Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10316/95407
Title: Didática das Línguas Clássicas no Ensino Secundário em Portugal
Authors: Ferreira, Fátima Margarida Mendes dos Reis de Sá 
Orientador: Silva, Cláudia Raquel Cravo da
Brandão, José Luís Lopes
Silva, Maria Helena Lopes Damião da
Keywords: Cultura Latina; Latin Culture; Currículo; Didática; Ensino do Latim; Humanidades; Programas e Normativos Legais; Syllabus, Didactics; Teaching Latin; Humanities; Curriculum and Legal Standards
Issue Date: 18-May-2021
Place of publication or event: Coimbra
Abstract: Resumo A presente tese em Estudos Clássicos, ramo Mundo Antigo, cuja especialidade reside na área da didática, tem um carácter teórico-empírico e centra-se nas questões relativas à presença e ao ensino do latim no sistema de ensino em Portugal. A linha orientadora desta dissertação parte da constatação da situação de desvalorização a que a disciplina de latim tem estado votada nos últimos anos em Portugal. Refletindo sobre o passado e o presente, pretende lançar linhas orientadoras com vista ao trabalho dos professores de latim e, de um modo particular, com vista à revitalização da disciplina de latim no ensino secundário. Em termos teóricos, partimos da análise da legislação relacionada com o ensino secundário em Portugal, em geral, e abordando, de forma específica, a área das Humanidades e da disciplina de latim em particular. Acrescentámos a leitura de recomendações e pareceres do Conselho Nacional da Educação e a análise de todos os documentos curriculares da disciplina de latim disponibilizados na página da Direção Geral da Educação. Com base nas leituras realizadas, centrámos a nossa reflexão na evolução da disciplina em estudo, na sua presença no currículo e nas alterações verificadas nos documentos curriculares no que respeita aos conteúdos e às metodologias. Refletimos ainda acerca do currículo, seguindo de perto a perspetiva de Zabalza. Sistematizámos os contributos que a disciplina de latim pode conferir à aprendizagem das línguas e da literatura e destacámos as mais-valias desta disciplina em termos de referências culturais. A terminar a parte teórica, detivemo-nos nas questões relativas à didática, numa perspetiva de estabelecer uma ligação entre teorias mais antigas e teorias recentes. Analisámos os aspetos referentes ao ensino de línguas, com particular destaque para o que se prendia com o processo de ensino e aprendizagem da língua latina. Neste capítulo construímos algumas linhas orientadoras, em termos didáticos, no que diz respeito a conteúdos e a metodologias. Apresentámos propostas concretas que poderão colaborar na prática letiva da disciplina em análise. Do ponto de vista empírico, tínhamos como finalidade responder à questão motivadora do nosso trabalho – situação da disciplina de latim no ensino secundário em Portugal. Para tal, traçámos objetivos que nos permitissem investigar a importância que cada um dos participantes no estudo desenvolvido (alunos, professores e diretores escolares) conferia à disciplina, os motivos que conduzem à opção efetiva pela disciplina de latim, os conteúdos e as metodologias implementadas e as vantagens que a aprendizagem do latim pode proporcionar. Na concretização da investigação, construímos um questionário, divido em três versões, dirigidas aos principais envolvidos: alunos, professores e diretores escolares. Dos resultados obtidos, alcançámos conclusões que consideramos de grande importância e que esperamos se constituam como bases de colaboração, quer em termos curriculares (documentos programáticos) quer em termos de prática letiva (manuais e livros auxiliares didáticos).
Abstract The present thesis in Classical Studies, part of The Ancient World, for the most part in didactics, has a theoretical-empirical character and focuses on issues related to the presence and teaching of Latin in the educational Portuguese system. The guideline of this dissertation starts from the verification of the devaluation situation that the Latin subject has been exposed to in recent years in Portugal. Reflecting on the past and the present, it intends to introduce work guidelines to Latin teachers, as well as regenerate Latin subject in secondary education. Overall, at a theoretical level, we started from the analysis of legislation related to secondary education in Portugal, and addressing, in a more accurate way, the Humanities area and Latin subject. Recommendations and opinions from the National Council of Education (CNE) and the analysis of all the curricular documents of the Latin subject available on the webpage of the General Executive board of Education (DGE) were also included. Based on the readings carried out, we focused our reflection on the evolution of the subject under study, its presence in the syllabus and the changes verified in the syllabus’ documents regarding to content and methodologies. We also considered the syllabus, according to Zabalza's perspective. We have systematised the contributions which the Latin subject can bring to the learning of languages and literature and highlighted the benefits of this subject in terms of cultural references. At the end of the theoretical section, we focused on questions related to didactics, in order to establish a connection between older theories and recent theories. We analysed different views related to language teaching, with particular emphasis on the process of teaching and learning the Latin language. In this chapter we have developed some guidelines, in didactic terms, regarding to content and methodologies. We presented concrete suggestions that might collaborate in the teaching practice of the subject under analysis. From the empirical point of view, we aimed to answer the question that encouraged our work - the situation of Latin subject in secondary education in Portugal. For this purpose, we outlined specific aims that would allow us to investigate the importance that each participant in the developed study (students, teachers, and school principals) gave to the subject, the reasons that lead to the effective option for the Latin subject, the contents and methodologies implemented and the advantages that learning Latin can offer. While carrying out the investigation, we built a questionnaire, divided into three versions, addressed to the main participants: students, teachers, and school principals. Within the obtained results, we reached conclusions that we consider having great significance and which we hope will form the basis for collaboration, both in curricular ways (syllabus’ documents) as well as in terms of teaching practice (textbooks and auxiliary textbooks).
Description: Tese no âmbito do Doutoramento em Estudos Clássicos, ramo Mundo Antigo, apresentada à Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, departamento de Línguas, Literaturas e Cultura.
URI: http://hdl.handle.net/10316/95407
Rights: embargoedAccess
Appears in Collections:FLUC Secção de Estudos Clássicos - Teses de Doutoramento
UC - Teses de Doutoramento

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