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https://hdl.handle.net/10316/94940
Título: | Promoção de competências pessoais, sociais e cognitivas: Intervenção e investigação educativas em contexto de um Centro de Atividades Ocupacionais | Outros títulos: | Promotion of personal, social and cognitive skills educational: Intervention and research in the context of an Occupational Activities Center | Autor: | Matias, Ana Rita Carpinteiro | Orientador: | Rebelo, Maria da Piedade Simões Santana Pessoa Vaz | Palavras-chave: | Deficiência intelectual; Centro de Atividades Ocupacionais; desenvolvimento pessoal, social e cognitivo; inclusão; Intellectual disability; Occupational Activities Center; personal, social and cognitive development; inclusion | Data: | 24-Out-2019 | Título da revista, periódico, livro ou evento: | Promoção de competências pessoais, sociais e cognitivas: Intervenção e investigação educativas em contexto de um Centro de Atividades Ocupacionais | Local de edição ou do evento: | Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra | Resumo: | O estágio curricular integrado no 2º ano do Mestrado em Ciências da Educação da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra, decorreu na Associação de Portuguesa de Pais e Amigos do Cidadão Deficiente Mental (APPACDM) de Vila Nova de Poiares, mais precisamente no Centro de Atividades Ocupacionais (CAO) de Figueira de Lorvão. Este estágio decorreu durante nove meses na referida instituição, incidindo na temática do desenvolvimento pessoal, social e cognitivo do/a jovem e adulto/a com deficiência intelectual (DI). Esta temática é fundamental, visto que, como futuros/as técnicos/as especializados/as em Ciências da Educação, devemos desenvolver e manter ativas as referidas áreas, nesse público, de forma a que não sejam perdidas aprendizagens já adquiridas e, se possível, sejam promovidas novas aprendizagens úteis para o seu desenvolvimento, ou que partam do seu gosto ou interesse. Inicialmente, foi realizada uma análise de necessidades de forma a identificar áreas de melhoria para, posteriormente, serem alvo de intervenção. Esta fase de diagnóstico foi muito relevante, uma vez que nos possibilitou identificar necessidades que, posteriormente, foram alvo de intervenção. De forma a implementar o supramencionado projeto de intervenção, foram construídas matrizes de planificação que incluem as atividades e os materiais de caráter pedagógico, e implementadas no público-alvo em questão. As atividades implementadas foram avaliadas e refletidas ao longo do tempo de estágio. Para além da implementação do projeto de intervenção, foi realizado um projeto de investigação, com o objetivo de conhecer representações sobre o conceito de deficiência intelectual e propostas de terminologia adequada, de forma a promover a verdadeira inclusão deste público-alvo. The internship in the 2nd year of the Masters in Educational Sciences of the Faculty of Psychology and Educational Sciences of the University of Coimbra, took place at the Portuguese Association of Parents and Friends of the Mentally Disabled Citizen (APPACDM) in Vila Nova de Poiares, more precisely at the Center of Occupational Activities (CAO) of Figueira de Lorvão. The internship lasted for nine months and focused on the theme of personal, social and cognitive development of intellectually disabled (ID) young and adult patients. This theme is fundamental, once we, as future technicians specialized in Educational Sciences, should develop and keep these areas active in the patients, so as not to lose already acquired learning and, if possible, to promote new learning in a useful way for them, according to their development, suiting their tastes or interests. Initially we needed to identify areas for improvement which would subsequently be targeted for intervention. This diagnostic phase was very relevant, as it allowed us to identify needs that were addressed thereafter. In order to implement the intervention project, plans which include the activities and pedagogical materials were drawn and carried out in the target audience. These activities were evaluated and thought over during the internship. In addition to the implementation of the intervention project, a research project was carried out, whose purpose was to find out about the concept of intellectual disability and creating proposals of appropriate terminology, in order to promote the true inclusion of this target audience. |
Descrição: | Relatório de Estágio do Mestrado em Ciências da Educação apresentado à Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação | URI: | https://hdl.handle.net/10316/94940 | Direitos: | openAccess |
Aparece nas coleções: | FPCEUC - Teses de Mestrado UC - Dissertações de Mestrado |
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Relatório de estágio- Ana Rita Matias.pdf | 5.84 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
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