Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/10316/96512
Título: | Paternal Involvement: The mediating role of Parental Acceptance-Rejection and the impact of sociodemographic and family variables | Outros títulos: | Envolvimento Paterno: Papel mediador da Aceitação-Rejeição Parental e impacto de variáveis sociodemográficas e familiares | Autor: | Martins, Maria Manuel Bastos | Orientador: | Carvalho, Maria Madalena Santos Torres Veiga | Palavras-chave: | Envolvimento paterno; Aceitação-rejeição parental; Estrutura familiar; Género do elemento do par parental; Faixa etária do pai; Paternal involvement; Parental acceptance-rejection; Family structure; Gender of the parent; Father's age group | Data: | 29-Jul-2021 | Título da revista, periódico, livro ou evento: | Paternal Involvement: The mediating role of Parental Acceptance-Rejection and the impact of sociodemographic and family variables | Local de edição ou do evento: | Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra | Resumo: | O envolvimento paterno tem-se revelado fundamental no âmbito da vida familiar e desenvolvimento dos filhos, dadas as mudanças socioculturais e transformações na parentalidade que se têm verificado. O principal objetivo da presente investigação é avaliar o impacto de variáveis sociodemográficas e familiares no Envolvimento Paterno, tendo em conta o papel mediador da Aceitação-Rejeição Parental; os outros objetivos prendem-se com o estudo de relações entre variáveis e comparações entre grupos.O estudo empírico contou com a participação de 544 sujeitos, de famílias monoparentais, adotivas e nucleares intactas. Para a concretização de alguns objetivos, apenas foram alvo de estudo os pais homens (n = 67). Os dados foram recolhidos através do método de inquérito, em formato online. Os instrumentos alvo de estudo foram o Questionário Sociodemográfico, de Dados Familiares e Complementares, o Questionário de Aceitação-Rejeição Parental (Pais) e o Inventário de Envolvimento Paterno. No que diz respeito às análises estatísticas, foram usados os testes de regressão linear (simples e múltipla), testes t de Student e uma análise de mediação simples (através do PROCESS).Entre outros resultados, verificámos que a aceitação-rejeição parental tem impacto no envolvimento paterno: valores mais elevados no score total e na dimensão carinho/afeto contribuem para um menor envolvimento. Os resultados também revelaram que a estrutura familiar causa diferenças na aceitação-rejeição parental.Foi significativa a escassez de literatura que fosse ao encontro dos objetivos do presente estudo. Assim, apesar das suas limitações, este estudo acarreta contribuições para futuras investigações e para intervenções neste âmbito. Paternal involvement has proved to be fundamental in the context of family life and children’s development, given the sociocultural changes and transformations in parenting that have taken place. The main purpose of this investigation is to evaluate the impact of sociodemographic and family variables on Paternal Involvement, considering the mediating role of Parental Acceptance-Rejection; the other objectives are related to the study of relationships between variables and comparisons between groups.The empirical study included the participation of 544 subjects, from single-parent, adoptive and nuclear intact families. To achieve some of the goals, only fathers were studied (n = 67). Data were collected through the survey method, in an online format. The instruments that were studied were the Sociodemographic, Family and Complementary Data Questionnaire, the Parental Acceptance-Rejection Questionnaire (Parent), and the Inventory of Father Involvement. Regarding statistical analyses, linear regression tests (single and multiple), Student’s t-tests, and a simple mediation analysis (through PROCESS) were used. Among other results, we found that parental acceptance-rejection has an impact on paternal involvement: higher values in the total score and in the warmth/affection dimension contribute to less involvement. The results also revealed that family structure causes differences in parental acceptance-rejection.The lack of literature that met the objectives of the present study was significant. Thus, despite its limitations, this study entails contributions for future investigations and interventions in this area. |
Descrição: | Dissertação de Mestrado Integrado em Psicologia apresentada à Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação | URI: | https://hdl.handle.net/10316/96512 | Direitos: | openAccess |
Aparece nas coleções: | FPCEUC - Teses de Mestrado UC - Dissertações de Mestrado |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Dissertação FINAL SUBMETER.pdf | 900.25 kB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Visualizações de página
82
Visto em 23/abr/2024
Downloads
99
Visto em 23/abr/2024
Google ScholarTM
Verificar
Este registo está protegido por Licença Creative Commons