Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/10316/96528
Título: Da gestão da formação à sensibilização para a inclusão num centro de ciência: um percurso de estágio em contextos diferenciados
Outros títulos: FROM TRAINING MANAGEMENT TO AWARENESS FOR INCLUSION IN A SCIENCE CENTER: AN INTERNSHIP COURSE IN CONTEXTS DIFFERENTIATED
Autor: Pinto, Mafalda da Luz
Orientador: Nascimento, Maria Augusta Vilalobos Filipe Pereira
Palavras-chave: Centro de Ciência; Formação Profissional; Gestão da Formação; Deficiência Visual; Inclusão; Science Center; Professional qualification; Training Management; Visual impairment; Inclusion
Data: 29-Jul-2021
Título da revista, periódico, livro ou evento: DA GESTÃO DA FORMAÇÃO À SENSIBILIZAÇÃO PARA A INCLUSÃO NUM CENTRO DE CIÊNCIA: UM PERCURSO DE ESTÁGIO EM CONTEXTOS DIFERENCIADOS
Local de edição ou do evento: Exploratório e CECOA
Resumo: O presente relatório de estágio tem como objetivo a obtenção do grau demestre em Ciências da Educação. O estágio foi realizado em dois locais,sendo eles, o Centro de Formação Profissional para o Comércio e Afins(CECOA) e o Exploratório - Centro de Ciência Viva de Coimbra, devido auma alteração de local de estágio durante este percurso, por motivospessoais. Assim, este trabalho está dividido em duas partes.A I Parte, referente ao CECOA, apresenta-se subdividida em trêscapítulos. O capítulo I correspondente ao enquadramento teórico, que nosremete para a Educação de Adultos e Aprendizagem ao Longo da Vida, paraa Formação e Formação Profissional. O capítulo II tem como conteúdo acaracterização do Centro e o capítulo III remete-nos para a descrição detarefas realizadas no mesmo.A II Parte, relativa ao Exploratório – Centro de Ciência Viva deCoimbra, inclui o capítulo IV correspondente ao enquadramento teóricoque nos remete para as necessidades educativas especiais (NEE), adeficiência visual e ainda para a inclusão em museus e centros deciência, o capítulo V à caracterização do Exploratório e o capítulo VI àdescrição das tarefas realizadas no mesmo. No final, apresentamos aspropostas de intervenção elaboradas no Exploratório, no sentido detornar a exposição “Em Forma com a Ciência” mais inclusiva para pessoascom deficiência visual, complementando com uma ação de sensibilizaçãopara a equipa do Centro, visando abordar o tema, sensibilizar e informara equipa para a deficiência visual e envolver a mesma na implementaçãodas restantes propostas de alteração para a exposição. Ao concretizar nofinal do estágio uma ação de formação, procurámos que o percurso deestágio em ambos os locais tivesse alguma continuidade, mobilizando ossaberes e competências nele adquiridos.
This internship report aims to obtain the degree of Master´s Degree in Educational Sciences. The internship was held in two locations, these being the Professional Training Center for Commerce and Related Services (CECOA) and the Coimbra Living Science Center Exploratory. , due to a change of route location during this route, for reasons personal. Thus, this work is divided into two parts. The first part, referring to CECOA, is subdivided into three chapters. Chapter I corresponding to the theoretical framework, which refers to Adult Education and Lifelong Learning, to Training and Professional Training. Chapter II has as content the characterization of the Center and chapter III refers us to the description of tasks performed in it. The second part, related to the Exploratory - Live Science Center of Coimbra, includes chapter IV corresponding to the theoretical framework which refers us to the special educational needs (SEN), the visual impairment and also for inclusion in museums and health centers. science, chapter V to the characterization of the Exploratory and chapter VI to description of the tasks performed in it. Without ending, we present how intervention proposals elaborated in the Exploratory, in the sense of make the “In Shape with Science” exhibition more inclusive for people with visual impairment, complementing with an awareness action for the Centre's team, to address the issue, raise awareness and inform the visual impairment team and to involve it in the implementation. of the proposed amendments to the exhibition. When doing not at the end of the internship a training action, we looked for the course of stage in both regular locations some continuity, mobilizing the knowledge and skills acquired in it.
Descrição: Relatório de Estágio do Mestrado em Ciências da Educação apresentado à Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação
URI: https://hdl.handle.net/10316/96528
Direitos: openAccess
Aparece nas coleções:FPCEUC - Teses de Mestrado
UC - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato
Relatorio_MafaldaPinto___gg.pdf3.12 MBAdobe PDFVer/Abrir
Mostrar registo em formato completo

Visualizações de página

98
Visto em 7/mai/2024

Downloads

170
Visto em 7/mai/2024

Google ScholarTM

Verificar


Este registo está protegido por Licença Creative Commons Creative Commons