Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/10316/96674
Título: Relatório de estágio pedagógico desenvolvido na Escola Secundária Dr. Joaquim de Carvalho, junto da turma A do 7º ano no ano letivo 2019/2020
Outros títulos: Pedagogical internship report developed in the secondary school Dr. Joaquim de Carvalho, next to class A of the 7th year in the school year 2019/2020
Autor: Ramos, João Gonçalo Simões
Orientador: Rama, Luís Manuel Pinto Lopes
Palavras-chave: motivação; educação física; atividade física; motivation; physical education; physical activity
Data: 21-Jul-2020
Título da revista, periódico, livro ou evento: Relatório de estágio pedagógico desenvolvido na Escola Secundária Dr. Joaquim de Carvalho, junto da turma A do 7º ano no ano letivo 2019/2020
Local de edição ou do evento: Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física da Universidade de Coimbra
Resumo: O presente relatório reporta o Estágio Pedagógico realizado na Escola Secundária Dr. Joaquim de Carvalho, integrado no Mestrado em Ensino da Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário, da Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física da Universidade de Coimbra. Neste contexto de ensino-aprendizagem, pretende-se que o professor estagiário coloque em prática todos seus conhecimentos e competências, obtidas na formação académica inicial, num contexto real de prática docente. A elaboração do relatório de estágio surge neste contexto como uma ferramenta para descrever e refletir sobre a experiência de aprendizagem vivida ao longo do Estágio Pedagógico, na disciplina de Educação Física, desenvolvido na Escola Secundária Dr. Joaquim de Carvalho, no ano letivo de 2019/2020, junto da turma do 7ºA. O presente documento insere-se na Unidade Curricular de Relatório de Estágio.Este documento encontra-se organizado em três capítulos. No Capítulo I realizamos a Contextualização da Prática Desenvolvida, incluindo as expetativas iniciais e opções metodológicas, assim como, uma breve caraterização da escola, do grupo disciplinar e do núcleo de estágio e da turma. O Capítulo II, está dividido em três áreas reservadas à Análise Reflexiva sobre a Prática Pedagógica, isto é, todo o trabalho desenvolvido durante o Estágio Pedagógico. Na área 1, onde encontramos as Atividades de Ensino-Aprendizagem, descrevemos o processo de planeamento, de realização e avaliação, assim como a atitude ético-profissional, a justificação das opções tomadas e as questões dilemáticas. Na área 2, apresentamos as Atividades de Organização e Gestão Escolar e na área 3 expomos os Projetos e Parcerias Educativas. Por fim, o último capítulo, Capítulo III, é aprofundado do tema problema, intitulado “A motivação para a prática do exercício físico no contexto escolar” onde é explicado todo o processamento do estudo, assim como explorados os resultados obtidos.
The current report describes the Pedagogical Internship held at the Secondary School Dr. Joaquim de Carvalho, as an integral part of the Masters in Teaching Physical Education in Basic and Secondary Education, of the Faculty of Sport Sciences and Physical Education at the University of Coimbra. In this teaching-learning context, it is intended that the trainee teacher puts into practice all his knowledge and skills, obtained over the last four years of academic training, in a real context of teaching practice.The elaboration of the internship report appears in this context as a tool to reflect and describe this learning experience lived during the Pedagogical Internship, in the discipline of Physical Education, developed at the Secondary School Dr. Joaquim de Carvalho, in the academic year 2019/2020, with the 7thA grade class. This report is part of the Internship Report Course.This document is organized in three chapters. In Chapter I we have the Context of Developed Practice, including the initial expectations and methodological options, as well as a brief description of the school, the disciplinary group, the internship group and the class. Chapter II is divided in three areas and reserved for the Reflective Analysis on Pedagogical Practice, that is, all the work developed during the Pedagogical Internship. In area 1, where we have the Teaching-Learning Activities, we describe the planning, implementation and evaluation process, as well as the ethical-professional attitude, the justification of the options taken and the dilemmatic issues. In area 2, we present the Organization and School Management Activities and in area 3 we present the Educational Projects and Partnerships.At last, the final chapter, Chapter III, is related with the deepening of the problem, entitled “The motivation for the practice of physical exercise in the school context”, where all the study design is explained, as well as the results obtained in this study.
Descrição: Relatório de Estágio do Mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário apresentado à Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física
URI: https://hdl.handle.net/10316/96674
Direitos: openAccess
Aparece nas coleções:UC - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato
Rel_Estg2020_Joao_Ramos.pdf2.56 MBAdobe PDFVer/Abrir
Mostrar registo em formato completo

Visualizações de página

52
Visto em 24/abr/2024

Downloads

60
Visto em 24/abr/2024

Google ScholarTM

Verificar


Este registo está protegido por Licença Creative Commons Creative Commons