Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/10316/94925
Título: Articulação das Expressões Plástica e Dramática no 1.º Ciclo do Ensino Básico: Programa de Educação Estética e Artística.
Outros títulos: Articulation of Plastic and Dramatic Expressions in the 1st Cycle of Basic Education: Aesthetic and Artistic Education Program.
Autor: Faria, Cátia Joana da Silva
Orientador: Silva, Maria Helena Lopes Damião
Palavras-chave: Educação Estética e Artística; Ensino Básico; Expressão Plástica; Expressão Dramática; Aesthetic and Artistic Education; Basic School; Plastic Expression; Dramatic Expression
Data: 25-Out-2019
Título da revista, periódico, livro ou evento: Articulação das Expressões Plástica e Dramática no 1.º Ciclo do Ensino Básico: Programa de Educação Estética e Artística.
Local de edição ou do evento: Agrupamento de Escolas da Região Centro
Resumo: O presente relatório de Estágio Curricular dá a conhecer o trabalho realizado no ano letivo de 2018/2019 para obtenção do grau de Mestre em Ciências da Educação pela Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra.O título – Articulação das Expressões Plástica e Dramática no 1.º Ciclo do Ensino Básico: Programa de Educação Estética e Artística – traduz a essência desse trabalho: concretização, em contexto escolar, de duas expressões artísticas constantes no currículo nacional com base num programa estruturado.O corpo do relatório é composto por duas partes: Enquadramento, onde se apre-sentam as linhas programáticas para a área e se tecem algumas considerações de ordem teórica; e Intervenção em contexto escolar, onde se apresentam as atividades pedagógi-cas desenvolvidas num Agrupamento de Escolas da Região Centro do país, que envol-veram duas escolas e sete turmas dos primeiros quatro anos de escolaridade. Tais atividades encontram justificações no facto de área das Expressões Artísticas, não obstante, a imposição de tempos letivos por parte do Ministério da Educação e a sua recente determinação de as tornar objeto de avaliação nacional, continuarem a ter um lugar pouco significativo no processo de ensino-aprendizagem. A priorização de outras áreas, como a Matemática e o Português, e a débil formação de professores para leccio-nar as Expressões poderão justificar esta situação. Assim, afigura-se pertinente a cola-boração entre os professores do mencionado ciclo de escolaridade e o profissional de Ciências da Educação, na condição de este ter preparação na mencionada área curricular, prestando suporte tanto na planificação, como na ação como, ainda, na avaliação.Este trabalho de colaboração, restrito às Expressões Plástica e Dramática, tem sido desenvolvido, em continuidade e com supervisão de especialistas, em diversas escolas da cidade de Coimbra, sendo o Estágio Curricular que se descreve neste Relatório enquadrado nesse contexto de comunicação entre escolas e universidade.
This report of the Curriculum Internship shows the work carried out in the aca-demic year 2018/2019 to obtain the degree of Master in Educational Sciences by the Faculty of Psychology and Educational Sciences of the University of Coimbra.The title - Articulation of Plastic and Dramatic Expressions in the 1st Cycle of Basic Education: Aesthetic and Artistic Education Program - reflects the essence of this work: implementation, in a school context, of two artistic expressions in the national curriculum based on a structured program.The body of the report is composed of two parts: Framework, where the program-matic lines for the area are discussed and some theoretical considerations are made; and Intervention in school context, where the pedagogical activities developed in a Group-ing of Schools of the Central Region of the country are presented, which involved two schools and seven classes of the first four years of schooling. Such activities are justified by the fact that the area of Artistic Expressions, despite the imposition of teaching times by the Ministry of Education and its recent determina-tion to make them subject to national evaluation, continue to have a negligible place in the teaching-learning process. The prioritisation of other areas, such as Mathematics and Portuguese, and the weak training of teachers to teach the Expressions may justify this situation. Thus, the collaboration between the teachers of the mentioned schooling cycle and the Education Sciences professional is pertinent, provided that they are prepared in the mentioned curricular area, providing support both in planning and in action, as well as in evaluation.This collaborative work, restricted to Plastic and Dramatic Expressions, has been developed, in continuity and with the supervision of specialists, in several schools in the city of Coimbra, and the Curriculum Internship that is described in this Report is framed in this context of communication between schools and university.
Descrição: Relatório de Estágio do Mestrado em Ciências da Educação apresentado à Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação
URI: https://hdl.handle.net/10316/94925
Direitos: openAccess
Aparece nas coleções:FPCEUC - Teses de Mestrado
UC - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato
Relatório de Estágio - FINAL __Cátia.pdf1.99 MBAdobe PDFVer/Abrir
Mostrar registo em formato completo

Google ScholarTM

Verificar


Este registo está protegido por Licença Creative Commons Creative Commons