Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10316/96564
Title: Do Ensino Explícito da Escrita ao Desenvolvimento da Consciência Discursiva
Other Titles: From Explicit Writing Instruction to the Development of Discursive Awareness
Authors: Simões, Ana Margarida Gaspar Sobral
Orientador: Fernandes, Anabela Santos
Juan, Maria Luísa Aznar
Keywords: expressão escrita; didática das línguas; consciência discursiva; estrutura discursiva; textualidade; writing; language didactics; discursive awareness; discursive structure; textuality
Issue Date: 5-Jul-2021
Serial title, monograph or event: Do Ensino Explícito da Escrita ao Desenvolvimento da Consciência Discursiva
Place of publication or event: Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra
Abstract: This report reflects the work accomplished throughout the supervised teaching practice in the aim of the Master in Ensino de Português e de Língua Estrangeira no 3.º ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário. The teaching practice was accomplished in the subjects of Portuguese, with a 12th grade class, and Spanish (Begginer’s level), with an 11th grade class. This work is organized in two parts. The first section presents the characterization of the socio-educational context in which the teaching practice took place, as well as a description and a critical reflection on the work developed during the school year. The second section presents the theoretical framework of the research subject and the case study carried out in the school context, aiming to show that the explicit writing instruction enhances the development of students' discursive awareness and, consequently, the improvement of their textual productions.During this research, it was necessary to pay special attention to the textual/discursive dimension of the written text, with emphasis on the productions carried out in the school context. To this end, the concepts of text types (Werlich, 1975), genres (Bakhtin, 2006) and textual sequences (Adam, 1992) and the linguistic-discursive mechanisms that guarantee structuring and cohesion were taken into account. It was also important to address the different phases of the writing process – planning, translating, and revising/reviewing (Flower & Hayes, 1981), through which every writing activity must go. The didactic applications carried out in the teaching practice focused on the explicit writing instruction in terms of all these aspects. According to the results obtained, it is considered that, effectively, the explicit writing instruction favours the development of the students’ discursive awareness and increases the quality of their written productions.
O presente Relatório de Estágio reflete o trabalho realizado ao longo da prática pedagógica supervisionada do Mestrado em Ensino de Português e de Língua Estrangeira no 3.º ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário. O estágio foi realizado nas áreas de Português, com uma turma de 12.º ano, e de Espanhol (Iniciação), com uma turma de 11.º ano. Este trabalho está organizado em duas partes. Na primeira, é feita a caracterização do contexto socioeducativo em que decorreu o estágio pedagógico, bem como uma descrição e uma reflexão crítica sobre o trabalho desenvolvido durante o ano letivo 2020/2021. Na segunda parte, apresenta-se o enquadramento teórico do tema de investigação e um estudo de caso realizado em contexto escolar, a partir do qual se pretende mostrar que o ensino explícito da expressão escrita potencia o desenvolvimento da consciência discursiva dos alunos e, consequentemente, o aprimoramento das suas produções textuais. No desenvolvimento do tema de investigação, foi necessário atender particularmente à dimensão textual/discursiva do texto escrito em contexto escolar. Para tal, teve-se em consideração os conceitos de tipos de texto (Werlich, 1975), géneros (Bakhtin, 2006) e sequências textuais (Adam, 1992) e os mecanismos linguístico-discursivos que garantem a estruturação e a coesão dos textos escritos. Teve-se em consideração, também, as diferentes fases do processo de escrita – planificação, textualização e revisão (Flower & Hayes, 1981) – pelas quais as atividades de expressão escrita devem passar. As didatizações realizadas no estágio centraram-se no ensino explícito da escrita em função de todos estes aspetos e, de acordo com os resultados obtidos, considera-se que, efetivamente, o ensino da escrita de forma explícita favorece o desenvolvimento da consciência discursiva dos alunos e proporciona uma crescente qualidade das suas produções escritas.
Description: Relatório de Estágio do Mestrado em Ensino de Português e de Língua Estrangeira no 3º ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário, nas áreas de especialização de Alemão ou de Espanhol ou de Francês ou de Inglês apresentado à Faculdade de Letras
URI: http://hdl.handle.net/10316/96564
Rights: openAccess
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