Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/96578
Title: Uma viagem pela União Europeia: O Jogo como estratégia didática
Other Titles: A trip across the European Union: The game as a didactic strategy
Authors: Troeira, Tiago Alexandre Fialho
Orientador: Nossa, Paulo Nuno Maia de Sousa
Keywords: União Europeia; Jogo didático; Estratégia didática; Processo ensino-aprendizagem; European Union; Educational game; Didactic strategy; Teaching-learning process
Issue Date: 10-Sep-2021
Serial title, monograph or event: Uma viagem pela União Europeia: O Jogo como estratégia didática
Place of publication or event: Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra
Abstract: This internship report aims to make a description, analysis and reflection of the activities developed during the pedagogical internship. It also has the objective of reflecting on the application of the didactic-pedagogical strategy which, in my case, is the game as a didactic strategy, applied to the theme, The European Union.The body of this internship report is structured in three fundamental parts. The first one portrays a general framework of the school, the internship nucleus, the class, and the activities developed throughout the year. The second part contains a theoretical and scientific reflection on the formation, enlargements and treaties that helped to build the European Union to this day, always with the solid and rigorous scientific support that is required in this report. And, finally, the third part analyzes the results of a survey made to the school teachers about the game as a didactic and pedagogical strategy and the analysis of the strategy used, which was the game “Liga da Europa”, carried out on the kahoot platform.After analyzing the didactic elements, such as the survey made to the school teachers and the score obtained by the students in the kahoot game made to the class in question, a subchapter was elaborated dedicated to the reflection of these results in order to understand if the game is, in fact, a good didactic strategy to be implemented in the classroom context.This reflection extends to another subchapter in which the advantages and disadvantages of this didactic strategy are exposed, in order to analyze all the positive aspects and those that could be improved.After the application of this didactic and pedagogical strategy, it was possible to verify that the results of the application of the strategy were positive. However, one can conclude that the use of the game in the teaching environment has some aspects which need to be improved so that this didactic strategy can complement and enrich the teaching-learning process.
Este relatório de estágio tem como objetivo fazer uma descrição, análise e reflexão das atividades desenvolvidas ao longo do estágio pedagógico em geografia (2020/21). Além disso, pretende efetuar uma reflecção da aplicação da estratégia didático-pedagógica que, no meu caso, é o jogo como estratégia didática, aplicado ao tema a União Europeia.O corpo deste relatório de estágio está estruturado em três partes fundamentais. Uma primeira, onde é feito um enquadramento geral da escola, do núcleo de estágio, da turma e das atividades desenvolvidas ao longo do ano. Na segunda parte é realizada uma reflexão teórica e científica sobre a formação, os alargamentos e os tratados que construíram a União Europeia até aos dias de hoje, sempre com o suporte científico sólido e rigoroso que é exigido neste relatório. E, por fim, na terceira parte são analisados os resultados de um inquérito realizado aos professores da escola sobre o jogo como estratégia didático-pedagógica e a análise da estratégia utilizada, que foi o jogo “Liga da Europa”, realizado na plataforma kahoot.Após a análise dos elementos didáticos, como o inquérito feito aos professores da escola e os resultados obtidos pelos alunos no kahoot feito à turma em questão, elaborou-se um subcapítulo dedicado à reflexão destes resultados com o intuito de perceber se o jogo é, de facto, uma boa estratégia didática a implementar no contexto de sala de aula.Esta reflexão estende-se a mais um subcapítulo no qual são expostas as vantagens e as desvantagens desta estratégia didática, de modo a analisar todos os aspetos que obtiveram resultados positivos e os aspetos que podem ser melhorados.Após a aplicação da estratégia didático-pedagógica foi possível verificar que os resultados da sua aplicação foram positivos. No entanto, relativamente à utilização do jogo no meio docente, é possível concluir que há alguns aspetos que precisam de ser melhorados de forma que esta estratégia possa complementar e enriquecer o processo de ensino-aprendizagem.
Description: Relatório de Estágio do Mestrado em Ensino de Geografia no 3º ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário apresentado à Faculdade de Letras
URI: https://hdl.handle.net/10316/96578
Rights: openAccess
Appears in Collections:UC - Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat
Tiago_relatório_final.pdf8.39 MBAdobe PDFView/Open
Show full item record

Page view(s)

114
checked on Apr 23, 2024

Download(s)

88
checked on Apr 23, 2024

Google ScholarTM

Check


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons