Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/96489
Title: Estratégias pedagógicas de ensino do chinês do nível básico nos adultos em Coimbra
Other Titles: Pedagogical strategies for teaching basic level Chinese to adults in Coimbra
Authors: BI, MINGJI
Orientador: Pessoa, Maria Teresa Ribeiro
Keywords: métodos pedagógicos; línguas estrangeiras; ensino de chinês; teaching methods; foreign languages; Chinese teaching
Issue Date: 14-Jul-2021
Serial title, monograph or event: Estratégias pedagógicas de ensino do chinês do nível básico nos adultos em Coimbra
Place of publication or event: Instituto Confúcio da Universidade de Coimbra
Abstract: Este documento é um relatório do mestrado, que tem como objetivo geral: elaborar uma nova estratégia pedagógica de ensino da língua chinesa (mandarim) para principiantes. Esta nova estratégia tem como base as estratégias pedagógicas usadas no ensino de línguas estrangeiras, como segunda língua não materna, que são utilizadas com o público-alvo de adultos. Pretende-se também realizar, posteriormente, simulações pedagógicas, cujas aulas serão lecionadas pela estagiária Mingji Bi baseada nas experiências recolhidas e no método do ensino inovador. Para estes objetivos gerais é importante que, junto dos professores do Instituto Confúcio da Universidade de Coimbra (doravante, citado por ICUC), se possa observar, analisar e diagnosticar as atuais estratégias pedagógicas para a partir dessa observação, analisar necessidades e desenvolver um programa de intervenção do professor. A abordagem metodológica vai ser qualitativa, integrando a realização de entrevistas, registo de observações das aulas, análise dos documentos escritos, fotografias e gravações de vídeo, etc.Neste ponto do projeto, define-se objetivos ao nível de gerais e específicos, tendo em consideração as estratégias pedagógicas contextualmente adequadas e o desenvolvimento pessoal e profissional do investigador:Objetivos gerais: * Compreender os avanços na área de ensino do chinês como língua estrangeira através da revisão de literatura;* Conhecer o desenvolvimento dos métodos de ensino do mandarim nos outros países;* Elaborar uma nova estratégia pedagógica de ensino do chinês em relação aos principiantes;* Desenvolver as competências pessoais do ensino do mandarim baseado nas estratégias pedagógicas;Objetivos específicos: * Conceber, implementar uma nova estratégia de ensino;* Observar as mudanças e influências dos alunos através da adoção de novas estratégias pedagógicas;* Ajudar os adultos a adquirirem capacidades de comunicar em chinês;* Estimular a reflexão do ensino dos professores do mandarim do ICUC sobre o ensino.
This document is a master's report which has as its general objective: to develop a new pedagogical strategy for teaching Chinese (Mandarin) in relation to beginners. This new strategy is based on the pedagogical strategies of foreign languages, as a second non-native language, which are used in the target audience of adults. It is also intended to carry out, later, pedagogical simulations, whose class will be given by intern Mingji Bi based on the experiences collected and on the innovative teaching method. For these general objectives it is important that, together with the professors of the Confucius Institute of the University of Coimbra (hereinafter, cited by ICUC), it is possible to observe, analyze and diagnose the current pedagogical strategies for starting from that observation, analyzing needs and developing a training program. teacher intervention. The methodological approach will be qualitative, integrating the realization of interviews, recording of observations of classes, written documents, photographs and video recordings, etc.At this point in the project, objectives are defined at the level of general and specific, taking into account contextually appropriate pedagogical strategies and the researcher's personal and professional development:General objectives:* Understand the advances in the field of teaching Chinese as a foreign language through literature review;* Know the development of Mandarin teaching methods in other countries;* Develop a new pedagogical strategy for teaching Chinese for beginners;* Develop personal skills in teaching Mandarin based on pedagogical strategies;Specific objectives:* Design, implement a new teaching strategy;* Observe the changes and influences of students through the adoption of new pedagogical strategies;* Help adults acquire skills to communicate in Chinese;* Stimulate the teaching of ICUC Mandarin teachers on teaching.
Description: Relatório de Estágio do Mestrado em Ciências da Educação apresentado à Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação
URI: https://hdl.handle.net/10316/96489
Rights: openAccess
Appears in Collections:FPCEUC - Teses de Mestrado
UC - Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat
Relatório do estágio-Mingji Bi-vr.final.pdf12.76 MBAdobe PDFView/Open
Show full item record

Page view(s)

86
checked on Apr 9, 2024

Download(s)

165
checked on Apr 9, 2024

Google ScholarTM

Check


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons