Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/10316/94974
Título: As aprendizagens da Vida e o seu Reconhecimento: Viver e Acompanhar (trans)formações
Outros títulos: Life's Learning and its Recognition: Living and Accompanying (trans)formations
Autor: Ribeiro, Catarina Magalhães
Orientador: Alcoforado, Joaquim Luis Medeiros
Palavras-chave: Formação Profissional; Centros Qualifica; Processos de Reconhecimento, Validação e Certificação de Competências; Vocational Training; Centros Qualifica (Qualifica Centres); Skill Recognition, Validation and Certification Processes
Data: 28-Out-2019
Título da revista, periódico, livro ou evento: As aprendizagens da Vida e o seu Reconhecimento: Viver e Acompanhar (trans)formações
Local de edição ou do evento: Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Coimbra
Resumo: A educação de adultos é uma área de conhecimento e um campo de práticas, com identidade própria, destinadas a transformar a maneira como as pessoas se relacionam com o mundo e os objetos, no âmbito das múltiplas relações que estabelecem uma com as outras, contribuindo para mudanças estruturais imediatas na sociedade atual. Desta forma, surge em Portugal, no ano de 2001, o processo de Reconhecimento, Validação e Certificação de Competências (RVCC), ganhando uma maior visibilidade quando implementada a Iniciativa Novas Oportunidades (atuais Centros Qualifica), em 2005. Até 2007, todos os processos realizados eram meramente escolares, surgindo nesta época a possibilidade de serem reconhecidas, também, competências profissionais, nas mais diversas áreas. Acredita-se que esta medida se tornou uma mais-valia para grande parte da população portuguesa, uma vez que, por diversos motivos, foram precocemente afastados do sistema educativo e formativo. A metodologia aplicada nos processos tem como principal requisito a história de vida dos seus candidatos, valorizando, assim, tanto os conhecimentos adquiridos em ambientes formais, como nos contextos informais e não formais. O presente relatório, pretende descrever o trabalho desenvolvido ao longo do estágio curricular efetuado no Centro de Emprego e Formação Profissional de Aveiro - Instituto do Emprego e Formação Profissional, I.P. (IEFP, I.P.) -, inserido na área de Formação Profissional, no âmbito do segundo ano do Mestrado em Educação e Formação de Adultos e Intervenção Comunitária, da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra.No que concerne à sua estrutura, primeiramente é apresentado o enquadramento institucional, onde é feita uma extensa abordagem institucional do IEFP, IP e do Centro de Emprego e Formação Profissional de Aveiro. Posteriormente, no segundo capítulo, encontra-se a fundamentação teórica considerada relevante para a contextualização do projeto de estágio. Num terceiro capítulo, estão expostas todas as atividades realizadas ao longo do estágio curricular. Por fim, é apresentada ainda uma pequena investigação que tem como foco principal o Processo de RVCC profissional de Agente em Geriatria, cujo objetivo principal é fazer uma análise ao Referencial de RVCC, compreender se as tarefas neste presente correspondem ou não à realidade laboral de um profissional de geriatria e ainda, identificar a avaliação realizada nestes processos.
Adult education is an area of knowledge and a field of practices, which has its own identity, destined to change the way people relate to the world and the objects, within the multiple relations they establish with each other, thus contributing to immediate structural changes in the current society.This way, emerged in Portugal, in the year 2001, the process of Skill Recognition, Validation and Certification (SRVC), acquiring a greater visibility when the New Opportunities Initiative, currently Centros Qualifica, when implemented in 2005. Until 2007, all carried out processes were purely academic, at the same time came the possibility of being recognized professional skills for the most diverse areas.It is believed that this measure became a very valuable asset for most of the portuguese population ever since, for the most diverse reasons, they were prematurely removed from the educational and formative system. The applied methodology in processes has as it main requirement the life history of its applicants, hence valuing both knowledge acquired in formal environments as well as in informal and non-formal contexts.The following report intends to describe the work developed throughout the curricular internship carried out in Centro de Emprego e Formação Profissional de Aveiro - Instituto do Emprego e Formação Profissional, I.P. (IEFP, I.P.) - included in the area of Vocational Training, in the context of the second year of Master in Adult Education and Training and Community Intervention, Faculty of Psychology and Educational Sciences of the University of Coimbra.Regarding the document’s structure, firstly is presented the institutional framework, where an extensive institutional approach of IEFP, IP is performed and the Centro de Emprego e Formação Profissional de Aveiro is presented. Following that, on the second chapter, lies the theoretical considered relevant for the contextualization of the internship project. In a third chapter, are exposed all the activities performed during the curricular internship. Finally, is presented a small investigation that focuses mainly on the Geriatric Agent Professional RVCC Process, whose main objective is to analyze the RVCC Referential, to understand whether or not the tasks currently correspond to the working reality of a geriatrics professional, and also, to identify the evaluation performed in these processes.
Descrição: Relatório de Estágio do Mestrado em Educação e Formação de Adultos e Intervenção Comunitária apresentado à Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação
URI: https://hdl.handle.net/10316/94974
Direitos: openAccess
Aparece nas coleções:FPCEUC - Teses de Mestrado
UC - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato
R.__ Estágio (versão final)___Catarina__Ribeiro.pdf6.83 MBAdobe PDFVer/Abrir
Mostrar registo em formato completo

Visualizações de página

148
Visto em 23/abr/2024

Downloads

525
Visto em 23/abr/2024

Google ScholarTM

Verificar


Este registo está protegido por Licença Creative Commons Creative Commons