Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/956
Title: Avaliação das aprendizagens em contexto escolar : estudo das atitudes dos docentes face ao modelo de avaliação do ensino básico
Authors: Barreira, Carlos Manuel Folgado 
Orientador: Raposo, Nicolau de Almeida Vasconcelos
Keywords: Psicologia da educação; Formação de professores; Escala de satisfação de Lester
Issue Date: 28-Feb-2002
Citation: BARREIRA, Carlos Manuel Folgado - Avaliação das aprendizagens em contexto escolar : estudo das atitudes dos docentes face ao modelo de avaliação do ensino básico. Coimbra, 2001
Abstract: O estudo das atitudes dos docentes do ensino básico face à reforma do sistema de avaliação poderá revestir-se de importância no contexto actual, dado que a avaliação tem um importante papel a desempenhar, quer na concretização da reforma educativa, quer na profunda mudança de mentalidades e atitudes por parte de todos os intervenientes no processo educativo. Com este trabalho, pretendemos conhecer e compreender as atitudes dos docentes do 2.º e 3.º ciclos do ensino básico relativamente aos aspectos mais significativos que constam dos Despachos Normativos 98-A/92, de 20 de Junho e 30/2001, de 19 de Julho, tais como: a) Finalidades, princípios e intervenientes na avaliação; b) Formas de exprimir a avaliação formativa e suas funções; c) Avaliação de conhecimentos, de competências e de atitudes; d) Momentos de realização e funções da avaliação sumativa e sua articulação com a avaliação formativa; e) Condições de implementação de estratégias de apoio pedagógico; f) Introdução das provas globais ao nível do 3.º ciclo do ensino básico; g) Distinção entre diploma e certificado; Para alcançar tais objectivos, levamos a cabo um trabalho empírico que consistiu na construção de uma escala de atitudes, com base numa metodologia específica, e na sua aplicação a uma amostra representativa de professores do ensino básico da Região Centro, escolhida em função de diversas variáveis como o sexo, idade, experiência profissional, nível de ensino e grupo disciplinar. A informação recolhida permitiu-nos caracterizar as atitudes dos docentes inquiridos e, consequentemente, proporcionou-nos uma excelente oportunidade para analisar a forma como o modelo de avaliação está a ser aplicado nas escolas básicas da Região Centro.
Description: Tese de doutoramento em Ciências da Educação (Psicologia da Educação) apresentada à Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra
URI: https://hdl.handle.net/10316/956
Rights: embargoedAccess
Appears in Collections:FPCEUC - Teses de Doutoramento

Show full item record

Page view(s) 5

2,154
checked on Apr 16, 2024

Google ScholarTM

Check


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.