Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/94890
Title: Reconfigurações identitárias de diplomados na área social: (re)ingresso de adultos assalariados no sistema de ensino Politécnico de Leiria
Other Titles: Identity reconfigurations of graduates in the social area: (re)entry of salaried adults in the education system Leiria Polytechnic
Authors: Pedrosa, Bibiana da Silva
Orientador: Oliveira, Albertina Lima
Santos, Rui Miguel Duarte
Keywords: Diplomados; Serviço Social; Ensino superior; Transformações identitárias; Estudantes não tradicionais; Graduates; Social Work; University education; Identity transformations; Non-traditional students
Issue Date: 29-Jun-2020
Serial title, monograph or event: Reconfigurações identitárias de diplomados na área social: (re)ingresso de adultos assalariados no sistema de ensino Politécnico de Leiria
Place of publication or event: Escola Superior de Educação e Ciências Sociais - Politécnico de Leiria
Abstract: O presente estudo foi realizado no âmbito da dissertação do Mestrado em Educação e Formação de Adultos e Intervenção Comunitária da Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Coimbra.Tem como tema as “Reconfigurações identitárias de diplomados na área social: (re)ingresso de adultos assalariados no sistema de ensino Politécnico de Leiria” e como principal objetivo conhecer os motivos que levaram os/as estudantes adultos/as assalariados com idade igual ou superior a 50 anos a (re)ingressarem no ensino superior através do curso de Serviço Social do Politécnico de Leiria e as (trans)formações identitárias que daí advieram a nível pessoal, profissional e familiar.Mediante este objetivo, o estudo procedeu-se por meio de um plano de investigação misto: quantitativo e qualitativo. Num primeiro momento, com recurso ao inquérito por questionário, o estudo dirigiu-se a um universo de 238 diplomados da licenciatura em Serviço Social, que concluíram o seu curso ao longo dos anos letivos compreendidos entre 2015/2016 e 2017/2018, com o objetivo de caracterizar os estudantes do curso de Serviço Social, de modo a ser possível contextualizar e delinear as entrevistas individuais. A amostra abrangeu 124 diplomados, dos quais 77 em regime diurno e 47 em regime pós-laboral.Num segundo momento, recorreu-se ao método qualitativo, através de seis entrevistas semiestruturadas, dirigidas a pessoas adultas que (re)ingressaram no ensino superior com idade superior a 50 anos, com o propósito de conhecer as suas motivações para esse (re)ingresso e analisar as reconfigurações identitárias que daí advieram.Através desta conciliação de métodos de investigação e da respetiva análise de dados, foi possível identificar as principais motivações, muito direcionadas para a valorização e autorrealização pessoal, e compreender as diversas mudanças identitárias que foram surgindo ao longo das respetivas trajetórias de vida, considerando sempre o seu âmbito pessoal, profissional e pessoal. Estas trajetórias evidenciaram, sobretudo, como os/as entrevistados/as, deixaram de Ser uma pessoa adulta com o diploma em serviço social para ir Sendo assistente social.
This study was carried out within the scope of the dissertation of the Master in Education and Training of Adults and Community Intervention of the Faculty of Psychology and Educational Sciences of the University of Coimbra.It has as its theme “Identity reconfigurations of graduates in the social area: (re) entry of salaried adults into the polytechnic education system of Leiria” and it has as main objective to know the reasons that led as adult students / salaried persons aged 50 years or older (re) entering higher education through the Social Work course at the Polytechnic of Leiria and the identity (trans)formations that resulted from it at the personal, professional and family level.With this objective in mind, the study proceeded through a mixed research plan: quantitative and qualitative. At first, using the questionnaire survey, the study aimed at a universe of 238 graduates of the Social Work degree, who completed their course throughout the academic years between 2015/2016 and 2017/2018, with the aim to characterize the students of the Social Work course, in order to be able to contextualize and outline the individual interviews. The sample comprises 124 graduates, of whom 77 on daytime classes and 47 on evening classes.In a second step, a qualitative method took place, through six semi-structured interviews, aimed at adult people who (re) entered higher education over the age of 50, in order to find out their motivations for this (re) entry and analyze the identity reconfigurations that came about.Through this reconciliation of research methods and data analysis, it was possible to identify the main motivations, very much directed towards personal valorization and self-realization, and to understand the various identity changes that occurred after long life trajectories, always considering their personal, professional and personal scope. These trajectories evidenced, mainly, how the interviewed people stopped being an adult person with a diploma in social work to become a social worker.
Description: Dissertação de Mestrado em Educação e Formação de Adultos e Intervenção Comunitária apresentada à Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação
URI: https://hdl.handle.net/10316/94890
Rights: openAccess
Appears in Collections:FPCEUC - Teses de Mestrado
UC - Dissertações de Mestrado

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