Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/10316/96672
Título: "Methodological proposal for the tactico-technical learning of football by the young football through positional play"
Outros títulos: "Proposta metodológica para a aprendizagem táctico-técnica do futebol pelo jovem futebolista através do jogo posicional"
Autor: Marques, Sérgio Miguel Monteiro
Orientador: Figueiredo, António José Barata
Palavras-chave: Futebol; Jogo posicional; Transferabilidade; Desenvolvimento; Treino; Football; Positional Play; Transferability; Development; Training
Data: 20-Fev-2020
Título da revista, periódico, livro ou evento: "Methodological proposal for the tactico-technical learning of football by the young football through positional play"
Local de edição ou do evento: Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física de Coimbra
Resumo: Ao definir um plano de treino para um grupo de jogadores há que ter uma imensidão de aspectosem conta e para isso há que possuir um grande conhecimento não só prático, pedagógico eteórico do treino em si mas também conhecimento individual das características dos jogadoresdisponíveis, as suas expectativas, o seu conhecimento anteriormente adquirido, a sua condiçãofísica, entre imensos outros aspectos.Nesta proposta metodológica, é proposta uma abordagem mais colectiva ao treino e isto requerum elevado grau de proficiência técnica aos jogadores. Esta será a principal responsabilidadeoferecida a um treinador que opte por utilizar uma abordagem posicional como a que se propõena presente proposta.É óbvio que todos os jogadores passam por determinados estágios de desenvolvimento e nestaproposta os principais benefícios prendem-se com o ganho de conhecimentos tácticos e deposição. Para isto se dar, existe uma perda de tempo de contacto com a bola e esta será,indubitavelmente, a maior desvantagem da aplicação dos exercícios propostos.A presente proposta metotológica tem como base uma extensa revisão bibliográfica. Através daaplicação dos exercícios propostos é esperado que os jogadores atinjam altos níveis deconhecimento táctico, técnica específica adaptada à posição ocupada e ainda será possível aosjogadores experienciarem exigências ao nível físico semelhantes ao jogo formal.Concluindo, o objectivo principal é garantir que a transferabilidade entre o treino e o jogo sejaotimizada ao máximo desenhando exercícios de uma forma a que os jogadores sejam expostos asituações que enfrentaram regularmente em jogo formal tanto em termos defensivos comoofensivos.
When defining a training plan for a group of players there is an enormity of aspects which haveto be considered and in order to do that the coach should possess great knowledge at practical,pedagogical and theoretical levels. It is important to have be aware of the player’s individualcharacteristics, their expectations, previously acquired knowledge, physical conditioning amonga great number of other aspects.Throughout this methodological proposal, football coaching will be approached through acollective view which requires a high level of technical proficiency from the players. It is thecoach’s responsibility to assess the technical level of the players at their disposition and evaluatewhether to go through with a team focused approach.All football players go through several stages of development and within this methodologicalproposal the main identified benefits are the gains in tactical awareness levels and spatialawareness. In order to achieve high levels of tactical and spatial awareness the focus on theindividual will be somewhat limited and this is clearly the biggest drawback when applying theproposed activities as time on the ball will decrease.The methodological proposal at hand is based on an extensive bibliographical revision whichmain intent is to create a proposal based on applicable theoretical fundamentals onto a practicein which the transferability between training and formal game is the main parameter to berespected. Through the application of the proposed activities it is expected that players reachhigh levels of tactical and spatial awareness as well as a high level of technical proficiencyadapted to the position occupied on the pitch through repetition of collective movements. Playersae also expected to experience physical demands similar to the ones expected during a formalgame.As a conclusion, the main purpose of this methodological proposal is to guarantee a high level oftransferability between the training of the formal game through the use of positional play bydesigning activities which will ultimately make players repeat tactical and technical movementsand have players exposed to situations similar to the ones faced during formal games both inattacking and defending tasks.
Descrição: Dissertação de Mestrado em Treino Desportivo para Crianças e Jovens apresentada à Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física
URI: https://hdl.handle.net/10316/96672
Direitos: openAccess
Aparece nas coleções:UC - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato
Positional Play - Sergio Marques - FINAL.pdf4.17 MBAdobe PDFVer/Abrir
Mostrar registo em formato completo

Visualizações de página

198
Visto em 17/abr/2024

Downloads

96
Visto em 17/abr/2024

Google ScholarTM

Verificar


Este registo está protegido por Licença Creative Commons Creative Commons