Please use this identifier to cite or link to this item:
https://hdl.handle.net/10316/95041
Title: | A recordação, a História e a Escola como patrimónios da memória social da Vila de Ponte de Lima | Authors: | Amorim de Lima, Ana Catarina Pinto, Rooney Figueiredo |
Keywords: | Recordação; Memória; Educação; Património; História da Escola; Ponte de Lima | Issue Date: | 1-Mar-2020 | metadata.degois.publication.title: | Ponte de Lima: do passado ao presente, rumo ao futuro! | metadata.degois.publication.volume: | 6 | metadata.degois.publication.issue: | 2020 | metadata.degois.publication.location: | Ponte de Lima, Portugal | Abstract: | Partindo da compreensão de que o passado e suas memórias agrega valor ao presente e projeta-se para o futuro, este trabalho tem como objetivo refletir sobre a recordação, a história e a escola como patrimónios da memória social da Vila de Ponte de Lima. Com recurso a uma pesquisa do tipo bibliográfica e documental, verificamos as dinâmicas sociais e educativas na Vila quanto aos eventos, espaços de memória e a escola primária. Também foram utilizados alguns excertos de narrativas da memória individual da vila e da escola. O argumento teórico assenta-se no entendimento de que a vila, as suas festas e celebrações, os espaços públicos e sua escola, compõem os cenários onde são construídas as memórias individuais e coletivas. Estas memórias compõem o universo simbólico de uma identidade social, permitindo que as recordações sejam significadas e ressignificadas num movimento sociodinâmico onde o passado se faz presente em diálogo com as histórias e recordações de pessoas e de lugares. | URI: | https://hdl.handle.net/10316/95041 | DOI: | https://journal.cm-pontedelima.pt/index.php/pontedelima/article/view/63/40 | Rights: | openAccess |
Appears in Collections: | IIIUC - Artigos em Revistas Nacionais |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Artigo-Ponte de Lima.pdf | 1.2 MB | Adobe PDF | View/Open |
Page view(s)
341
checked on Oct 30, 2024
Download(s)
117
checked on Oct 30, 2024
Google ScholarTM
Check
Altmetric
Altmetric
This item is licensed under a Creative Commons License