Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/96646
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorSilva, Elsa Maria Ferro Ribeiro-
dc.contributor.authorFolhas, Bernardo Manuel Mamede-
dc.date.accessioned2021-12-09T23:01:04Z-
dc.date.available2021-12-09T23:01:04Z-
dc.date.issued2020-07-23-
dc.date.submitted2021-12-09-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/10316/96646-
dc.descriptionRelatório de Estágio do Mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário apresentado à Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física-
dc.description.abstractThis report intends to describe the work carried out throughout the teacher training, where it was possible to apply all the knowledge acquired all the knowledge that has been acquired throughout the specific academic path. This process is the ideal moment to prepare for the teaching activity, since it is carried out in a real pedagogical context. This teacher training is the process of completion of the Master’s Degree in Physical Education in the Primary and Secondary Education of the Faculty of Sports Sciences and Physical Education of the University of Coimbra, having been held in the Secondary School Infanta Dona Maria, class D of the 7th year of schooling, in the school year 2019/2020. Given the fact that the teacher training is the ideal moment for the transition from the academic world to the professional world, its main objective is to provide multidisciplinary experiences, ranging from planning, the realization of classes and concluding with the process of evaluation and reflection about the pedagogical practice. In this way, to materialize this whole experience, the report promotes and is based on a reflective attitude on the pedagogical practice. In this way, it is possible with this type of material, to improve the ability to make decisions within a teaching-learning process. Furthermore, this teacher training report consists of three chapters, the first chapter on the characterization of the environment where the internship was held, containing information about the school, disciplinary groups and class; the second chapter in which a reflective analysis of all developed activities is carried out and a third chapter based on a study carried out throughout the school year which sought to analyze the various perspectives of the pedagogical intervention, of the trainee teacher and his students.eng
dc.description.abstractO presente relatório pretende relatar o trabalho desenvolvido ao longo do Estágio Pedagógico, momento em que foi possível aplicar todos os conhecimentos que foram adquiridos ao longo de todo o percurso académico específico. Este processo consiste no momento ideal de preparação para a atividade docente, visto que é realizado num contexto pedagógico real. O Estágio Pedagógico é o processo de finalização do Mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário da Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física da Universidade de Coimbra, tendo sido realizado na Escola Secundária Infanta Dona Maria, junto da turma D do 7º ano de escolaridade, no ano letivo 2019/2020. Sendo o Estágio Pedagógico o momento ideal para a transição do mundo académico para o mundo profissional, tem como objetivo principal proporcionar experiências multidisciplinares, que vão desde do planeamento, passando pela realização e finalizando com o processo de avaliação e reflexão da prática pedagógica. Desta forma, para materializar toda esta experiência, o Relatório é realizado para ser um dos momentos altos de promoção de uma atitude reflexiva, sobre a prática pedagógica. Desta forma, é possível com este tipo de material, melhorar a capacidade de tomar decisões dentro de um processo ensino-aprendizagem. O Relatório de Estágio Pedagógico, é constituído por três capítulos, o primeiro relacionado com a caracterização do meio, contendo informações da escola, grupos disciplinares e turma; o segundo contém uma análise reflexiva sobre todas as atividades realizadas e um terceiro capítulo relativo ao estudo desenvolvido ao longo do ano letivo e que procurou analisar as diversas perspetivas da intervenção pedagógica, do professor estagiário e dos seus alunos.por
dc.language.isopor-
dc.rightsopenAccess-
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/-
dc.subjectEducação Físicapor
dc.subjectEstágio Pedagógicopor
dc.subjectProcesso Ensino-Aprendizagempor
dc.subjectPrática Pedagógicapor
dc.subjectCarreira Docentepor
dc.subjectPhysical Educationeng
dc.subjectTeacher Trainingeng
dc.subjectTeaching-Learning Processeng
dc.subjectPedagogical Praticeeng
dc.subjectTeaching Careereng
dc.titleRelatório de Estágio desenvolvido na Escola Secundária Infanta Dona Maria junto da Turma D do 7º ano no ano letivo 2019/2020. A Perceção sobre a Intervenção Pedagógica em Educação Física: Estudo comparativo entre professores estagiários e respetivos alunospor
dc.title.alternativeTeacher Training Report Developed at Secondary School Infanta Dona Maria with the D Class of 7th grade, in the school year 2019/2020 The perception on the Pedagogical Intervention in Physical Education: Comparative Study between Trainee Teachers and Their Studentseng
dc.typemasterThesis-
degois.publication.locationFaculdade de Ciências do Desporto e Educação Física-
degois.publication.titleRelatório de Estágio desenvolvido na Escola Secundária Infanta Dona Maria junto da Turma D do 7º ano no ano letivo 2019/2020. A Perceção sobre a Intervenção Pedagógica em Educação Física: Estudo comparativo entre professores estagiários e respetivos alunospor
dc.peerreviewedyes-
dc.identifier.tid202808360-
thesis.degree.disciplineFormação de Professores e Ciências da Educação-
thesis.degree.grantorUniversidade de Coimbra-
thesis.degree.level1-
thesis.degree.nameMestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário-
uc.degree.grantorUnitFaculdade de Ciências do Desporto e Educação Física-
uc.degree.grantorID0500-
uc.contributor.authorFolhas, Bernardo Manuel Mamede::0000-0002-9735-7801-
uc.degree.classification16-
uc.degree.presidentejuriGomes, Rui Adelino Machado-
uc.degree.elementojuriSilva, Elsa Maria Ferro Ribeiro-
uc.degree.elementojuriCoelho, Miguel Ângelo Sousa Fachada Domingues-
uc.contributor.advisorSilva, Elsa Maria Ferro Ribeiro-
item.openairecristypehttp://purl.org/coar/resource_type/c_18cf-
item.openairetypemasterThesis-
item.cerifentitytypePublications-
item.grantfulltextopen-
item.fulltextCom Texto completo-
item.languageiso639-1pt-
Appears in Collections:UC - Dissertações de Mestrado
Files in This Item:
File Description SizeFormat
Rel_Estg1920_Bernardo_Folhas.pdf9.99 MBAdobe PDFView/Open
Show simple item record

Page view(s)

56
checked on Apr 17, 2024

Download(s)

52
checked on Apr 17, 2024

Google ScholarTM

Check


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons