Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/10316/955
Título: Na contramão do currículo : invertendo-se os caminhos de análise
Autor: Bonfim, Maria Núbia Barbosa 
Orientador: Raposo, Nicolau de Almeida Vasconcelos
Festas, Maria Isabel Ferraz
Palavras-chave: Sociologia da educação; Currículo
Data: 9-Mai-2007
Local de edição ou do evento: Coimbra
Resumo: Inserindo-se no quotidiano, espaço privilegiado para se reinvestir no senso comum, que, aí, nasce e se movimenta, a presente dissertação recorre ao referencial teórico inaugurado por Moscovici (1961). É pois, à luz da teoria das representações sociais e com o objectivo de compreender, analisar e descrever o processo de construção curricular de Cursos de Formação de Professores, no qual alunos e professores devem ser os principais protagonistas, que tentamos captar as representações dos actores sociais envolvidos. Nesse estudo, o currículo é concebido como fenómeno situado e construído na vivência universitária quotidiana, ao entrelaçar conteúdos académicos e formativos impregnados das relações sociais que permeiam o espaço institucional. Portanto, os conhecimentos oriundos da ciência se mesclam dinamicamente com os construídos no chão da escola, de modo a diminuir as fronteiras entre ambos. Os dados obtidos na investigação e sistematizados a partir da percepção de alunos formandos são submetidos à técnica de análise de conteúdo, na tentativa de apreender a realidade sob a perspectiva dos participantes, que passa a ser descrita e analisada qualitativamente. Os dados quantitativos são utilizados de forma subsidiária com o objectivo de refinar a análise (Bardin, 1977; Bauer, 2002). A modalidade de investigação elaborada não comporta fórmulas e modelos conclusivos, mas dirige o olhar para o fenômeno estudado, dotando-o, pois, de suficiente visibilidade para ser reconhecido e questionado, ao mesmo tempo que aponta resultados que poderão orientar novos posicionamentos face à realidade percebida.
In the quotidian, a privileged space to reinvest in the common sense that is there originated, this dissertation exploits the theoretical reference firstly used by Moscovici (1961). Therefore it is in the theory of the social representation and with the objective of understanding, analyzing and describing the process of curriculum construction in Teacher Training Courses, where pupils and teachers must be the main protagonists that we tried to perceive the representation of the social actors involved. In this study the curriculum is conceived as a phenomenon situated and constructed in the quotidian life at universities, gathering the academic and formative syllabuses inherent in the social relations in the institutional space. Hence knowledge arisen from the science is dynamically mixed with the one constructed at the schools in an attempt to diminish the frontiers between them. The data achieved in the investigation and systematized according to nearly graduated pupil’s perception are submitted to the content analysis technique in an endeavor to learn the reality under the participants’ perspectives, which are described and analyses qualitatively. The quantitative data is used in a subsidiary way with the objective of refining the analysis. (Bardin, 1977; Bauer, 2002). The modality of the investigation elaborated does not include formulas and models that are conclusive. It focuses on the studied phenomenon bringing it to light to be observed and questioned and at the same time appoints results that can guide new views facing the perceived reality.
Descrição: Tese de doutoramento em Ciências da Educação (Formação de Professores) apresentada à Fac. de Psicologia e Ciências da Educação de Coimbra
URI: https://hdl.handle.net/10316/955
Direitos: openAccess
Aparece nas coleções:FPCEUC - Teses de Doutoramento

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato
TESE COMPLETA FINAL MARIA NUBIA BONFIM.pdf2.53 MBAdobe PDFVer/Abrir
Mostrar registo em formato completo

Visualizações de página 10

873
Visto em 23/abr/2024

Downloads

432
Visto em 23/abr/2024

Google ScholarTM

Verificar


Este registo está protegido por Licença Creative Commons Creative Commons