Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/10316/96642
Título: Relatório de Estágio Pedagógico Desenvolvida na Escola Básica Integrada c/J.I. Professor Doutor Ferrer Correia, Junto da Turma 8ºF no Ano Letivo 2019/2020
Outros títulos: Teacher Training Report Developed in Escola Básica Integrada c/J.I. Professor Doutor Ferrer Correia, along with 8ºF class in year 2019/2020
Autor: Santos, João Pedro Pinão
Orientador: Silva, Elsa Maria Ferro Ribeiro
Palavras-chave: Educação Física; Estágio Pedagógico; Grupos Homogéneos; Ability Grouping; Physical Education; Teacher Training
Data: 10-Dez-2020
Título da revista, periódico, livro ou evento: Relatório de Estágio Pedagógico Desenvolvida na Escola Básica Integrada c/J.I. Professor Doutor Ferrer Correia, Junto da Turma 8ºF no Ano Letivo 2019/2020
Local de edição ou do evento: Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física da Universidade de Coimbra
Resumo: The Teacher Training represents the final stage of a long journey developed during most of our life. It translates into the introduction to a new reality, a new context, which challenges the trainee to develop his skills and put all the knowledge acquired so far into practice. This challenge must be overcome through reflection and deepening of knowledge, aiming to improve professional performance as teachers. The internship report thus reflects a contemplative and critical analysis of the experiences lived during a school year full of learning. The pedagogical internship took place in the Escola Básica Integrada c/J.I. Prof. Doutor Ferrer Correia, in Semide, teaching Class F of the 8th grade, in the school year of 2019/2020. Its structure is centered around 3 chapters: the first (contextualization of the practice developed), where initial expectations will be pondered and a framework with the environment and agents directly associated with the pedagogical practice (physical education group and class). The second chapter (reflective analysis on pedagogical practice) addresses all phases of pedagogical intervention, thus including planning, implementation and evaluation also including the ethical-professional dimension. Finally, the third chapter (deepening of the problema studied) aims at exploring the use of homogeneous groups in physical education, reflecting on the perception of teachers, pupils and the effects of their use on pupils. Pupils, in the subject of physical education, are in constant interaction with their peers and participation in collective activities is frequent. In this sense, it has been shown to be pertinent to deepen knowledge on this subject, using a specific form of grouping (ability grouping).
O Estágio Pedagógico representa a reta final de uma longa jornada desenvolvida durante grande parte da nossa vida. Traduz-se na introdução a uma nova realidade, um novo contexto, que desafia o estagiário a desenvolver as suas competências e colocar todos os conhecimentos adquiridos até ao momento em prática. Este desafio deve ser superado através de reflexões e aprofundamento de conhecimentos, visando melhorar a ação profissional enquanto docentes. O relatório de estágio reflete assim uma análise reflexiva e crítica das experiências vivenciadas ao longo de um ano letivo repleto de aprendizagens. O Estágio Pedagógico concretizou-se na Escola Básica Integrada c/J.I. Prof. Doutor Ferrer Correia, em Semide, lecionando a turma F do 8º ano de escolaridade, no ano letivo de 2019/2020. A sua estrutura centra-se em torno de três capítulos: o primeiro (contextualização da prática desenvolvida), onde serão refletidas as expectativas iniciais e realizado um enquadramento com o meio envolvente e os agentes diretamente associados à prática pedagógica (grupo de Educação Física e turma). O segundo capítulo (análise reflexiva sobre a prática pedagógica) aborda todas as fases da intervenção pedagógica, incluindo desta forma o planeamento, a realização e a avaliação, contendo ainda a dimensão ético-profissional. Por fim, o terceiro capítulo (aprofundamento do tema-problema) visa explorar o tema da utilização dos grupos homogéneos em Educação Física, refletindo sobre a perceção dos professores, alunos e os efeitos da sua utilização nos alunos. Os alunos, na disciplina de Educação Física, estão em constante interação com os seus colegas e a participação em atividades coletivas é frequente. Neste sentido, demonstrou-se ser pertinente aprofundar conhecimentos em relação a esta temática, utilizando uma forma de agrupamento específica (grupos homogéneos).
Descrição: Relatório de Estágio do Mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário apresentado à Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física
URI: https://hdl.handle.net/10316/96642
Direitos: openAccess
Aparece nas coleções:UC - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato
Rel_Estg1920_João Pedro_Santos.pdf2 MBAdobe PDFVer/Abrir
Mostrar registo em formato completo

Visualizações de página

42
Visto em 26/mar/2024

Downloads

40
Visto em 26/mar/2024

Google ScholarTM

Verificar


Este registo está protegido por Licença Creative Commons Creative Commons