Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/94890
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorOliveira, Albertina Lima-
dc.contributor.advisorSantos, Rui Miguel Duarte-
dc.contributor.authorPedrosa, Bibiana da Silva-
dc.date.accessioned2021-05-06T22:00:11Z-
dc.date.available2021-05-06T22:00:11Z-
dc.date.issued2020-06-29-
dc.date.submitted2021-05-06-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/10316/94890-
dc.descriptionDissertação de Mestrado em Educação e Formação de Adultos e Intervenção Comunitária apresentada à Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação-
dc.description.abstractO presente estudo foi realizado no âmbito da dissertação do Mestrado em Educação e Formação de Adultos e Intervenção Comunitária da Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Coimbra.Tem como tema as “Reconfigurações identitárias de diplomados na área social: (re)ingresso de adultos assalariados no sistema de ensino Politécnico de Leiria” e como principal objetivo conhecer os motivos que levaram os/as estudantes adultos/as assalariados com idade igual ou superior a 50 anos a (re)ingressarem no ensino superior através do curso de Serviço Social do Politécnico de Leiria e as (trans)formações identitárias que daí advieram a nível pessoal, profissional e familiar.Mediante este objetivo, o estudo procedeu-se por meio de um plano de investigação misto: quantitativo e qualitativo. Num primeiro momento, com recurso ao inquérito por questionário, o estudo dirigiu-se a um universo de 238 diplomados da licenciatura em Serviço Social, que concluíram o seu curso ao longo dos anos letivos compreendidos entre 2015/2016 e 2017/2018, com o objetivo de caracterizar os estudantes do curso de Serviço Social, de modo a ser possível contextualizar e delinear as entrevistas individuais. A amostra abrangeu 124 diplomados, dos quais 77 em regime diurno e 47 em regime pós-laboral.Num segundo momento, recorreu-se ao método qualitativo, através de seis entrevistas semiestruturadas, dirigidas a pessoas adultas que (re)ingressaram no ensino superior com idade superior a 50 anos, com o propósito de conhecer as suas motivações para esse (re)ingresso e analisar as reconfigurações identitárias que daí advieram.Através desta conciliação de métodos de investigação e da respetiva análise de dados, foi possível identificar as principais motivações, muito direcionadas para a valorização e autorrealização pessoal, e compreender as diversas mudanças identitárias que foram surgindo ao longo das respetivas trajetórias de vida, considerando sempre o seu âmbito pessoal, profissional e pessoal. Estas trajetórias evidenciaram, sobretudo, como os/as entrevistados/as, deixaram de Ser uma pessoa adulta com o diploma em serviço social para ir Sendo assistente social.por
dc.description.abstractThis study was carried out within the scope of the dissertation of the Master in Education and Training of Adults and Community Intervention of the Faculty of Psychology and Educational Sciences of the University of Coimbra.It has as its theme “Identity reconfigurations of graduates in the social area: (re) entry of salaried adults into the polytechnic education system of Leiria” and it has as main objective to know the reasons that led as adult students / salaried persons aged 50 years or older (re) entering higher education through the Social Work course at the Polytechnic of Leiria and the identity (trans)formations that resulted from it at the personal, professional and family level.With this objective in mind, the study proceeded through a mixed research plan: quantitative and qualitative. At first, using the questionnaire survey, the study aimed at a universe of 238 graduates of the Social Work degree, who completed their course throughout the academic years between 2015/2016 and 2017/2018, with the aim to characterize the students of the Social Work course, in order to be able to contextualize and outline the individual interviews. The sample comprises 124 graduates, of whom 77 on daytime classes and 47 on evening classes.In a second step, a qualitative method took place, through six semi-structured interviews, aimed at adult people who (re) entered higher education over the age of 50, in order to find out their motivations for this (re) entry and analyze the identity reconfigurations that came about.Through this reconciliation of research methods and data analysis, it was possible to identify the main motivations, very much directed towards personal valorization and self-realization, and to understand the various identity changes that occurred after long life trajectories, always considering their personal, professional and personal scope. These trajectories evidenced, mainly, how the interviewed people stopped being an adult person with a diploma in social work to become a social worker.eng
dc.language.isopor-
dc.rightsopenAccess-
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/-
dc.subjectDiplomadospor
dc.subjectServiço Socialpor
dc.subjectEnsino superiorpor
dc.subjectTransformações identitáriaspor
dc.subjectEstudantes não tradicionaispor
dc.subjectGraduateseng
dc.subjectSocial Workeng
dc.subjectUniversity educationeng
dc.subjectIdentity transformationseng
dc.subjectNon-traditional studentseng
dc.titleReconfigurações identitárias de diplomados na área social: (re)ingresso de adultos assalariados no sistema de ensino Politécnico de Leiriapor
dc.title.alternativeIdentity reconfigurations of graduates in the social area: (re)entry of salaried adults in the education system Leiria Polytechniceng
dc.typemasterThesis-
degois.publication.locationEscola Superior de Educação e Ciências Sociais - Politécnico de Leiria-
degois.publication.titleReconfigurações identitárias de diplomados na área social: (re)ingresso de adultos assalariados no sistema de ensino Politécnico de Leiriapor
dc.peerreviewedyes-
dc.identifier.tid202719804-
thesis.degree.disciplineCiências da Educação-
thesis.degree.grantorUniversidade de Coimbra-
thesis.degree.level1-
thesis.degree.nameMestrado em Educação e Formação de Adultos e Intervenção Comunitária-
uc.degree.grantorUnitFaculdade de Psicologia e de Ciências da Educação-
uc.degree.grantorID0500-
uc.contributor.authorPedrosa, Bibiana da Silva::0000-0003-1684-6062-
uc.degree.classification18-
uc.degree.presidentejuriSantos, Clara Maria Rodrigues Cruz Silva-
uc.degree.elementojuriOliveira, Albertina Lima-
uc.degree.elementojuriMargarido, Cristovão Adelino Fonseca Franco Ribeiro-
uc.contributor.advisorOliveira, Albertina Lima::0000-0001-9521-528X-
uc.contributor.advisorSantos, Rui Miguel Duarte-
item.grantfulltextopen-
item.fulltextCom Texto completo-
item.openairetypemasterThesis-
item.languageiso639-1pt-
item.openairecristypehttp://purl.org/coar/resource_type/c_18cf-
item.cerifentitytypePublications-
crisitem.advisor.researchunitCEIS20 - Centre of 20th Century Interdisciplinary Studies-
crisitem.advisor.orcid0000-0001-9521-528X-
Appears in Collections:FPCEUC - Teses de Mestrado
UC - Dissertações de Mestrado
Files in This Item:
File Description SizeFormat
TESE_Reconfigurações_Identitárias_VersFinal.pdf4.06 MBAdobe PDFView/Open
Show simple item record

Page view(s)

70
checked on Apr 24, 2024

Download(s)

103
checked on Apr 24, 2024

Google ScholarTM

Check


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons