Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/10316/96637
Título: Relatório de estágio pedagógico desenvolvido na Escola Engenheiro Acácio Calazans Duarte junto da turma do 9ºE no ano letivo de 2019/2020. Perceção dos alunos sobre a influência de autoavaliação na sua aprendizagem
Outros títulos: PEDAGOGICAL INTERNSHIP REPORT DEVELOPED AT SCHOOL ENGENHEIRO ACÁCIO CALAZANS DUARTE WITH CLASS E FROM 9TH GRADE IN THE 2019/2020 LETTER YEAR STUDENTS 'PERCEPTION OF THE INFLUENCE OF SELF-ASSESSMENT ON THEIR LEARNING
Autor: Lopes, Mauro Reis
Orientador: Nobre, Paulo Renato Bernardes
Palavras-chave: Aprendizagem; Autoavaliação; Educação Física; Estágio Pedagógico; Learning; Self-Assessment; Physical Education; Pedagogical Internship
Data: 11-Dez-2020
Título da revista, periódico, livro ou evento: RELATÓRIO DE ESTÁGIO PEDAGÓGICO DESENVOLVIDO NA ESCOLA ENGENHEIRO ACÁCIO CALAZANS DUARTE JUNTO DA TURMA DO 9ºE NO ANO LETIVO DE 2019/2020 PERCEÇÃO DOS ALUNOS SOBRE A INFLUÊNCIA DE AUTOAVALIAÇÃO NA SUA APRENDIZAGEM
Local de edição ou do evento: Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física
Resumo: This document was developed taking into account the activities developed during the Pedagogical Internship held at the Secondary School Engenheiro Acácio Calazans Duarte, with class E from 9th grade, in the academic year 2019/2020, as part of the Master in Teaching of Physical Education in Basic and Secondary School at Coimbra University.In this way it is intended to present all the activities carried out; the way the teaching process took place and the research work carried out. The document considers the entire teaching and learning process, from the specific to the realization, also considering the different components of the assessment. There is also a personal reflection about the activities developed, with reference to the difficulties and learning carried out as a teacher, during this school year. The four existing chapters in this work are: contextualization of the developed practice; reflective analysis on the pedagogical practice; distance learning “Covid-19” and the presentation of a theme-problem based research. The first refers to initial expectations and characterizes the school environment. The second chapter contains four areas of intervention, namely as teaching-learning activities, organization and school management activities, educational projects and partnerships, and finally the ethical-professional dimension. In the 3rd chapter, all the work done after an interruption of face-to-face activities is covered; the strategies adopted, and the difficulties experienced. Finally, in the fourth chapter, the research work carried out throughout the school year is presented a research study on the students' perception of the influence of self-assessment on their learning, results of the students' initial self-assessment and the teacher's initial observation were analysed. Thus, it was possible to perceive that students have greater difficulty in self-assessment in more complex technical gestures.
Este documento foi desenvolvido tendo em conta as atividades desenvolvidas ao longo do Estágio Pedagógico realizado na Escola Secundária Engenheiro Acácio Calazans Duarte (ESEACD), tendo lecionado aulas ao 9º ano de escolaridade, turma E, no ano letivo de 2019/2020, tendo em vista a conclusão do Mestrado em Ensino de Educação Física da Universidade de Coimbra.Pretende-se deste modo apresentar todas as atividades realizadas; a forma como decorreu o processo de ensino e também o trabalho de investigação realizado. O documento tem em conta todo o processo de ensino e aprendizagem, desde o planeamento, à realização tendo em conta também as diferentes componentes da avaliação. É feita também uma reflexão pessoal das atividades realizadas, referindo as dificuldades e as aprendizagens do desempenho enquanto docente.Os quatro capítulos existentes neste trabalho são: a contextualização da prática desenvolvida, a análise reflexiva sobre a prática pedagógica, o ensino à distância “Covid-19” e a apresentação do aprofundamento do tema-problema. O primeiro faz referência as expectativas iniciais e é realizada a caracterização do meio escolar. O segundo capítulo contém quatro áreas de intervenção, sendo elas: as atividades de ensino-aprendizagem, as atividades de organização e gestão escolar, os projetos e parcerias educativas e por último a atitude ético-profissional. No 3º capítulo é abordado todo o trabalho elaborado após a interrupção das atividades presenciais; as estratégias adotadas e as dificuldades sentidas. Por fim, no quarto capítulo é revelado o trabalho de investigação realizado ao longo do ano letivo, um estudo de investigação sobre a perceção dos alunos sobre a influência da autoavaliação na sua aprendizagem, procedeu-se à análise dos resultados da autoavaliação inicial dos alunos e da observação inicial do professor. Desta forma foi possível perceber que os alunos têm maior dificuldade em autoavaliar-se em gestos técnicos mais complexos.
Descrição: Relatório de Estágio do Mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário apresentado à Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física
URI: https://hdl.handle.net/10316/96637
Direitos: openAccess
Aparece nas coleções:UC - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato
Rel_Estg1920_Mauro_Lopes .pdf1.95 MBAdobe PDFVer/Abrir
Mostrar registo em formato completo

Visualizações de página

49
Visto em 17/abr/2024

Downloads

47
Visto em 17/abr/2024

Google ScholarTM

Verificar


Este registo está protegido por Licença Creative Commons Creative Commons