Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/96621
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorMartins, Raul Agostinho Simões-
dc.contributor.authorSimões, Diogo Filipe Correia-
dc.date.accessioned2021-12-09T23:00:31Z-
dc.date.available2021-12-09T23:00:31Z-
dc.date.issued2020-07-21-
dc.date.submitted2021-12-09-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/10316/96621-
dc.descriptionRelatório de Estágio do Mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário apresentado à Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física-
dc.description.abstractThis Practicum Report is part of Supervised Practicum course unit, from the 2nd year of the Master in Teaching of Physical Education in Basic and Secondary School, from the Faculty of Sport Sciences and Physical Education at the University of Coimbra. This document is the result of the professional experience, developed over the Supervised Practicum, held at the Secondary School of Lousã, in the academic year of 2019/2020, with class C of the ninth grade.The Supervised Practicum represented the peak of our academic training and provided a year of incomparable experiences, as it was the first experience in a real teaching context. This was the moment to put all the teachings into practice and to appropriate essential tools for our performance as future Physical Education teachers.This document is organized into three chapters. The first one has the contextualization of the developed practice, composed of the initial expectations, the formative project and the characterization of the context. The second chapter concerns the reflective analysis on the pedagogical practice in which we carry out an in-depth reflection about the many areas that make up the Supervised Practicum, namely, the teaching-learning activities, the organization and school management, the educational projects and partnerships and the ethical-professional attitude. Additionally, in this chapter, we also expose our experience with the Distance Learning modality, which proved to be something unique and enriching in several aspects. Finally, the third chapter aims to deepen the Problem-Theme, characterized by an association between aerobic fitness and obesity anthropometric indicators in a sample of sixty six participants, form where we were able to obtain results about the relationship between cardiorespiratory fitness and the Body Mass Index, the percentage of fat mass and waist circumference, in both genders.eng
dc.description.abstractO presente Relatório de Estágio Pedagógico surge no âmbito da unidade curricular Relatório de Estágio, do 2º ano do Mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário, da Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física da Universidade de Coimbra. Este documento é o resultado da experiência profissional desenvolvida ao longo do Estágio Pedagógico, realizado na Escola Secundária da Lousã, no ano letivo de 2019/2020, com a turma C do nono ano de escolaridade.O Estágio Pedagógico representou o auge da nossa formação académica e proporcionou um ano de vivências incomparáveis, nomeadamente pelo facto de ser a primeira experiência em contexto real de ensino. Este foi o momento de colocarmos todos os ensinamentos em prática e de nos apropriarmos de ferramentas essenciais para a nossa atuação como futuros docentes de Educação Física. Este documento organiza-se em três capítulos. O primeiro capítulo é alusivo à contextualização da prática desenvolvida, composto pelas expectativas iniciais, pelo projeto formativo e pela caracterização do contexto. O segundo capítulo diz respeito à análise reflexiva sobre a prática pedagógica, no qual realizamos uma reflexão aprofundada sobre as várias áreas integrantes do Estágio Pedagógico, nomeadamente, as atividades de ensino-aprendizagem, a organização e gestão escolar, os projetos e parcerias educativas e a atitude ético-profissional. Adicionalmente, neste capítulo, expomos também a nossa experiência com a modalidade de Ensino à Distância, que se revelou como algo único e enriquecedor em vários aspetos. Por fim, o terceiro capítulo destina-se ao aprofundamento do Tema-Problema, caracterizado por uma associação entre aptidão cardiorrespiratória e indicadores antropométricos de obesidade, de uma amostra de 66 participantes, de onde conseguimos obter resultados acerca da relação da aptidão cardiorrespiratória com o Índice de Massa Corporal, a percentagem de massa gorda e a circunferência da cintura, em ambos os sexos.por
dc.language.isopor-
dc.rightsopenAccess-
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/-
dc.subjectEstágio Pedagógicopor
dc.subjectEducação Físicapor
dc.subjectIntervenção Pedagógicapor
dc.subjectAptidão Cardiorrespiratóriapor
dc.subjectIndicadores Antropométricospor
dc.subjectSupervised Practicumeng
dc.subjectPhysical Educationeng
dc.subjectPedagogical Interventioneng
dc.subjectAerobic Fitnesseng
dc.subjectAnthropometric Indicatorseng
dc.titleRelatório de estágio pedagógico desenvolvido na Escola Secundária da Lousã junto da turma do 9ºC, no ano letivo de 2019/2020. "Associação entre a aptidão cardiorrespiratória e indicadores antropométricos de obesidade"por
dc.title.alternativePRACTICUM REPORT DEVELOPED AT THE SECONDARY SCHOOL OF LOUSÃ WITH THE CLASS C OF THE NINTH GRADE, IN THE ACADEMIC YEAR OF 2019/2020 "ASSOCIATION BETWEEN AEROBIC FITNESS AND ANTHROPOMETRIC INDICATORS OF OBESITY"eng
dc.typemasterThesis-
degois.publication.locationFaculdade de Ciências do Desporto e Educação Física-
degois.publication.titleRELATÓRIO DE ESTÁGIO PEDAGÓGICO DESENVOLVIDO NA ESCOLA SECUNDÁRIA DA LOUSÃ JUNTO DA TURMA DO 9ºC, NO ANO LETIVO DE 2019/2020 "ASSOCIAÇÃO ENTRE A APTIDÃO CARDIORRESPIRATÓRIA E INDICADORES ANTROPOMÉTRICOS DE OBESIDADE"por
dc.peerreviewedyes-
dc.identifier.tid202808416-
thesis.degree.disciplineFormação de Professores e Ciências da Educação-
thesis.degree.grantorUniversidade de Coimbra-
thesis.degree.level1-
thesis.degree.nameMestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário-
uc.degree.grantorUnitFaculdade de Ciências do Desporto e Educação Física-
uc.degree.grantorID0500-
uc.contributor.authorSimões, Diogo Filipe Correia::0000-0001-8600-4202-
uc.degree.classification19-
uc.degree.presidentejuriSarmento, Hugo Miguel Borges-
uc.degree.elementojuriFerreira, Ana Margarida Alves-
uc.degree.elementojuriMartins, Raul Agostinho Simões-
uc.contributor.advisorMartins, Raul Agostinho Simões::0000-0003-1194-4560-
item.openairetypemasterThesis-
item.languageiso639-1pt-
item.openairecristypehttp://purl.org/coar/resource_type/c_18cf-
item.cerifentitytypePublications-
item.grantfulltextopen-
item.fulltextCom Texto completo-
Appears in Collections:UC - Dissertações de Mestrado
Files in This Item:
File Description SizeFormat
Rel_Estg1920_Diogo_Simões.pdf1.67 MBAdobe PDFView/Open
Show simple item record

Page view(s)

48
checked on Mar 26, 2024

Download(s)

49
checked on Mar 26, 2024

Google ScholarTM

Check


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons