Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/10316/95952
Título: | A memória ensina ou ensina-se a memória? | Outros títulos: | Does memory teach or can memory be taught? | Autor: | Vecchi, Roberto | Data: | 27-Mar-2021 | Editora: | Memoirs, CES | Projeto: | info:eu-repo/grantAgreement/EC/H2020/648624/EU PTDC/LLT-OUT/7036/2020 |
Título da revista, periódico, livro ou evento: | Memoirs Newsletter | Número: | 127 | Local de edição ou do evento: | Coimbra | Resumo: | A relação entre a memória e a educação é, no mínimo, exigente. Educar significa, sobretudo, sensibilizar sobre como aprender do passado e pensar assim na sua atualização, também através de disciplinas específicas, como por exemplo a História. Mas será suficiente esta consideração tão imediata, que assume uma óbvia contiguidade entre o que herdamos do passado e o que transmitimos como conhecimento? A resposta é complexa. The relationship between memory and education is demanding, to say the least. Educating means, above all, sensitizing about how to learn from the past and, thus, thinking about its updating, also through specific disciplines, such as History. But is this so immediate consideration sufficient, which assumes an obvious contiguity between what we have inherited from the past and what we transmit as knowledge? The answer is complex. |
Descrição: | MEMOIRS - Children of Empires and European Postmemories (648624); MAPS - Pós-memórias Europeias: uma cartografia pós-colonial | URI: | https://hdl.handle.net/10316/95952 | ISSN: | 2184-2566 | Direitos: | openAccess |
Aparece nas coleções: | I&D CES - Memoirs Newsletter |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
MAPS_MEMOIRS_newsletter_127_RV_pt.pdf | 861.94 kB | Adobe PDF | Ver/Abrir | |
MAPS_MEMOIRS_newsletter_127_RV_en.pdf | 861.92 kB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Visualizações de página
131
Visto em 23/abr/2024
Downloads
54
Visto em 23/abr/2024
Google ScholarTM
Verificar
Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.