Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10316/96635
Title: Relatório de Estágio Pedagógico desenvolvido na Escola Secundária José Falcão, em Coimbra, junto da turma 1 do 9º ano, no ano letivo 2019/2020. “Análise do tempo de prática em unidades didáticas individuais e coletivas.”
Other Titles: Pedagogical Internship Report developed at José Falcão Secondary School, in Coimbra, with class 1 of the 9th grade, in the academic year 2019/2020. "Analysis of practice time in individual and collective teaching units."
Authors: Santos, Maria João Araújo dos
Orientador: Martins, Raul Agostinho Simões
Keywords: Educação Física; Processo Ensino-Aprendizagem; Prática Pedagógica; Tempo de Prática; Unidades Didáticas; Physical Education; Teaching-Learning Process; Pedagogical Practice; Practice Time; Didactic Units
Issue Date: 23-Jul-2020
Serial title, monograph or event: Relatório de Estágio Pedagógico desenvolvido na Escola Secundária José Falcão, em Coimbra, junto da turma 1 do 9º ano, no ano letivo 2019/2020. “Análise do tempo de prática em unidades didáticas individuais e coletivas.”
Place of publication or event: Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física
Abstract: O Relatório de Estágio apresenta-se como o retrato da prática pedagógica, com a implementação dos conhecimentos adquiridos ao longo da formação académica. Este, encontra-se inserido no plano de estudos do Mestrado em Ensino da Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário da Universidade de Coimbra e representa-se como uma etapa de conclusão.O Estágio Pedagógico decorreu na Escola Secundária José Falcão, em Coimbra, durante a totalidade do ano letivo de 2019/2020, junto da turma 1 do 9º ano de escolaridade, inicialmente constituída por 29 alunos e com uma média de idade de 13,8 anos. A transição da Faculdade de Desporto e Educação Física para a Escola Secundária José Falcão, marca o momento inicial desta etapa de formação enquanto futura docente da área, possibilitando o desenvolvimento de determinadas competências a nível profissional, académica e não menos importante, a nível pessoal. Neste contexto, a concretização deste relatório procura descrever, analisar e refletir as experiências e o trabalho desenvolvido nesta escola e junto do 9º 1. Com esse intuito, o relatório encontra-se dividido em três grandes capítulos, sendo que no primeiro capítulo se apresenta o contexto de realização do Estágio, no segundo capítulo é elaborada uma análise reflexiva sobre a prática pedagógica e, por fim, no terceiro capítulo, é apresentada uma análise aprofundada do Tema-Problema “Análise do tempo de prática em unidades didáticas individuais e coletivas”. O Tema-Problema é um trabalho de investigação que decorreu ao longo do Estágio Pedagógico e do presente ano letivo, desta forma, tinha como principal objetivo analisar o tempo de prática entre uma unidade didática individual, a dança, e uma unidade didática coletiva, o andebol, sendo que o processo ensino-aprendizagem é influenciado pelo professor, aluno e contexto em que estão inseridos.
The Internship Report presents itself as a portrait of pedagogical practice, with the implementation of the knowledge acquired during academic training. This is inserted in the study plan of the Master in Physical Education Teaching in Basic and Secondary Education at the University of Coimbra and represents itself as a conclusion stage.The Pedagogical Internship took place at the José Falcão Secondary School, in Coimbra, during the entire academic year 2019/2020, along with class 1 of the 9th grade, initially consisting of 29 students and with an average age of 13.8 years .The transition from the Faculty of Sports and Physical Education to the José Falcão Secondary School marks the beginning of this stage of training as a future teacher in the area, enabling the development of certain skills at a professional, academic and not least, personal level.In this context, the realization of this report seeks to describe, analyze and reflect on the experiences and work developed in this school and at the 9th level. For this purpose, the report is divided into three major chapters, with the first chapter presenting the context of carrying out the Internship, in the second chapter a reflexive analysis on the pedagogical practice is elaborated and, finally, in the third chapter, an in-depth analysis of the Theme-Problem “Analysis of the practice time in individual and collective didactic units” is presented.The Theme-Problem is a research work that took place throughout the Pedagogical Internship and this academic year, therefore, its main objective was to analyze the practice time between an individual didactic unit, dance, and a collective didactic unit, the handball, and the teaching-learning process is influenced by the teacher, student and context in which they are inserted.
Description: Relatório de Estágio do Mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário apresentado à Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física
URI: http://hdl.handle.net/10316/96635
Rights: openAccess
Appears in Collections:UC - Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat
Rel_ Estg1920_Maria_Santos.pdf2.33 MBAdobe PDFView/Open
Show full item record

Page view(s)

3
checked on Dec 24, 2021

Download(s)

1
checked on Dec 24, 2021

Google ScholarTM

Check


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons