Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/10316/96584
Título: A Escrita: a revisão e a (re)textualização
Outros títulos: Writing: revision and (re)textualization
Autor: Lopes, Rita Palhota
Orientador: Fernandes, Anabela Santos
Palavras-chave: escrita; reescrita; revisão textual; feedback; revisão em código; writing; rewriting; text revision; feedback; writing code correction
Data: 8-Set-2021
Título da revista, periódico, livro ou evento: A Escrita: a revisão e a (re)textualização
Local de edição ou do evento: Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra
Resumo: O presente relatório de estágio descreve o trabalho realizado durante a prática pedagógica supervisionada do Mestrado em Ensino de Português no 3.º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário, bem como o estudo de caso exploratório sobre a escrita: a revisão e a (re)textualização, numa turma de 12.º Ano. Na primeira parte, depois de se caracterizar o contexto socioeducativo em que teve lugar o estágio pedagógico, é feita uma descrição e reflexão crítica sobre o trabalho desenvolvido ao longo do ano letivo 2020/2021. Na segunda parte da monografia, são apresentados o enquadramento teórico do tema de investigação e o estudo de caso aplicado na referida turma. Com este trabalho pretende-se mostrar de que modo o ensino explícito da escrita promove o desempenho da estruturação do discurso e de que modo a revisão de texto contribui para a melhoria da competência escrita dos alunos, adotando, para tal, a abordagem didática de correção/revisão de texto através de um código de correção da expressão escrita no formato de símbolos gráficos. Para isso, definiram-se como objetivos de investigação: (i) descrever a proficiência escrita dos alunos; (ii) compreender o modo como a revisão de texto se reflete na reescrita dos textos; (iii) descrever o efeito do ensino explícito da escrita no desempenho da estruturação do discurso. Neste sentido, com a didatização pretendeu-se levar os alunos a (i) escrever textos de opinião, apreciações críticas, textos expositivos sobre um tema; (ii) utilizar os mecanismos de revisão e de correção para aperfeiçoar o texto escrito e (iii) desenvolver a capacidade de produção escrita. Após a análise de dados e interpretação dos resultados, foi possível concluir que a aplicação didática surtiu efeito positivo, verificando melhoria na estruturação discursiva, tendo o feedback da professora, através da revisão textual, se revelado uma estratégia que potenciou o desenvolvimento da capacidade linguístico-discursiva dos alunos.
This internship report describes the work carried out during the supervised pedagogical practice of the Master's Degree in Portuguese Teaching in the 3rd Cycle of Basic Education and in Secondary Education, as well as the exploratory case study on writing: revision and (re)textualization, in a 12th grade class.In the first part, after characterizing the socio-educational context in which the teaching internship took place, there is a description and critical reflection on the work developed during the 2020/2021 school year. In the second part of this monograph, we will present the theoretical framework of the research theme and the case study applied in the referred class. This work aims at showing how the explicit teaching of writing promotes better structuring of speech and how text revision contributes to the improvement of the students' writing competences, by adopting the pedagogical approach of correction /revision of students’ written work through a writing correction code that uses graphic symbols. For this purpose, the following research objectives were defined: (i) to describe the students' writing proficiency; (ii) to understand the way text revision is reflected in text rewriting; (iii) to describe the effect of explicit teaching of writing on how students structure their speech. Thus, the didactic approach intended to lead students to (i) write opinion texts, critical appraisals, expositive or informational texts on a certain topic; (ii) use revision and correction mechanisms in order to improve their written texts and (iii) develop students’ writing skills. After analyzing the data and interpreting the results, it was possible to conclude that the didactic strategy had a positive effect, since there was an improvement in discourse structuring, considering that with the teacher's feedback through textual revision was revealed as a strategy to at enhance the development of the linguistic-discursive capacity of the students.
Descrição: Relatório de Estágio do Mestrado em Ensino de Português no 3º ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário apresentado à Faculdade de Letras
URI: https://hdl.handle.net/10316/96584
Direitos: openAccess
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