Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10316/96621
Title: RELATÓRIO DE ESTÁGIO PEDAGÓGICO DESENVOLVIDO NA ESCOLA SECUNDÁRIA DA LOUSÃ JUNTO DA TURMA DO 9ºC, NO ANO LETIVO DE 2019/2020 "ASSOCIAÇÃO ENTRE A APTIDÃO CARDIORRESPIRATÓRIA E INDICADORES ANTROPOMÉTRICOS DE OBESIDADE"
Other Titles: PRACTICUM REPORT DEVELOPED AT THE SECONDARY SCHOOL OF LOUSÃ WITH THE CLASS C OF THE NINTH GRADE, IN THE ACADEMIC YEAR OF 2019/2020 "ASSOCIATION BETWEEN AEROBIC FITNESS AND ANTHROPOMETRIC INDICATORS OF OBESITY"
Authors: Simões, Diogo Filipe Correia
Orientador: Martins, Raul Agostinho Simões
Keywords: Estágio Pedagógico; Educação Física; Intervenção Pedagógica; Aptidão Cardiorrespiratória; Indicadores Antropométricos; Supervised Practicum; Physical Education; Pedagogical Intervention; Aerobic Fitness; Anthropometric Indicators
Issue Date: 21-Jul-2020
Serial title, monograph or event: RELATÓRIO DE ESTÁGIO PEDAGÓGICO DESENVOLVIDO NA ESCOLA SECUNDÁRIA DA LOUSÃ JUNTO DA TURMA DO 9ºC, NO ANO LETIVO DE 2019/2020 "ASSOCIAÇÃO ENTRE A APTIDÃO CARDIORRESPIRATÓRIA E INDICADORES ANTROPOMÉTRICOS DE OBESIDADE"
Place of publication or event: Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física
Abstract: This Practicum Report is part of Supervised Practicum course unit, from the 2nd year of the Master in Teaching of Physical Education in Basic and Secondary School, from the Faculty of Sport Sciences and Physical Education at the University of Coimbra. This document is the result of the professional experience, developed over the Supervised Practicum, held at the Secondary School of Lousã, in the academic year of 2019/2020, with class C of the ninth grade.The Supervised Practicum represented the peak of our academic training and provided a year of incomparable experiences, as it was the first experience in a real teaching context. This was the moment to put all the teachings into practice and to appropriate essential tools for our performance as future Physical Education teachers.This document is organized into three chapters. The first one has the contextualization of the developed practice, composed of the initial expectations, the formative project and the characterization of the context. The second chapter concerns the reflective analysis on the pedagogical practice in which we carry out an in-depth reflection about the many areas that make up the Supervised Practicum, namely, the teaching-learning activities, the organization and school management, the educational projects and partnerships and the ethical-professional attitude. Additionally, in this chapter, we also expose our experience with the Distance Learning modality, which proved to be something unique and enriching in several aspects. Finally, the third chapter aims to deepen the Problem-Theme, characterized by an association between aerobic fitness and obesity anthropometric indicators in a sample of sixty six participants, form where we were able to obtain results about the relationship between cardiorespiratory fitness and the Body Mass Index, the percentage of fat mass and waist circumference, in both genders.
O presente Relatório de Estágio Pedagógico surge no âmbito da unidade curricular Relatório de Estágio, do 2º ano do Mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário, da Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física da Universidade de Coimbra. Este documento é o resultado da experiência profissional desenvolvida ao longo do Estágio Pedagógico, realizado na Escola Secundária da Lousã, no ano letivo de 2019/2020, com a turma C do nono ano de escolaridade.O Estágio Pedagógico representou o auge da nossa formação académica e proporcionou um ano de vivências incomparáveis, nomeadamente pelo facto de ser a primeira experiência em contexto real de ensino. Este foi o momento de colocarmos todos os ensinamentos em prática e de nos apropriarmos de ferramentas essenciais para a nossa atuação como futuros docentes de Educação Física. Este documento organiza-se em três capítulos. O primeiro capítulo é alusivo à contextualização da prática desenvolvida, composto pelas expectativas iniciais, pelo projeto formativo e pela caracterização do contexto. O segundo capítulo diz respeito à análise reflexiva sobre a prática pedagógica, no qual realizamos uma reflexão aprofundada sobre as várias áreas integrantes do Estágio Pedagógico, nomeadamente, as atividades de ensino-aprendizagem, a organização e gestão escolar, os projetos e parcerias educativas e a atitude ético-profissional. Adicionalmente, neste capítulo, expomos também a nossa experiência com a modalidade de Ensino à Distância, que se revelou como algo único e enriquecedor em vários aspetos. Por fim, o terceiro capítulo destina-se ao aprofundamento do Tema-Problema, caracterizado por uma associação entre aptidão cardiorrespiratória e indicadores antropométricos de obesidade, de uma amostra de 66 participantes, de onde conseguimos obter resultados acerca da relação da aptidão cardiorrespiratória com o Índice de Massa Corporal, a percentagem de massa gorda e a circunferência da cintura, em ambos os sexos.
Description: Relatório de Estágio do Mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário apresentado à Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física
URI: http://hdl.handle.net/10316/96621
Rights: openAccess
Appears in Collections:UC - Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat
Rel_Estg1920_Diogo_Simões.pdf1.67 MBAdobe PDFView/Open
Show full item record

Page view(s)

3
checked on Dec 24, 2021

Download(s)

2
checked on Dec 24, 2021

Google ScholarTM

Check


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons