Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/96501
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dc.contributor.advisorPonciano, Edna Lúcia Tinoco-
dc.contributor.advisorSotero, Luciana Maria Lopes-
dc.contributor.authorLopes, Inês Quadrado-
dc.date.accessioned2021-11-23T23:01:07Z-
dc.date.available2021-11-23T23:01:07Z-
dc.date.issued2021-07-23-
dc.date.submitted2021-11-23-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/10316/96501-
dc.descriptionDissertação de Mestrado Integrado em Psicologia apresentada à Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação-
dc.description.abstractA pandemia COVID-19 surgiu no final de 2019 e acarretou transformações na forma como vivemos. Um dos aspetos mais marcantes da crise pandémica relaciona-se com as diversas medidas de controlo de propagação da pandemia e que implicaram que as pessoas ficassem mais isoladas, o que amentou a sensação de mal-estar. No caso particular dos estudantes universitários, alguns estudos reportam um incremento nos níveis de ansiedade, depressão e stress. Assim, em contexto de pandemia, o presente estudo tem como principal objetivo analisar a influência do funcionamento familiar, do suporte social e de variáveis associadas à COVID-19 na saúde mental de estudantes universitários. A amostra do presente estudo incluiu 385 estudantes da Universidade de Coimbra, os quais responderam a um protocolo online, através da plataforma Limesurvey. Os resultados evidenciaram a influência do suporte social como fator de proteção na ansiedade, depressão e stress nestes estudantes. No entanto, os resultados mostram também que existem alguns fatores de risco para a saúde mental dos estudantes universitários, nomeadamente, os efeitos adversos da COVID-19 percecionados no próprio e o facto de viverem sozinhos. De um modo geral, este estudo contribuiu para o conhecimento científico sobre a saúde mental de estudantes universitários durante a crise pandémica, podendo dar pistas para futuras estratégias de intervenção e de prevenção em contexto de crise.por
dc.description.abstractThe COVID-19 pandemic emerged at the end of 2019 and changed the way we lived. One of the most striking aspects of the pandemic crisis is related to the various measures to control the spread of the pandemic, which made people feel more isolated, increasing the feeling of malaise. In the particular case of university students, some studies report an increase in levels of anxiety, depression and stress. Thus, in a pandemic context, the main objective of this study is to analyze the effect of family functioning, social support and variables associated with COVID-19 on the university students’ mental health. The sample of this study included 385 students from the University of Coimbra, who answered to an online protocol through the Limesurvey platform. The results showed the influence of social support as a protective factor in anxiety, depression and stress. However, the results also show that there are some risk factors for the mental health of university students, namely, the adverse effects of COVID-19 perceived in themselves and living alone. In general, this study contributed to the scientific knowledge about the mental health of university students during a pandemic crisis and may provide clues for intervention and prevention strategies in a crisis context.eng
dc.language.isopor-
dc.rightsopenAccess-
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/-
dc.subjectsaúde mentalpor
dc.subjectestudantes universitáriospor
dc.subjectpandemia COVID-19por
dc.subjectfuncionamento familiarpor
dc.subjectsuporte socialpor
dc.subjectmental healtheng
dc.subjectuniversity studentseng
dc.subjectCOVID-19 pandemiceng
dc.subjectfamily functioningeng
dc.subjectsocial supporteng
dc.titleA influência do funcionamento familiar, do suporte social e de variáveis associadas à COVID-19 na saúde mental de estudantes universitáriospor
dc.title.alternativeThe influence of family functioning, social support and variables associated with COVID-19 on the university students’ mental healtheng
dc.typemasterThesis-
degois.publication.locationFaculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra-
degois.publication.titleA influência do funcionamento familiar, do suporte social e de variáveis associadas à COVID-19 na saúde mental de estudantes universitáriospor
dc.peerreviewedyes-
dc.identifier.tid202793672-
thesis.degree.disciplinePsicologia-
thesis.degree.grantorUniversidade de Coimbra-
thesis.degree.level1-
thesis.degree.nameMestrado Integrado em Psicologia-
uc.degree.grantorUnitFaculdade de Psicologia e de Ciências da Educação-
uc.degree.grantorID0500-
uc.contributor.authorLopes, Inês Quadrado::0000-0002-7636-8376-
uc.degree.classification17-
uc.degree.presidentejuriGomes, Ana Cardoso Allen-
uc.degree.elementojuriCategoria, Ana Isabel Cunha-
uc.degree.elementojuriSotero, Luciana Maria Lopes-
uc.contributor.advisorPonciano, Edna Lúcia Tinoco-
uc.contributor.advisorSotero, Luciana Maria Lopes-
item.openairetypemasterThesis-
item.fulltextCom Texto completo-
item.languageiso639-1pt-
item.grantfulltextopen-
item.cerifentitytypePublications-
item.openairecristypehttp://purl.org/coar/resource_type/c_18cf-
Appears in Collections:FPCEUC - Teses de Mestrado
UC - Dissertações de Mestrado
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