Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/10316/95041
Título: A recordação, a História e a Escola como patrimónios da memória social da Vila de Ponte de Lima
Autor: Amorim de Lima, Ana Catarina
Pinto, Rooney Figueiredo 
Palavras-chave: Recordação; Memória; Educação; Património; História da Escola; Ponte de Lima
Data: 1-Mar-2020
Título da revista, periódico, livro ou evento: Ponte de Lima: do passado ao presente, rumo ao futuro!
Volume: 6
Número: 2020
Local de edição ou do evento: Ponte de Lima, Portugal
Resumo: Partindo da compreensão de que o passado e suas memórias agrega valor ao presente e projeta-se para o futuro, este trabalho tem como objetivo refletir sobre a recordação, a história e a escola como patrimónios da memória social da Vila de Ponte de Lima. Com recurso a uma pesquisa do tipo bibliográfica e documental, verificamos as dinâmicas sociais e educativas na Vila quanto aos eventos, espaços de memória e a escola primária. Também foram utilizados alguns excertos de narrativas da memória individual da vila e da escola. O argumento teórico assenta-se no entendimento de que a vila, as suas festas e celebrações, os espaços públicos e sua escola, compõem os cenários onde são construídas as memórias individuais e coletivas. Estas memórias compõem o universo simbólico de uma identidade social, permitindo que as recordações sejam significadas e ressignificadas num movimento sociodinâmico onde o passado se faz presente em diálogo com as histórias e recordações de pessoas e de lugares.
URI: https://hdl.handle.net/10316/95041
DOI: https://journal.cm-pontedelima.pt/index.php/pontedelima/article/view/63/40
Direitos: openAccess
Aparece nas coleções:IIIUC - Artigos em Revistas Nacionais

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato
Artigo-Ponte de Lima.pdf1.2 MBAdobe PDFVer/Abrir
Mostrar registo em formato completo

Visualizações de página

295
Visto em 23/abr/2024

Downloads

90
Visto em 23/abr/2024

Google ScholarTM

Verificar

Altmetric

Altmetric


Este registo está protegido por Licença Creative Commons Creative Commons