Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/10316/96648
Título: Relatório de Estágio Pedagógico desenvolvido na Escola Secundária Lima de Faria, Cantanhede, junto da turma do 8º LF2 no ano letivo 2019/2020
Outros títulos: Teacher Training Report Developed at Lima-de-Faria Secondary School, Cantanhede, with the 8th LF2 class in the 2019/2020 Academic Year
Autor: Castanheira, Henrique José Gama
Orientador: Silva, Elsa Maria Ferro Ribeiro
Palavras-chave: Educação Física; Estágio Pedagógico; Feedback; Perceção; Prática Pedagógica; Physical Education; Teacher Training; Feedback; Perception; Pedagogical Practice
Data: 24-Jul-2020
Título da revista, periódico, livro ou evento: Relatório de Estágio Pedagógico desenvolvido na Escola Secundária Lima de Faria, Cantanhede, junto da turma do 8º LF2 no ano letivo 2019/2020
Local de edição ou do evento: Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física
Resumo: The Report presented in this document is representative of the work carried out in the Pedagogical Internship in the current academic year 2019/2020, carried out through the application of all the knowledge acquired during my academic training in a real context and in this way to the advancement from student to teacher. The teacher training is the final stage before the completion of the Master in Teaching in Physical Education in Basic and Secondary Education at the Faculty of Sport Sciences and Physical Education at the University of Coimbra and this was developed at the Lima-de-Faria Secondary School, Cantanhede, with the Basic Education class of the 8th LF2. Here are presented all the decisions made and selected strategies, as well as the planning, tasks performed, reflections and evaluations of them to privilege the students' learning process and improve my skills as a future Physical Education teacher.This document is presented in three chapters. The first chapter refers to the characterization of the context of pedagogical practice. The second is organized and divided into four areas - teaching-learning activity, Organization and School Management activities, Educational Projects and Partnerships, and Ethical-professional attitude. Finally, the third chapter concerns an intervention study developed over the school year that sought to study the students' perceptions of the feedback provided by the teacher during their classes and compare the results according to gender.
O Relatório apresentado neste documento é representativo do trabalho desenvolvido no Estágio Pedagógico no presente ano letivo de 2019/2020, realizado através da aplicação de todos os conhecimentos adquiridos ao longo da minha formação académica em contexto real e deste modo ao avanço de aluno para docente. O Estágio Pedagógico é a etapa final antes da conclusão do Mestrado em Ensino em Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário da Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física da Universidade de Coimbra e este foi desenvolvido na Escola Secundária Lima-de-Faria, Cantanhede, junto da turma do ensino Básico do 8ºLF2. Aqui são apresentadas todas as decisões tomadas e estratégias selecionadas, assim como o planeamento, tarefas realizadas, reflexões e avaliações das mesmas de forma a privilegiar o processo de aprendizagem dos alunos e melhorar as minhas competências enquanto futuro professor de Educação Física.Este documento é apresentado em três capítulos. O primeiro capítulo refere-se à caracterização do contexto da prática pedagógica. O segundo está organizado e dividido em quatro áreas – atividade de ensino-aprendizagem, atividades de Organização e Gestão Escolar, Projetos e Parcerias Educativas e, Atitude Ético-profissional. Por fim, o terceiro capítulo diz respeito a um estudo de intervenção desenvolvido ao longo do ano letivo que procurou estudar a perceção dos alunos no que toca aos feedbacks fornecidos pelo professor durante as suas aulas e comparar os resultados de acordo com o género.
Descrição: Relatório de Estágio do Mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário apresentado à Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física
URI: https://hdl.handle.net/10316/96648
Direitos: openAccess
Aparece nas coleções:UC - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato
Rel_Estg1920_Henrique Castanheira_2018231190.pdf1.42 MBAdobe PDFVer/Abrir
Mostrar registo em formato completo

Visualizações de página

62
Visto em 24/abr/2024

Downloads

91
Visto em 24/abr/2024

Google ScholarTM

Verificar


Este registo está protegido por Licença Creative Commons Creative Commons