Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/10316/96631
Título: Relatório de estágio pedagógico desenvolvido na Escola Básica e Secundária Quinta das Flores junto da turma do 11ºB no ano letivo 2019 / 2020. O efeito da aplicação de circuitos de treino funcional na aptidão física dos alunos do 11º ano
Outros títulos: PEDAGOGICAL INTERNSHIP REPORT DEVELOPED AT THE BASIC AND SECONDARY SCHOOL QUINTA DAS FLORES WITH THE CLASS 11th B IN THE 2019/2020 ACADEMIC YEAR THE EFFECT OF THE APPLICATION OF FUNCTIONAL TRAINING CIRCUITS ON THE PHYSICAL APTITUDE OF STUDENTS OF THE 11th YEAR
Autor: Marques, Jéssica Oliveira
Orientador: Carvalho, Maria de Lurdes Tristão Ávila
Palavras-chave: Educação Física; Estágio Pedagógico; Ensino-Aprendizagem; Reflexão; Superação; Physical Education; Pedagogical Internship; Teaching-Learning; Reflection; Resilience
Data: 28-Jul-2020
Título da revista, periódico, livro ou evento: RELATÓRIO DE ESTÁGIO PEDAGÓGICO DESENVOLVIDO NA ESCOLA BÁSICA E SECUNDÁRIA QUINTA DAS FLORES JUNTO DA TURMA DO 11ºB NO ANO LETIVO 2019 / 2020 O EFEITO DA APLICAÇÃO DE CIRCUITOS DE TREINO FUNCIONAL NA APTIDÃO FÍSICA DOS ALUNOS DO 11º ANO
Local de edição ou do evento: Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física
Resumo: O presente relatório narra e analisa de forma crítica, toda a prática pedagógica vivida por uma Professora Estagiária de Educação Física, desenvolvida durante a realização do Estágio Pedagógico. Esta fase da nossa formação dita o fim de uma etapa da nossa vida académica e representa o conhecimento e as competências pedagógicas adquiridas e a aplicação das aprendizagens desenvolvidas em contexto real. O estágio pedagógico foi desenvolvido na Escola Básica e Secundária Quinta das Flores, em Coimbra, junto da turma B do 11º ano, no ano letivo 2019/2020.O Estágio Pedagógico tem como objetivo o desenvolvimento profissional e pessoal do Estudante-Estagiário, pelo que se enquadra dentro do modelo reflexivo da formação de professores. Neste sentido, o presente documento é fruto de uma reflexão que ilumina as dificuldades emergidas ao longo do ano letivo nas diversas tarefas, objetivos pretendidos, metas alcançadas e estratégias utilizadas. Estas reflexões revelaram-se uma ferramenta fundamental para o desenvolvimento docente e consequente construção de um estilo próprio de atuação.Este documento encontra-se subdividido em três partes: a primeira diz respeito à contextualização da prática desenvolvida, relativamente às minhas expetativas iniciais e aos objetivos de formação para o Estágio Pedagógico; a segunda corresponde a uma análise reflexiva sobre a prática pedagógica e a justificação das opções tomadas no processo ensino-aprendizagem; a última, corresponde ao aprofundamento do tema-problema, que foi trabalhado ao longo do ano letivo, com o título “O efeito da aplicação de circuitos de treino funcional na aptidão física dos alunos do 11º ano”.
This report narrates and analyses critically all the pedagogical practice experienced by a Physical Education Intern Teacher, developed during the Internship. This phase of our education concludes one more step of our academic life and represents the obtained knowledge and pedagogical skills and the application of them in real context. The pedagogical internship was conducted at Escola Básica e Secundária Quinta das Flores, in Coimbra, along with a 11th grade class, in 2019/2020 school year. The main aim of the internship is the personal and professional development of the intern student, that consequently is included within the reflective model of the teacher training. In this regard, this document results from a reflection, which illustrates the encountered problems over the school year in the several tasks, intended objectives, achieved goals, and used strategies. These reflections proved to be a major tool to the docent improvement and ensuing construction of a personal style of actuation. This document is subdivided in three parts: the first concerning the contextualization of the applied practice, in relation to my initial expectations and the training objectives for the Pedagogical Internship; the second corresponds to a reflexive analysis about the pedagogical practice and the justification of the made choices during the teaching-learning process; the last, reflects the deepening of problem-theme, which was studied over the school year, entitled “The application effects of functional training circuits of physical aptitude on 11th grade students”.
Descrição: Relatório de Estágio do Mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário apresentado à Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física
URI: https://hdl.handle.net/10316/96631
Direitos: openAccess
Aparece nas coleções:UC - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato
Rel_Estg 19-20_Jessica_Marques.pdf2.74 MBAdobe PDFVer/Abrir
Mostrar registo em formato completo

Visualizações de página

147
Visto em 16/jul/2024

Downloads

112
Visto em 16/jul/2024

Google ScholarTM

Verificar


Este registo está protegido por Licença Creative Commons Creative Commons