Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/10316/96553
Título: Leituras cruzadas: uma abordagem didática no 12.º ano de escolaridade
Outros títulos: Cross-reading: a didactic approach in the 12th grade
Autor: Melo, Rita Sousa Janeiro
Orientador: Arnaut, Ana Paula dos Santos Duarte
Fernandes, Anabela Santos
Palavras-chave: Análise comparativa de textos; Educação literária; Intertextualidade; Processo interpretativo de texto; Análise temática; Comparative text analysis; Literary education; Intertextuality; Process of interpretation; Thematic analysis
Data: 2-Jul-2021
Título da revista, periódico, livro ou evento: Leituras cruzadas: uma abordagem didática no 12.º ano de escolaridade
Local de edição ou do evento: Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra
Resumo: This report reflects the work accomplished throughout the supervised teaching practice in the aim of the Master in Ensino de Português no 3.º ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário. The teaching practice was accomplished in the subject of Portuguese, with a 12th grade class. This work is organized in two sections. The first section presents the characterization of the socio-educational context in which the teaching practice took place, as well as a description and a critical reflection of the work developed during the school year. The second section presents the theoretical framework of the research subject and the case study carried out in the school context. Based on the research theme "Cross readings: a comparative analysis of texts", we sought to understand how the analysis of thematic and aesthetic intertextual links deepened the students' interpretative competence of literary texts. The didactic sequences were focused on the Literary Education content according to the official curriculum. On the one hand, the analysis was applied to the study of Cesário Verde's and Alberto Caeiro's poetry, and, on the other hand, to the textual understanding of the two ‘autos de fé’ present in José Saramago's novel, Memorial do Convento. The results reveal that the interpretative process of the literary texts benefits from the intertextual approach. Whenever possible, its didactic application should be applied throughout secondary education in a structured and systematic way. Both the pre-service teacher training and the research project emphasised that reflective teachers have a fundamental role in reading and writing proficiency, but, above all, in the learning of ethical and aesthetic values, presented in literary texts, and its linguistic-discursive potentialities.
O presente Relatório de Estágio reflete o trabalho realizado ao longo da prática pedagógica supervisionada nas disciplinas de Português, com uma turma de 12.º ano, e está organizado em duas partes. Na primeira parte tem lugar a caracterização do contexto socioeducativo em que decorreu o estágio pedagógico ao longo do ano letivo 2020/2021, seguindo-se a apresentação e reflexão crítica sobre a prática letiva supervisionada. A segunda parte, por sua vez, apresenta o enquadramento teórico do tema de investigação e descreve-se o estudo de caso aplicado em contexto escolar. A partir do tema de investigação “Leituras cruzadas: análise comparativa de textos”, procurou-se compreender de que modo a análise de nexos intertextuais temáticos e estéticos aprofundavam a competência interpretativa dos textos literários da parte dos alunos.As sequências didáticas centraram-se no domínio da Educação Literária previsto nos documentos oficiais de orientação curricular, pelo que a análise de nexos intertextuais temáticos foi aplicada, por um lado, no estudo da poesia de Cesário Verde e de Alberto Caeiro, e, por outro, na compreensão textual dos dois autos de fé presentes na obra de José Saramago, Memorial do Convento. Os resultados revelam que o processo interpretativo dos textos literários beneficia da abordagem intertextual, devendo, sempre que possível, optar-se pela sua didatização, aplicada de forma estruturada e sistemática ao longo do ensino secundário. Quer a prática pedagógica supervisionada quer a componente monográfica desenvolvidas ao longo do ano letivo acentuaram a consciência der que os professores reflexivos têm um papel fundamental na formação de cidadãos proficientes na leitura e na escrita, mas, sobretudo, na aprendizagem de valores éticos e estéticos, representados nos textos literários, e das potencialidades linguístico-discursivas dos usos diferenciados da língua materna.
Descrição: Relatório de Estágio do Mestrado em Ensino de Português no 3º ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário apresentado à Faculdade de Letras
URI: https://hdl.handle.net/10316/96553
Direitos: openAccess
Aparece nas coleções:UC - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato
RE_Rita Melo_versãodefinitiva.pdf7.33 MBAdobe PDFVer/Abrir
Mostrar registo em formato completo

Visualizações de página

80
Visto em 23/abr/2024

Downloads

190
Visto em 23/abr/2024

Google ScholarTM

Verificar


Este registo está protegido por Licença Creative Commons Creative Commons