Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/96631
Title: Relatório de estágio pedagógico desenvolvido na Escola Básica e Secundária Quinta das Flores junto da turma do 11ºB no ano letivo 2019 / 2020. O efeito da aplicação de circuitos de treino funcional na aptidão física dos alunos do 11º ano
Other Titles: PEDAGOGICAL INTERNSHIP REPORT DEVELOPED AT THE BASIC AND SECONDARY SCHOOL QUINTA DAS FLORES WITH THE CLASS 11th B IN THE 2019/2020 ACADEMIC YEAR THE EFFECT OF THE APPLICATION OF FUNCTIONAL TRAINING CIRCUITS ON THE PHYSICAL APTITUDE OF STUDENTS OF THE 11th YEAR
Authors: Marques, Jéssica Oliveira
Orientador: Carvalho, Maria de Lurdes Tristão Ávila
Keywords: Educação Física; Estágio Pedagógico; Ensino-Aprendizagem; Reflexão; Superação; Physical Education; Pedagogical Internship; Teaching-Learning; Reflection; Resilience
Issue Date: 28-Jul-2020
Serial title, monograph or event: RELATÓRIO DE ESTÁGIO PEDAGÓGICO DESENVOLVIDO NA ESCOLA BÁSICA E SECUNDÁRIA QUINTA DAS FLORES JUNTO DA TURMA DO 11ºB NO ANO LETIVO 2019 / 2020 O EFEITO DA APLICAÇÃO DE CIRCUITOS DE TREINO FUNCIONAL NA APTIDÃO FÍSICA DOS ALUNOS DO 11º ANO
Place of publication or event: Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física
Abstract: O presente relatório narra e analisa de forma crítica, toda a prática pedagógica vivida por uma Professora Estagiária de Educação Física, desenvolvida durante a realização do Estágio Pedagógico. Esta fase da nossa formação dita o fim de uma etapa da nossa vida académica e representa o conhecimento e as competências pedagógicas adquiridas e a aplicação das aprendizagens desenvolvidas em contexto real. O estágio pedagógico foi desenvolvido na Escola Básica e Secundária Quinta das Flores, em Coimbra, junto da turma B do 11º ano, no ano letivo 2019/2020.O Estágio Pedagógico tem como objetivo o desenvolvimento profissional e pessoal do Estudante-Estagiário, pelo que se enquadra dentro do modelo reflexivo da formação de professores. Neste sentido, o presente documento é fruto de uma reflexão que ilumina as dificuldades emergidas ao longo do ano letivo nas diversas tarefas, objetivos pretendidos, metas alcançadas e estratégias utilizadas. Estas reflexões revelaram-se uma ferramenta fundamental para o desenvolvimento docente e consequente construção de um estilo próprio de atuação.Este documento encontra-se subdividido em três partes: a primeira diz respeito à contextualização da prática desenvolvida, relativamente às minhas expetativas iniciais e aos objetivos de formação para o Estágio Pedagógico; a segunda corresponde a uma análise reflexiva sobre a prática pedagógica e a justificação das opções tomadas no processo ensino-aprendizagem; a última, corresponde ao aprofundamento do tema-problema, que foi trabalhado ao longo do ano letivo, com o título “O efeito da aplicação de circuitos de treino funcional na aptidão física dos alunos do 11º ano”.
This report narrates and analyses critically all the pedagogical practice experienced by a Physical Education Intern Teacher, developed during the Internship. This phase of our education concludes one more step of our academic life and represents the obtained knowledge and pedagogical skills and the application of them in real context. The pedagogical internship was conducted at Escola Básica e Secundária Quinta das Flores, in Coimbra, along with a 11th grade class, in 2019/2020 school year. The main aim of the internship is the personal and professional development of the intern student, that consequently is included within the reflective model of the teacher training. In this regard, this document results from a reflection, which illustrates the encountered problems over the school year in the several tasks, intended objectives, achieved goals, and used strategies. These reflections proved to be a major tool to the docent improvement and ensuing construction of a personal style of actuation. This document is subdivided in three parts: the first concerning the contextualization of the applied practice, in relation to my initial expectations and the training objectives for the Pedagogical Internship; the second corresponds to a reflexive analysis about the pedagogical practice and the justification of the made choices during the teaching-learning process; the last, reflects the deepening of problem-theme, which was studied over the school year, entitled “The application effects of functional training circuits of physical aptitude on 11th grade students”.
Description: Relatório de Estágio do Mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário apresentado à Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física
URI: https://hdl.handle.net/10316/96631
Rights: openAccess
Appears in Collections:UC - Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat
Rel_Estg 19-20_Jessica_Marques.pdf2.74 MBAdobe PDFView/Open
Show full item record

Page view(s)

126
checked on Apr 23, 2024

Download(s)

100
checked on Apr 23, 2024

Google ScholarTM

Check


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons