Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/10316/96649
Título: Relatório de Estágio Pedagógico Desenvolvido na Escola Secundária Engenheiro Acácio Calazanas Duarte "Perceção dos alunos sobre a influência de auto-avaliação na sua aprendizagem: diferenças entre sexos feminino e masculino"
Outros títulos: Pedagogical Internship Report Developed at Escola Secundária Engenheiro Acácio Calazanas Duarte "Students' perception of the influence of self-assessment on their learning: differences between men and women"
Autor: Alves, Luís Ferreira
Orientador: Nobre, Paulo Renato Bernardes
Palavras-chave: Autoavaliação; Aprendizagem; Educação Física; Instrumentos; Self-assessment; Learning; Physical Education; Instruments
Data: 22-Jul-2020
Título da revista, periódico, livro ou evento: Relatório de Estágio Pedagógico Desenvolvido na Escola Secundária Engenheiro Acácio Calazanas Duarte "Perceção dos alunos sobre a influência de auto-avaliação na sua aprendizagem: diferenças entre sexos feminino e masculino"
Local de edição ou do evento: Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física
Resumo: O presente relatório foi elaborado no âmbito do estágio curricular realizado na Escola Secundária Engenheiro Acácio Calazans Duarte, tendo em vista a obtenção do grau de Mestre de Ensino de Educação Física dos Ensinos Básico e Secundário, pela Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física.Este relatório é composto por três grandes capítulos. O primeiro capítulo corresponde essencialmente ao enquadramento do meio escolar bem como à contextualização da prática, não esquecendo as expectativas e opções iniciais tomadas. O segundo capítulo apresenta como foco a reflexão crítica sobre o realizado ao longo do ano, nomeadamente, planeamento, intervenção pedagógica e avaliação. O último capítulo refere-se ao aprofundamento do tema-problema.Sabe-se que, atualmente, o fenómeno da autoavaliação é um processo que está bastante enraizado no sistema educativo. Este é acompanhado de instrumentos que permitem ao professor perceber em que estado se encontram os seus alunos. Adicionalmente, o preenchimento desses instrumentos permite aos alunos o desenvolvimento de uma capacidade reflexiva que, no futuro, irá ser importante.Neste sentido, o principal objetivo deste trabalho consiste na análise da influência da autoavaliação nas aprendizagens dos alunos.A metodologia de investigação adotada compreende a aplicação de um questionário em dois momentos e um instrumento de avaliação aplicado em três momentos, considerando uma amostra constituída por 27 alunos de uma turma de 9.º ano.Os resultados evidenciaram que, na generalidade os alunos apresentam melhorias na sua aprendizagem através do uso da autoavaliação, sendo que o sexo feminino compreende melhor essa influência.
This report was prepared within the scope of the curricular internship held at the Escola Secundária Engenheiro Acácio Calazans Duarte, with a view to obtaining the degree of Master of Physical Education in Basic and Secondary Education, by the Faculty of Sport Sciences and Physical Education.This report consists of three major chapters. The first chapter essentially corresponds to the context of the school environment as well as the context of the practice, not forgetting the expectations and initial options taken. The second chapter focuses on critical reflection on everything that has been done throughout the year, namely, planning, pedagogical intervention and evaluation. The last chapter refers to the deepening of the problem theme.It is known that the phenomenon of self-assessment is a process that is deeply rooted in the education system today. It is accompanied by instruments that allow the teacher to understand how and what are students learning. Additionally, completing these instruments allows students to develop a reflective ability that will help them in the future.In this sense, the main objective of this work is to analyze students perception about the influence of self-assessment on students' learning.The research methodology adopted includes the application of a questionnarie in two different moments and an assessment instrument applied in three moments, considering a sample of 27 students from a 9th grade class, The results have shown that, in general, students reveal improvements in their learning through the use of self-assessment. Further more, the female sex manifests better results in the perception of the influence of self-assessment.
Descrição: Relatório de Estágio do Mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário apresentado à Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física
URI: https://hdl.handle.net/10316/96649
Direitos: openAccess
Aparece nas coleções:UC - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato
Rel_Eftg19.20_Luís_Alves.pdf3.82 MBAdobe PDFVer/Abrir
Mostrar registo em formato completo

Visualizações de página

75
Visto em 17/abr/2024

Downloads

46
Visto em 17/abr/2024

Google ScholarTM

Verificar


Este registo está protegido por Licença Creative Commons Creative Commons