Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/10316/95284
Título: A construção de taxonomia a partir das palavras-chave de documentos acadêmicos: um estudo na temática da política do ambiente
Autor: Silva, Fernanda Daniel da
Orientador: Borges, Maria Manuel Lopes de Figueiredo Costa Marques
Maculan, Benildes Coura Moreira dos Santos
Palavras-chave: Taxonomia; Política do ambiente; ISO 25964 (2011; 2013); Sistemas de organização do conhecimento
Data: 28-Mai-2021
Resumo: A taxonomia é um sistema de organização do conhecimento que possibilita organizar, de forma sistemática, itens de informação em ambientes digitais, a fim de possibilitar aos utilizadores dos sistemas de informação aceder à informação e recuperá-la com rapidez e eficácia. Na atualidade a temática da política do ambiente se torna cada vez mais pertinente e discutida na sociedade, tendo em vista minimizar os impactos nocivos do ser humano no planeta. O objetivo deste estudo foi propor uma taxonomia de domínio para a área temática da política do ambiente, visando maior harmonização da representação da terminologia e, assim, auxiliar pesquisadores e profissionais da informação na recuperação da informação sobre o domínio. Para tal, realizou-se uma revisão de literatura para compor o referencial teórico-metodológico que incluiu conceitos de organização do conhecimento, os sistemas de organização do conhecimento, com destaque para a taxonomia, descrevendo as suas características, tipologias, modelagem e metodologias de construção do instrumento. A abordagem metodológica escolhida é qualitativa, de natureza exploratória e aplicada, e o método de construção da proposta da taxonomia monohierárquica teve por base a norma ISO 25964 (2011; 2013), utilizando as palavras-chave encontradas nos resumos de teses de doutoramento que tratam sobre esse domínio. Os resultados demonstraram a dificuldade de usar as palavras-chave dos documentos analisados, uma vez que seus autores e gestores dos repositórios parecem desconhecer e/ou desconsiderar as normas de padronização da apresentação de resumos e palavras-chave, e da necessidade do uso de um vocabulário controlado para a determinação das palavras-chave. Como contribuições da pesquisa destaca-se, no âmbito da organização do conhecimento, a descrição da metodologia de construção de taxonomias que pode ser usada para a construção de instrumentos para outras áreas específicas do conhecimento.
Descrição: Tese no âmbito do Doutoramento em Ciência da Informação, apresentada ao Departamento de Filosofia, Comunicação e Informação da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra.
URI: https://hdl.handle.net/10316/95284
Direitos: openAccess
Aparece nas coleções:UC - Teses de Doutoramento
FLUC Secção de Informação - Teses de Doutoramento

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato
Tese - Fernanda Silva 22-06.pdf5.17 MBAdobe PDFVer/Abrir
Mostrar registo em formato completo

Visualizações de página

426
Visto em 16/abr/2024

Downloads

642
Visto em 16/abr/2024

Google ScholarTM

Verificar


Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.