Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/96623
Title: Relatório de Estágio desenvolvido na Escola Básica de Vilarinho do Bairro, junto da turma do 7ºB no ano letivo 2019/2020. Estratégias e Estilos de Ensino na Promoção do Empenho Motor.
Other Titles: Internship report developed at the Basic School of Vilarinho do Bairro, with the class of 7ºB in the academic year 2019/2020. Teaching Strategies and Styles in Promoting Motor Commitment.
Authors: Leite, Rui Miguel Oliveira Neto
Orientador: Massart, Alain Guy Marie
Keywords: Educação Física; Estágio Pedagógico; Prática Pedagógica; Estilos de Ensino; Empenho Motor; Physical Education; Pedagogical Intership; Pedagogical Practice; Teaching Styles; Motor Effort
Issue Date: 29-Jul-2020
Serial title, monograph or event: Relatório de Estágio desenvolvido na Escola Básica de Vilarinho do Bairro, junto da turma do 7ºB no ano letivo 2019/2020. Estratégias e Estilos de Ensino na Promoção do Empenho Motor.
Place of publication or event: Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física
Abstract: O presente documento almeja dar conta do processo desenvolvido no Estágio Pedagógico realizado na Escola Básica de Vilarinho do Bairro, junto da turma B do 7º ano de escolaridade, no decorrer do ano letivo 2019/2020. No trabalho realizado procurou-se a aplicação de conhecimentos adquiridos durante os anos de formação académica anteriores. Este trabalho dá forma à transição da teoria para a prática e à função de aluno para professor, realizadas num contexto real de ensino/aprendizagem. Com a apresentação deste relatório de estágio procura-se concluir o Mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário da Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física da Universidade de Coimbra. Este relatório visa traduzir as aprendizagens, a evolução efetuada, a componente prática realizada de forma sistemática, expondo as decisões, estratégias, sucessos e fracassos, sentidos durante o Estágio Pedagógico. Visa ainda descrever o planeamento, a realização e avaliação das práticas, que validaram a explanação de conteúdos e tarefas proporcionadas aos alunos, possibilitando que os mesmos conseguissem desenvolver-se, promovendo conhecimentos e competências com a melhor qualidade de ensino possível. Neste sentido, ao longo deste documento, são projetados três capítulos. O primeiro, respeita à caraterização do contexto da prática pedagógica; o segundo dividido por quatro áreas de atuação, atividades de ensino-aprendizagem, atividades de organização e gestão escolar, os projetos e parcerias, e a atitude ético-profissional. Por último, no que respeita à investigação desenvolvida ao longo do ano letivo, um estudo sobre Estratégias e Estilos de Ensino promovendo o aumento do tempo de prática dos alunos.
This document aims to give an account of the process developed in the Pedagogical Internship carried out at the Basic School of Vilarinho do Bairro, next to class B of the 7th year of schooling, during the academic year 2019/2020. In the work carried out, the application of knowledge acquired during the previous academic years was sought. This work shapes the transition from theory to practice and the role of student to teacher, carried out in a real teaching / learning context. The presentation of this internship report seeks to complete the Master in Physical Education Teaching in Basic and Secondary Education at the Faculty of Sport Sciences and Physical Education at the University of Coimbra. This report aims to translate the learning, the progress made, the practical component carried out in a systematic way, exposing the decisions, strategies, successes and failures, felt during the Pedagogical Internship. It also aims to describe the planning, implementation and evaluation of practices, which validated the explanation of contents and tasks provided to students, enabling them to develop themselves, promoting knowledge and skills with the best possible teaching quality. In this sense, throughout this document, three chapters are projected. The first concerns the characterization of the context of pedagogical practice; the second divided into four areas of activity, teaching-learning activities, school organization and management activities, projects and partnerships, and the ethical-professional attitude. Finally, with regard to the research carried out throughout the school year, a study on Teaching Strategies and Styles promoting an increase in students' practice time.
Description: Relatório de Estágio do Mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário apresentado à Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física
URI: https://hdl.handle.net/10316/96623
Rights: openAccess
Appears in Collections:UC - Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
Show full item record

Page view(s)

57
checked on Mar 26, 2024

Download(s)

41
checked on Mar 26, 2024

Google ScholarTM

Check


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons