Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/10316/96125
Título: Sistema de Gestão de Aprendizagem focado no Contexto — Caso exemplo de Design de Serviços
Outros títulos: Learning Context Management Systems — A Service Design Case
Autor: Moreira, Maria Jesus Rodrigues
Orientador: Roque, Licínio Gomes
Marcelino, Maria José Patrício
Palavras-chave: Design de Serviços; Design de Interação; Identidade Visual; Plataforma de Ensino; LMS; Service Design; Interaction Design; Visual Identity; Learning Platform; LMS
Data: 15-Set-2021
Título da revista, periódico, livro ou evento: Sistema de Gestão de Aprendizagem focado no Contexto — Caso exemplo de Design de Serviços
Local de edição ou do evento: DEI - FCTUC
Resumo: O design vai além da estética, deve ser sempre funcional.O contexto atual do ensino-aprendizagem é fruto de um longo processo histórico. As estruturas de ensino têm evoluído com o tempo e derivado às novas tecnologias, as mudanças têm ocorrido em função de soluções mais atuais e desenvolvidas. O processo tradicional de ensino e aprendizagem foi substituído em parte por novas atividades suportadas por tecnologias em crescimento. É o caso dos LMS (Sistemas de Gestão de Aprendizagem), sendo plataformas de aprendizagem digital com a ajuda destes existe a possibilidade de implementar novas metodologias de trabalho e aprendizagem. É nesta vertente que o design ganha força, pois este permite criar soluções centradas no utilizador e com foco na experiência e contexto em que se inserem. Posto isto, este projeto tem como objeto de estudo os Sistemas de Gestão de Aprendizagem, onde visa entender as ideologias inseridas na educação e na aprendizagem presentes nesse tipo de plataformas, para que seja possível o desenvolvimento de uma solução que permita a professores e alunos uma nova forma de gerir atividades de uma disciplina. A conceptualização prática desta dissertação estará incorporada numa plataforma LMS que suporte um modelo diferenciador na gestão de atividades de aprendizagem centradas no contexto. Para isso, propõe-se o desenvolvimento de uma plataforma que permita a criação de atividades, por um lado com diversos percursos para o participante – criados previamente pelo professor através de uma rede de atividades – e pelo outro lado que permita que esses percursos sejam individuais e adequados a cada utilizador. É pretendida uma proposta de design que responda a estas necessidades com base em metodologias fundamentadas de design de serviços, design de identidade, design de interação e outras metodologias que complementam este projeto.
Design is more than aesthetic it must have a function.The current context of teaching-learning is the result of a long historical process. Teaching structures have evolved and, due to new technologies, more current and developed solutions are being sought. The traditional teaching and learning process has been replaced in part by new technology-supported activities. This is the case of LMS (Learning Management Systems), digital learning platforms that offer a possibility to implement new work and learning methodologies.This is where design stands out, as it allows you to create user-centric solutions with a focus on the experience and context in which it operates. That said, this project has as its object of study the Learning Management Systems, to understand how ideologies inserted in education and learning present in this type of platforms so that it is possible to develop a solution that allows teachers and students a new way to manage activities of a discipline.The practical conceptualization of this dissertation will be incorporated in an LMS platform that supports a differentiating model in the management of context-centered learning activities. A platform was developed that allows the creation of activities. On the one hand with several paths for the creator – previously created by the teacher through an activity diagram – and the other that allows these paths to be individualized and suitable for each user.A design proposal that responds to these needs is expected based on service design methodologies, identity design, interaction design, and other methodologies that complement this project.
Descrição: Dissertação de Mestrado em Design e Multimédia apresentada à Faculdade de Ciências e Tecnologia
URI: https://hdl.handle.net/10316/96125
Direitos: openAccess
Aparece nas coleções:UC - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato
Dissertação-Maria Moreira 2016244493.pdf30.57 MBAdobe PDFVer/Abrir
Mostrar registo em formato completo

Google ScholarTM

Verificar


Este registo está protegido por Licença Creative Commons Creative Commons