Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/10316/96574
Título: Nomes deverbais de evento: desenvolvimento de materiais instrucionais para o seu uso e reconhecimento junto de aprendentes de PLNM
Outros títulos: Deverbal Event Nouns: Development of Instructional Materials for their Use and Recognition by Non-Native Learners of Portuguese
Autor: Qin, Bing
Orientador: Martins, Cristina dos Santos Pereira
Santos, Isabel Maria de Almeida
Palavras-chave: nomes deverbais de evento; morfologia derivacional; formação de palavras; português língua não materna; deverbal event nouns; derivational morphology; word formation; Portuguese as a non-native language
Data: 2-Jul-2021
Título da revista, periódico, livro ou evento: Nomes deverbais de evento: desenvolvimento de materiais instrucionais para o seu uso e reconhecimento junto de aprendentes de PLNM
Local de edição ou do evento: Faculdade de Letras, Universidade de Coimbra
Resumo: O presente projeto tem como objetivo principal desenvolver materiais instrucionais para o uso e reconhecimento dos nomes derivados deverbais de evento junto de aprendentes de português língua não materna (PLNM). Assume-se, assim, como um contributo para o ensino do léxico do português como língua segunda (LS) ou língua estrangeira (LE). Tendo em conta o objetivo, procede-se à apresentação do processo da formação de palavras e da estrutura interna dos nomes derivados deverbais de evento para esclarecer os conceitos básicos envolvidos neste processo derivacional. Para este efeito, apresentam-se a regra de formação de nomes deverbais de evento, os sufixos que aí participam, os tipos de bases selecionadas, a produtividade dos sufixos e a semântica dos produtos. Rio-Torto (2020) identificou 3 tipos de nomes deverbais, entre os quais os nomes de evento, de estado e/ou de resultado, parafraseáveis por ‘o facto de V [verbo]’ ou ‘ação/processo de V e/ou estado / resultado de V’ (Rio-Torto, 1998: 119; Rio-Torto, 2020: 3074).A partir deste enquadramento, criaram-se atividades pedagógicas destinadas a aprendentes dos níveis A1-A2, B1-B2, C1-C2, de acordo com os descritores do Quadro Europeu Comum de Referência para as Línguas – Aprendizagem, Ensino, Avaliação (QECR) e dos temas previstos no Referencial Camões PLE. Destinam-se a promover, nos aprendentes de PLNM, as capacidades de uso e de reconhecimento dos nomes deverbais de evento com diferentes sufixos e a associação entre bases verbais e nomes de evento. Como –ção e –mento são os dois sufixos mais produtivos na formação de nomes de evento, nos materiais instrucionais aparecem com mais frequência. O presente projeto é uma orientação auxiliar para ajudar os aprendentes a dominar nomes derivados de evento, do ponto de vista formal e do ponto de vista semântico.
The main objective of the present project is to develop instructional materials for the use and recognition of derived event nouns by non-native learners of Portuguese. It is thus a contribution to the teaching of the lexicon of Portuguese, as a second or foreign language.Bearing this objective in mind, word formation process and the internal structure of derived event nouns is presented, as to clarify the basic concepts involved in this derivational process. To this effect, the deverbal event nouns formation rule, suffixes, types of bases selected, the productivity of the suffixes and the semantics of the products are presented. Rio-Torto (2020) identified 3 types of deverbal nouns, among which the event nouns, state and/or result, paraphrasable by 'the fact of V [verb]' or 'action/process of V and/or state / result of V' (Rio-Torto, 1998: 119; Rio-Torto, 2020: 3074).Based on this framework, pedagogical activities were created for learners of levels A1-A2, B1-B2, C1-C2, according to the descriptors of the Common European Framework of Reference for Languages ​​- Learning, Teaching, Evaluation (CEFR) and the themes provided by the Referencial Camões PLE. These activities are intended to promote the learners’ ability to use event nouns derived from verbs with different suffixes and the association between verbal bases and event nouns. Given that –ção and –mento are the two most productive suffixes in the formation of event nouns, in the instructional materials they appear more frequently.The present project is an auxiliary guideline to help learners to master derived event nouns, from a formal and a semantic point of view.
Descrição: Trabalho de Projeto do Mestrado em Português como Língua Estrangeira e Língua Segunda (PLELS) apresentado à Faculdade de Letras
URI: https://hdl.handle.net/10316/96574
Direitos: openAccess
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