Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/10316/96677
Título: Relatório de Estágio Pedagógico desenvolvido na Escola Secundária das laranjeira junto da turma 9ºB no ano letivo 2019/2020 "Atividade Física e Desporto: As alterações na motivação para a prática ao longo dos ciclos de escolaridade".
Outros títulos: Pedagogical Internship Report developed at Escola Secundária das laranjeira with the 9ºB class in the academic year 2019/2020 "Physical Activity and Sport: Changes in motivation for practice throughout the school cycles".
Autor: Tavares, Pedro Cabral
Orientador: Rama, Luís Manuel Pinto Lopes
Palavras-chave: Estágio Pedagógico; Relatório de Estágio; Educação Física; Motivação; Atividades Físicas Desportivas; Teaching Internship; Physical Education; Motivation; Sports Physical Activities
Data: 22-Jul-2020
Título da revista, periódico, livro ou evento: Relatório de Estágio Pedagógico desenvolvido na Escola Secundária das laranjeira junto da turma 9ºB no ano letivo 2019/2020 "Atividade Física e Desporto: As alterações na motivação para a prática ao longo dos ciclos de escolaridade".
Local de edição ou do evento: Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física
Resumo: Motivation, considered as the central piece of any human action, has been studied and discussed in different contexts. Its importance is undeniable, in sports or physical activity, being fundamental in sports performance in the matter of adhesion and permanence in any activity.This report, referring to the Internship developed in Escola Secundária das Laranjeiras, in class B of ninth year, describes the several experiences through this formation process and expresses the end of an academic step.The present study is structured in four areas: teaching-learning activities, school organization and management, educational projects and partnerships, and lastly, ethical-professional attitude. In the end of this document there is a bigger development of the main theme, where a study was performed with the goal of studying students motivation for the practice of physical activity by students that attend regularly Physical Education classes, regarding independent variables such as school year, age and gender. The main results show that motivation for physical exercise depends of several different reasons, with main differences in school year and age. In respect of the reasons that students consider more relevant, “learning new techniques” and “do physical exercise” were the ones that stand out. Studies of this kind should be encouraged and may assume importance in identification of physical exercise determinant motives and motivations, enabling the definition of more adequate performance and methodologies to implement, to remove any existing barriers in the practice of physical exercise, promoting practice opportunities and avoiding abandonment.This Teaching Internship allowed me to experience several significative episodes in my area of formation as a human being and a professional. This new cycle articulates the end of my academic phase and the start of my professional life.
A motivação, considerada como a chave de qualquer ação humana, tem sido muito estudada e discutida em diferentes contextos. A sua importância é inegável, seja no desporto ou atividade física, revelando ser determinante no rendimento desportivo e quando se fala em adesão e permanência em qualquer atividade.O Relatório de Estágio, alusivo ao Estágio desenvolvido na Escola Secundária das Laranjeiras, junto da turma B do 9ºano, descreve o conjunto de experiências vividas ao longo desta etapa de formação e expressa o término de uma etapa académica.O presente documento estruturou-se de acordo com quatro áreas: atividades de ensino-aprendizagem, atividades de organização e gestão escolar, projetos e parcerias educativas, e por último, a área relativa à atitude ético-profissional. A finalizar este documento encontra-se o aprofundamento do tema-problema, onde se realiza um estudo com a finalidade do estudo da motivação para a prática de atividade física pelos alunos que regularmente frequentam as aulas de Educação Física (EF), tendo em conta as variáveis independentes do ciclo de escolaridade, escalão etário e sexo. Os principais resultados demonstram que a motivação para o exercício decorre não de uma razão, mas sim de um conjunto de razões, verificando-se diferenças nos ciclos de escolaridade e escalão etário. Relativamente aos motivos que os alunos consideram como mais relevantes, destacaram-se: “aprender novas técnicas” e “fazer exercício”. A realização de investigações neste âmbito poderá assumir importância na identificação de motivos e motivações determinantes do exercício físico, possibilitando a definição das atuações e metodologias mais adequadas a implementar, com vista a remover as barreiras à prática de exercício, promovendo as oportunidades de praticar e prevenindo o abandono. Este Estágio Pedagógico permitiu-me vivenciar diversas experiências significativas na minha formação enquanto ser humano e enquanto profissional. Este novo ciclo articula o término da etapa académica e o começo da vida profissional.
Descrição: Relatório de Estágio do Mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário apresentado à Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física
URI: https://hdl.handle.net/10316/96677
Direitos: openAccess
Aparece nas coleções:UC - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato
Relatório Estágio Pedro Tavares (final).pdf2.23 MBAdobe PDFVer/Abrir
Mostrar registo em formato completo

Visualizações de página

98
Visto em 24/abr/2024

Downloads

122
Visto em 24/abr/2024

Google ScholarTM

Verificar


Este registo está protegido por Licença Creative Commons Creative Commons