Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10316/96501
Title: A influência do funcionamento familiar, do suporte social e de variáveis associadas à COVID-19 na saúde mental de estudantes universitários
Other Titles: The influence of family functioning, social support and variables associated with COVID-19 on the university students’ mental health
Authors: Lopes, Inês Quadrado
Orientador: Ponciano, Edna Lúcia Tinoco
Sotero, Luciana Maria Lopes
Keywords: saúde mental; estudantes universitários; pandemia COVID-19; funcionamento familiar; suporte social; mental health; university students; COVID-19 pandemic; family functioning; social support
Issue Date: 23-Jul-2021
Serial title, monograph or event: A influência do funcionamento familiar, do suporte social e de variáveis associadas à COVID-19 na saúde mental de estudantes universitários
Place of publication or event: Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra
Abstract: A pandemia COVID-19 surgiu no final de 2019 e acarretou transformações na forma como vivemos. Um dos aspetos mais marcantes da crise pandémica relaciona-se com as diversas medidas de controlo de propagação da pandemia e que implicaram que as pessoas ficassem mais isoladas, o que amentou a sensação de mal-estar. No caso particular dos estudantes universitários, alguns estudos reportam um incremento nos níveis de ansiedade, depressão e stress. Assim, em contexto de pandemia, o presente estudo tem como principal objetivo analisar a influência do funcionamento familiar, do suporte social e de variáveis associadas à COVID-19 na saúde mental de estudantes universitários. A amostra do presente estudo incluiu 385 estudantes da Universidade de Coimbra, os quais responderam a um protocolo online, através da plataforma Limesurvey. Os resultados evidenciaram a influência do suporte social como fator de proteção na ansiedade, depressão e stress nestes estudantes. No entanto, os resultados mostram também que existem alguns fatores de risco para a saúde mental dos estudantes universitários, nomeadamente, os efeitos adversos da COVID-19 percecionados no próprio e o facto de viverem sozinhos. De um modo geral, este estudo contribuiu para o conhecimento científico sobre a saúde mental de estudantes universitários durante a crise pandémica, podendo dar pistas para futuras estratégias de intervenção e de prevenção em contexto de crise.
The COVID-19 pandemic emerged at the end of 2019 and changed the way we lived. One of the most striking aspects of the pandemic crisis is related to the various measures to control the spread of the pandemic, which made people feel more isolated, increasing the feeling of malaise. In the particular case of university students, some studies report an increase in levels of anxiety, depression and stress. Thus, in a pandemic context, the main objective of this study is to analyze the effect of family functioning, social support and variables associated with COVID-19 on the university students’ mental health. The sample of this study included 385 students from the University of Coimbra, who answered to an online protocol through the Limesurvey platform. The results showed the influence of social support as a protective factor in anxiety, depression and stress. However, the results also show that there are some risk factors for the mental health of university students, namely, the adverse effects of COVID-19 perceived in themselves and living alone. In general, this study contributed to the scientific knowledge about the mental health of university students during a pandemic crisis and may provide clues for intervention and prevention strategies in a crisis context.
Description: Dissertação de Mestrado Integrado em Psicologia apresentada à Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação
URI: http://hdl.handle.net/10316/96501
Rights: openAccess
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