Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/10316/96667
Título: Relatório de estágio pedagógico desenvolvido na Escola Básica 2º e 3º ciclos Dr.ª Mª Alice Gouveia junto da turma do 8ºA no ano letivo 2019/2020 – O efeito da aplicação regular de circuitos de treino funcional na condição física dos alunos do 8º ano
Outros títulos: TEACHER TRAINING REPORT DEVELOPED AT THE BASIC SCHOOL 2ND AND 3TH CYCLES DR.ª Mª ALICE GOUVEIA IN THE 8TH CLASS IN 2019/2020 THE EFFECT OF REGULAR APPLICATION OF FUNCTIONAL TRAINING CIRCUITS ON THE PHYSICAL CONDITION OF 8TH YEAR STUDENTS
Autor: Abreu, Elsa Dias
Orientador: Carvalho, Maria de Lurdes Tristão Ávila
Palavras-chave: Estágio Pedagógico; Educação Física; Condição Física; Treino Funcional; Teacher Training; Physical Education; Physical condition; Functional training
Data: 21-Jul-2020
Título da revista, periódico, livro ou evento: RELATÓRIO DE ESTÁGIO PEDAGÓGICO DESENVOLVIDO NA ESCOLA BÁSICA 2º E 3º CICLOS DR.ª Mª ALICE GOUVEIA JUNTO DA TURMA DO 8ºA NO ANO LETIVO 2019/2020 O EFEITO DA APLICAÇÃO REGULAR DE CIRCUITOS DE TREINO FUNCIONAL NA CONDIÇÃO FÍSICA DOS ALUNOS DO 8º ANO
Local de edição ou do evento: Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física
Resumo: O presente relatório de estágio resultou de todo o trabalho desenvolvido ao longo da unidade curricular Estágio Pedagógico. Assim, nele constam, de forma reflexiva e fundamentada, todas as ações preconizadas no âmbito do Estágio Pedagógico do Mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário da Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física, da Universidade de Coimbra, desenvolvido na Escola Básica 2º e 3º Ciclo Dr.ª Mª Alice Gouveia, junto da turma A do 8º ano de escolaridade, no ano letivo 2019/2020. Neste sentido, ao longo do documento, descrevemos e refletimos acerca de cada etapa intrínseca ao estágio pedagógico, nomeadamente, no primeiro capítulo, a contextualização da prática onde são expostas as expetativas iniciais e a caracterização do contexto. Seguidamente, no capítulo dois consta uma análise reflexiva da prática pedagógica, envolvendo todas as atividades de ensino-aprendizagem, isto é, o planeamento, a realização, a avaliação e, ainda, as atividades de organização e gestão escolar, os projetos e parcerias educativas e a atitude ético-profissional. Simultaneamente ao estágio pedagógico, foi analisado e aprofundado o tema-problema a partir do qual pretendemos estudar o efeito da aplicação regular de circuitos de treino funcional na condição física dos alunos do 8º ano. Como principais conclusões realçamos que a aplicação de um programa de treino funcional em circuito, nas aulas de educação física, melhorou significativamente os níveis de condição física geral dos alunos em todos os testes, independentemente do sexo ou de serem ou não praticantes de modalidades desportivas fora do contexto escolar.
The following report is the result of the work developed during the curricular unity Teacher Training.Therefore, in it are, in a reflective and reasoned way, all the recommended activities set in the range of the Teacher Training of the Master’s Degree in Teaching Physical Education in Basic and Secondary School of the Faculty of Sports Sciences and Physical Education of the University of Coimbra, developed in “Escola Básica 2,3 Ciclo Dr.ª Mª Alice Gouveia”, with class A of the 8th year, school year 2019/2020.So, in this document, one describes and reflects upon every intrinsic stage of the Teacher Training, namely, in the first chapter, the practice contextualization, where the initial expectations and the characterization of the context are shown. Then, in the second chapter, a reflective analysis of the pedagogic practice is presented, involving all activities of the teaching-learning process, that is to say, planning, the implementation, evaluation and, even, the activities of school organization and management, educational projects and partnerships and ethical and professional behaviour. Simultaneously to the Teacher Training, one analysed and deepened the topic problem from which one intends to study the effects of regular application of functional training circuits on the physical condition of the 8th year students. As main conclusion, it is pointed out that the application of a functional training circuit program in Physical Education classes improved significantly the general physical condition of the students in all the tests, regardless their sex or the fact of practising or not any types of sport out of the school settings.
Descrição: Relatório de Estágio do Mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário apresentado à Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física
URI: https://hdl.handle.net/10316/96667
Direitos: openAccess
Aparece nas coleções:UC - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato
Dissertação- Elsa Abreu.pdf1.74 MBAdobe PDFVer/Abrir
Mostrar registo em formato completo

Visualizações de página

87
Visto em 26/mar/2024

Downloads

74
Visto em 26/mar/2024

Google ScholarTM

Verificar


Este registo está protegido por Licença Creative Commons Creative Commons