Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/10316/96658
Título: Relatório de Estágio Pedagógico desenvolvido na Escola Básica e Secundária Quinta das Flores junto da turma do 11ºE no ano letivo. "O efeito da aplicação de circuitos de treino funcional na condição física dos alunos do 11º ano."
Outros títulos: Pedagogical Internship Report developed at Escola Básica e Secundária Quinta das Flores, with 11 th E class in the school year. The effect of applycation of functional training circuits on the physical condition of 11 th grade students.
Autor: Ribeiro, Sara Filipa Flaminio Castro
Orientador: Carvalho, Maria de Lurdes Tristão Ávila
Palavras-chave: Estágio Pedagógico; Reflexão; Processo de ensino-aprendizagem; Desenvolvimento; Investigação; Pedagogical Internship; Reflection; Teaching-learning process; Development; Investigation
Data: 29-Jul-2020
Título da revista, periódico, livro ou evento: Relatório de Estágio Pedagógico desenvolvido na Escola Básica e Secundária Quinta das Flores junto da turma do 11ºE no ano letivo. "O efeito da aplicação de circuitos de treino funcional na condição física dos alunos do 11º ano."
Local de edição ou do evento: Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física
Resumo: O presente documento surge no âmbito do 2º ciclo de estudos em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário, conducente ao grau de mestre da Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física da Universidade de Coimbra.Este relatório constitui uma reflexão do trabalho desempenhado enquanto professores estagiários, no ano letivo 2019/2020, na escola Básica e Secundária Quinta Das Flores em Coimbra, junto da turma E do 11º ano. Com o fim desta etapa torna-se importante refletir acerca do trabalho desenvolvido e das experiências vivenciadas, realizando um balanço crítico. O Estágio Pedagógico possibilitou a experiência da prática do docente em contexto real, o que nos permitiu desenvolver diversos parâmetros tanto a nível pessoal como profissional. Este foi um processo importante na nossa evolução enquanto professores de Educação Física, permitindo-nos adquirir uma assimilação de conhecimentos e competências essências para a prática educativa. Todo o trabalho realizado ao longo do ano e toda a ajuda provenientes dos orientadores e dos colegas foram de extrema importância.Este relatório está dividido em vários capítulos e em cada um deles tentamos transmitir uma parte da nossa experiência e evolução dando mais ênfase a alguns episódios.Simultaneamente ao Estágio Pedagógico, foi analisado e aprofundado o tema problema, a partir do qual se pretendeu perceber o efeito da aplicação de circuitos de treino funcional na condição física dos alunos do 11º ano e que revelou a importância de um treino sistemático.
ABSTRACTThe present document comes under the 2nd study cycle in Teaching of Physical Education in Basic and Secondary School, leading to the master’s degree at the Faculty of Sport Sciences and Physical Education from the University of Coimbra. This report is a reflection of the work performed as a trainee teacher, in the academic year 2019/2020, at the Basic and Secondary school Quinta Das Flores in Coimbra, with the 11th grade class E.As this stage comes to an end, it becomes important to reflect on the work developed and underwent experiences, making a critical assessment. The pedagogical internship enabled an experience of the teacher's practice in a real context, which allowed us to develop several parameters both at a personal and professional level. This was an important process in our evolution as physical education teachers, allowing us to assimilate essential knowledge and skills for educational practice. All the work and help from supervisors and colleagues throughout the year was extremely important. This report is divided into several chapters and in each of them we try to convey a part of our experience and evolution, giving more emphasis to some occurrences.At the same time as the pedagogical internship, the problem theme was analyzed and further studied, from which it was intended to understand the effect of the application of functional training circuits on the physical condition of 11th grade students, revealing the importance of systematic training.Keywords: Pedagogical Internship, Reflection, Teaching-learning process, Development, Investigation
Descrição: Relatório de Estágio do Mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário apresentado à Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física
URI: https://hdl.handle.net/10316/96658
Direitos: openAccess
Aparece nas coleções:UC - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato
Relatório Estágio_ Sara Ribeiro_2015245024.pdf1.37 MBAdobe PDFVer/Abrir
Mostrar registo em formato completo

Visualizações de página

83
Visto em 24/abr/2024

Downloads

77
Visto em 24/abr/2024

Google ScholarTM

Verificar


Este registo está protegido por Licença Creative Commons Creative Commons