Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/96656
Title: Relatório de Estágio Pedagógico desenvolvido na Escola Secundária Infanta Dona Maria junto da turma do 7ºA, no ano letivo 2019/2020. Estudo comparativo da perceção da intervenção pedagógica de professores de Educação Física em diferentes momentos da carreira docente e dos respetivos alunos
Other Titles: Teacher Traning report developed at Secondary School Infanta Dona Maria with the class of 7th grade, in the school year 2019/2020. Comparative study of the perception of the pedagogical intervention of physical education teachers in different moments of the teaching career and their students
Authors: Carvalho, Alexandra Sofia Carramanho dos Santos de
Orientador: Silva, Elsa Maria Ferro Ribeiro
Keywords: Educação Física; Estágio Pedagógico; Intervenção Pedagógica; Perceção; Ciclo de Vida de Carreira Docente; Physical Education; Teacher Traning; Pedagogic Intervention; Perception; Teaching Career Cycle
Issue Date: 23-Jul-2020
Serial title, monograph or event: Relatório de Estágio Pedagógico desenvolvido na Escola Secundária Infanta Dona Maria junto da turma do 7ºA, no ano letivo 2019/2020. Estudo comparativo da perceção da intervenção pedagógica de professores de Educação Física em diferentes momentos da carreira docente e dos respetivos alunos
Place of publication or event: Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física
Abstract: O presente Relatório de Estágio Pedagógico retrata a trajetória do Estágio Pedagógico que projetava a integração do professor estagiário no contexto profissional real, visando a passagem da teoria adquirida ao longo de toda a formação, através de uma prática docente supervisionada. Sendo considerado o Estágio Pedagógico como o ciclo final do Mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário da Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física da Universidade de Coimbra, esta fase representa o assimilar de novas competências e capacidades fundamentais para o futuro na profissão docente na área de Educação Física. O Estágio Pedagógico foi realizado junto da turma do 7ºA da Escola Secundária Infanta Dona Maria, durante o ano letivo 2019/2020. Desta forma, o presente documento reflete todas as tarefas desenvolvidas ao longo deste ano letivo, tendo o cuidado de fundamentar as decisões que foram tomadas, que objetivavam a aprendizagem de todos os intervenientes do processo ensino-aprendizagem (alunos e professores estagiários), através da realização de uma análise crítica e reflexiva sustentada em bibliografia. Deste modo, este documento está estruturado em três capítulos essenciais: contextualização da prática desenvolvida, análise reflexiva sobre a prática pedagógica e aprofundamento do tema-problema. O capítulo I contempla as expectativas iniciais e a caracterização do contexto, em que foi realizado o Estágio Pedagógico. O capítulo II divide-se em quatro áreas, contempladas no guia de estágio: área 1 (atividades de ensino-aprendizagem), área 2 (atividades de organização e gestão escolar), área 3 (projetos e parcerias educativas) e área 4 (atitude ético-profissional). Por último, o capítulo III apresenta o estudo de investigação, desenvolvido ao longo do ano letivo, que visa comparar a intervenção pedagógica de professores de Educação Física, em diferentes momentos da carreira docente, e dos respetivos alunos.
This report depicts the teacher training trajectory which aims to instate the trainee teacher in a real work environment in a supervised fashion. The internship is considered as the final step of Mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário da Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física da Universidade de Coimbra. It represents the adoption of cornerstone new skills and capabilities to future teaching if physical education.The teacher training took place in Escola Secundária Infanta Dona Maria, during 2019/2020 school year, with 7ºA class. The following document shows all the tasks that took place during this school year. A critical and speculative analysis supported by the literature is made in order to reinforce the decisions made to thicken the knowledge of all the bibliography.It is structured in three pivotal chapters: developed practice contextualization; reflexive analysis about pedagogical practice and deepening of the subject. Chapter I encompasses the initial expectations and context characterization. Chapter II is divided in 4 fields as shown in internship guide: field 1 (Teaching-Learning activities), field 2 (scholar management and organization activities), field 3 (educational partnerships and projects) and field 4 (Professional ethics). Chapter III consists in investigation study, developed throughout the school year comparing physical education teachers pedagogic interventions according to their respective career moments and their students.
Description: Relatório de Estágio do Mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário apresentado à Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física
URI: https://hdl.handle.net/10316/96656
Rights: openAccess
Appears in Collections:UC - Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat
Rel_Estg 19-20_Alexandra_Carvalho.pdf7.81 MBAdobe PDFView/Open
Show full item record

Page view(s)

58
checked on Apr 17, 2024

Download(s)

54
checked on Apr 17, 2024

Google ScholarTM

Check


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons