process. For that, the teacher must analyse and balance the number of different stimuli given to the students so that they create meaningful learning opportunities. In order to do so, the teacher must identify the different levels of performance the students show and plan accordingly to those observations, so that the majority of the students can succeed in physical education classes and, therefore, enjoy physical practice all together. The investigation developed aimed at measuring and understanding the influence of exercising opportunities in homogenous and heterogenous groups on basic psychological needs in two different situations.
Description: Relatório de Estágio do Mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário apresentado à Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física
URI: https://hdl.handle.net/10316/96692
Rights: openAccess
Appears in Collections:UC - Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat
Relatório Final de Estágio Diogo Alves.pdf1.99 MBAdobe PDFView/Open
Show full item record

Page view(s)

96
checked on Mar 26, 2024

Download(s)

184
checked on Mar 26, 2024

Google ScholarTM

Check


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons