Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/94958
Title: Olhar a todos, promoção de competências pessoais e sociais para uma vida ativa
Other Titles: LOOK AT ALL PROMOTION OF PERSONAL AND SOCIAL SKILLS FOR ACTIVE LIFE
Authors: Faria, Daniela Filipa Magalhães
Orientador: Rebelo, Maria da Piedade Simões Santana Pessoa Vaz
Keywords: Trissomia 21; Personal and social development;; Transition to an active life; Inclusion of disabled people into the work market; Trisomy 21; Desenvolvimento pessoal e social; Transição para a vida ativa; Inclusão de pessoas portadoras de deficiência no mercado de trabalho
Issue Date: 24-Oct-2019
Serial title, monograph or event: OLHAR A TODOS PROMOÇÃO DE COMPETÊNCIAS PESSOAIS E SOCIAIS PARA UMA VIDA ATIVA
Place of publication or event: Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra
Abstract: O presente relatório de estágio, integrado no 2º ano de Mestrado de Ciências da Educação da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra, pretende refletir o trabalho desenvolvido e implementado no decorrer do estágio curricular que decorreu na Associação Olhar 21, dando ênfase ao projeto de intervenção e à componente de investigação.O projeto de intervenção consistiu na planificação, desenvolvimento e implementação de um projeto educativo intitulado OLHAR A TODOS: Promoção de competências de desenvolvimento pessoal e social. O Projeto OLHAR A TODOS tem como objetivo geral desenvolver nas pessoas com dificuldade intelectual e desenvolvimental, em particular com Trissomia 21, competências de desenvolvimento pessoal e social, indispensáveis para uma vida plena, de acordo com os princípios da integração, abrangência e diversidade. Este projeto está fundamentado, descrito e avaliado no presente relatório.A componente de investigação intitulada Autonomia e Inserção na Vida Ativa em Jovens Adultos/as teve como participantes jovens que atualmente estão inseridos na sociedade e no mercado de trabalho. O objetivo deste estudo passou por compreender de que forma os/as referidos/as jovens estão inseridos/as na sociedade, o seu processo de transição e de adaptação ao novo contexto, o seu dia-a-dia e também o processo de autonomização. Trata-se assim de uma investigação de natureza qualitativa, com recurso a entrevistas semiestruturadas. Os resultados mostraram que os/as jovens que participaram no estudo se sentem integrados na sociedade, fazendo uma vida autónoma e independente. No entanto, apesar dos esforços e dos avanços na inclusão e integração de jovens portadores de deficiência no mercado de trabalho, ainda há um percurso a realizar em busca de estratégias e de condições que melhorem a sua transição e a sua adaptação.
This internship report aims to reflect the work developed and implemented during the curricular internship of the 2nd year of the Master degree in Educational Sciences of the Faculty of Psychology and Educational Sciences of the University of Coimbra, tooking place at “Associação Olhar 21”[Association Look 21], including an intervention project and a research component. The intervention project consisted in planning, developing and implementing an educational project entitled “OLHAR A TODOS: Promoção de competências de desenvolvimento pessoal e social” [LOOKING AT ALL: promotion of personal and social development skills]. The project “LOOKING AT ALL” aims to help people with intellectual and development difficulties, in particular people with trisomy 21, developing personal and social competences, essential for living a full life, in accordance to the principle of integration, comprehensiveness and diversity. This project is substantiated, described and assessed in this report. The research component entitled Autonomy and Active Life Insertion in Young Adults had young participants who are currently inserted in society and the work market. This study aimed to understand how these young people are inserted in society, their process of transition and adaptation to the new context, their daily lives and also the process of empowerment. This is a qualitative research using a semi-structured interview. The results showed that the young people who participated in the study feel integrated into society, making an autonomous and independent life. However, despite efforts and advances in the inclusion and integration of young people with disabilities in the work market, there is still a way to go in search of strategies and conditions that will improve their transition and adaptation.
Description: Relatório de Estágio do Mestrado em Ciências da Educação apresentado à Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação
URI: https://hdl.handle.net/10316/94958
Rights: openAccess
Appears in Collections:FPCEUC - Teses de Mestrado
UC - Dissertações de Mestrado

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