Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/96628
Title: Relatório de Estágio Pedagógico Desenvolvido no Agrupamento de Escolas Martim de Freitas (EB 2,3 Ciclo de Martim de Freitas), junto da turma do 7ºF, no ano letivo 2019/2020
Other Titles: Pedagogical Internship Report Developed at the Martim de Freitas School Group (EB 2.3 Martim de Freitas Cycle), with the 7ºF class, in the academic year 2019/2020
Authors: Ferreira, Gonçalo André de Matos
Orientador: Pereira, Artur Manuel Romão
Keywords: Estágio Pedagógico; Relatório de Estágio; Educação Física; Reflexão; Intervenção Pedagógica; Teacher Training; Internship report; Physical Education; Reflexion; Pedagogic intervention
Issue Date: 23-Jul-2020
Serial title, monograph or event: Relatório de Estágio Pedagógico Desenvolvido no Agrupamento de Escolas Martim de Freitas (EB 2,3 Ciclo de Martim de Freitas), junto da turma do 7ºF, no ano letivo 2019/2020
Place of publication or event: Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física
Abstract: No âmbito do segundo ano do Mestrado em Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário da Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física da Universidade de Coimbra, é esperada a realização de um Estágio Pedagógico, durante um ano letivo. Este é caraterizado pela aplicação dos conhecimentos adquiridos relativos à intervenção pedagógica, ao longo dos quatro anos de formação académica, através duma prática docente em contexto real. Assim, e de modo a relatar e a refletir sobre toda a experiência e aprendizagem vivenciada ao longo de todo o Estágio Pedagógico, desenvolvido na Escola Básica 2, 3 Martim de Freitas, no ano letivo de 2019/2020 junto da turma do 7ºF, na disciplina de Educação Física, surge o presente relatório, pertencente à Unidade Curricular de Relatório de Estágio. O supracitado documento foi dividido em três capítulos, sendo que no Capítulo I teremos a Contextualização da Prática, onde constarão as expetativas iniciais, e uma breve caraterização da escola, do grupo disciplinar, do núcleo e da turma, respetivamente. Já o Capítulo II, que estará subdividido em três áreas, será reservado à Análise Reflexiva da Prática Pedagógica, ou seja, todo o trabalho elaborado, durante o Estágio Pedagógico. Na área 1 teremos o processo de planeamento, de realização e de avaliação, não deslembrando a atitude ética-profissional, a justificação das opções tomadas e ainda as questões dilemáticas. Na área 2 apresentaremos as atividades de organização e gestão escolar e na área 3 poderemos encontrar os projetos e parcerias educativas. Por fim o último capítulo, Capítulo III, será dedicado ao aprofundamento do tema problema, intitulado de “Perceções sobre a intervenção pedagógica de diferentes atores no mesmo contexto de ensino-aprendizagem”, onde constará toda a revisão sistemática de literatura.
In the second year of the Master’s degree in Teaching of Physical Education in Basic and Secondary School in the Faculty of Sports Sciences and Physical Education of the University of Coimbra, it is required a teacher training during the academic year. This Teacher Training is characterised by the practice of the acquired knowledge about the pedagogic intervention, from four years of academic degree, in a real context. In order to describe and reflect about whole experience and learning during the Teacher Training, developed in Escola Básica 2, 3 Martim de Freitas, in the academic year of 2019/2020 with the class of 7ºF, arise the present report, as the graduation requirements of the master course.The report à priori mentioned is structured in three parts. In the “Capítulo 1”, the first chapter, where are expose the practice contextualization, will be described the initial expectations and a brief explanation about the school characterization, the group of work, the internship unit and the class. In the second chapter, that is structured in three main areas, will be explain the internship itself. In the first area, “Area 1”, will have the process of the accomplishment and evaluation planning, not forgetting the ethic-professional behaviour, the reason of some decisions and some dilemmas. In “Area 2” will be expose the organization and scholar management activities. In “Area 3” will be described some educational projects and partnership. In the last chapter, “Chapter 3”, is dedicated for the problematic theme, “Perceptions about the pedagogic intervention of the different actors in the same context of teaching-learning: a comparative study between three curricular subjects of one class of 10th year”, where will be explained the whole literature revision.
Description: Relatório de Estágio do Mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário apresentado à Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física
URI: https://hdl.handle.net/10316/96628
Rights: openAccess
Appears in Collections:UC - Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat
Relatório de Estágio Final Gonçalo Ferreira.pdf1.58 MBAdobe PDFView/Open
Show full item record

Page view(s)

62
checked on Apr 16, 2024

Download(s)

36
checked on Apr 16, 2024

Google ScholarTM

Check


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons