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https://hdl.handle.net/10316/953
Title: | Culturas epistémicas na área do currículo | Authors: | Lopes, Ana Maria Mouraz | Orientador: | Morgado, Luísa Maria de Almeida | Keywords: | Filosofia da educação; Currículo -- estudos -- Portugal | Issue Date: | 19-Jul-2004 | Abstract: | É possível dizer que, em Portugal, a investigação na área do currículo tem sido partilhada e referenciada por áreas bem díspares das chamadas Ciências da Educação, que vêem no currículo um exemplo, uma aplicação, às vezes um instrumento normativo, capaz de ser lido à luz das suas teorias, mas não um fenómeno que possa ser estudado como objecto científico independente. Correlativamente, é difícil delinear uma fronteira que, traçada em torno dos que se reclamam investigadores da área do currículo, os constitua como o sujeito colectivo deste campo epistemológico. É que, se existe aí um mecanismo identitário que resulta da auto-categorização como pertencendo ao currículo, não se encontram representações coincidentes dos investigadores sobre o campo e suas fronteiras, nem redes comunicativas privilegiadas entre esses elementos. É, por isso, nossa intenção estudar a comunidade científica que em Portugal elegeu os estudos curriculares para investigar. De um modo lato, o nosso problema é querer saber qual é o estatuto epistemológico dos estudos sobre o currículo em Portugal. Trata-se, por conseguinte, de um problema de epistemologia prática pois que pretende equacionar as questões fundamentais da epistemologia aplicadas a um campo particular. Dito de outro modo, a aplicação prática da epistemologia é caracterizada pelo modo como os indivíduos pensam que o conhecimento pode acontecer, os limites associados aos modos de investigar e de apresentar o conhecimento e as percepções dos inquiridores sobre a sua relação com o objecto da pesquisa. Considerando que a publicação de estudos na área do currículo em Portugal, embora em expansão, não tem dedicado muita importância às questões epistemológicas do campo científico o presente trabalho pretende ser esse esforço de desocultamento. Do ponto de vista metodológico, escolhemos um estudo descritivo que foi sendo construído num processo dialógico com a recolha de dados. O suporte empírico deste trabalho foram as entrevistas que realizámos aos investigadores que trabalham no campo de estudos curriculares. | Description: | Tese de doutoramento em Ciências da Educação (Filosofia da Educação) apresentada à Fac. de Psicologia e Ciências da Educação de Coimbra | URI: | https://hdl.handle.net/10316/953 | Rights: | embargoedAccess |
Appears in Collections: | FPCEUC - Teses de Doutoramento |
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