Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/94884
Title: Cursos e percursos do ensino profissional: sucesso no processo formativo e empregabilidade.
Other Titles: COURSES AND PATHWAYS OF PROFESSIONAL EDUCATION: SUCCESS IN THE FORMATIVE PROCESS AND EMPLOYABILITY.
Authors: Pires, Maria Armanda Fonseca Gonçalves
Orientador: Reis, Carlos Francisco de Sousa
Keywords: Ensino Profissional; Desempenho escolar; Desigualdades escolares e sociais; Sistema modular; Projetos; professional education; school performance; school and social inequalities; modular system; projects
Issue Date: 21-Dec-2020
Serial title, monograph or event: CURSOS E PERCURSOS DO ENSINO PROFISSIONAL: SUCESSO NO PROCESSO FORMATIVO E EMPREGABILIDADE.
Place of publication or event: Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação - Universidade de Coimbra
Abstract: Neste trabalho foram estudados os cursos e percursos dos alunos que finalizaram a sua escolaridade no Ensino Secundário Profissional Niv. IV relativamente a diferentes variáveis que possam determinar os percursos dos alunos, desde o histórico familiar, envolvimento e empenho, assiduidade, expectativas até à empregabilidade ou prosseguimento de estudos. Foi efetuada uma breve resenha histórica ao Ensino Profissional e as implicações da regulação e politicas publicas na evolução desta via de ensino, bem como a estrutura e funcionamento das escolas e cursos profissionais.Para melhor enquadramento do objeto de estudo, descreveu-se a escola onde se desenvolveu o estudo com ênfase às práticas desta escola com fortes ligações ao tecido empresarial local, privilegiando o saber fazer, estar e ser, a cidadania ativa, o respeito pela diferença , o desenvolvimento de competências, a promoção e o sucesso do aluno para o séc.XXI. Além do conhecimento in loco enquanto docente, foi utilizada uma investigação quantitativa por inquérito a 41 respondentes maioritariamente do sexo feminino e com uma média de idades à data do inquérito de 19 anos, idade ajustada quando finalizado o 12º ano com 18anos. Foi utilizada uma analise descritiva e inferencial dos dados e os principais resultados demonstram que os alunos escolheram um curso profissional por opção, afim de tirarem o 12º ano e ao mesmo tempo uma certificação profissional pois quando optam pelo ensino profissional fazem-no pelas saídas profissionais/empregabilidade, pelo ensino mais prático e pela Formação em Contexto de Trabalho. Pela analise dos resultados não se verificaram relações significativas entre a assiduidade dos alunos e as questões familiares ou económicas, a maioria dos alunos são assíduos, salientando que, aqueles que não o fazem referem-no ser pelo sistema facilitador de poder compensar essas faltas. Verificam-se ainda relações significativas em função de algumas variáveis salientando a entrada no curso pretendido pelo aluno, tornando-se muito importante ao próprio empenho e envolvimento deste nas atividades escolares, assiduidade e motivação, bem como nos resultados da empregabilidade/prosseguimento de estudos.Em síntese o ensino profissional não poderá ser rotulado para o mau aluno pois bons e maus alunos haverá em todas as vias de ensino, e apesar de todas as limitações cientificas, o aluno ao optar pelo ensino profissional sabe exatamente aquilo que quer havendo uma maioria de alunos que quando termina o seu estagio de imediato consegue trabalho na área do curso que tirou ou prossegue estudos, dependendo somente do curso e do percurso que cada aluno faz . Este estudo sistematizou a investigação existente e acrescenta mais valor à literatura disponível, dando uma perspetiva holística do ensino profissional, dos cursos e percursos do aluno e sua inserção à vida ativa.
In this work were studied the courses and paths of the students who finished their schooling in Niv Professional High School. IV regarding different variables that can determine the pathways of students, from family history, involvement and commitment, attendance, expectations to employability or continuation of studies. A brief historical review was made of Vocational Education and the implications of regulation and public policies in the evolution of this path of education, as well as the structure and operation of schools and professional courses.To better frame the object of study, the school was described with emphasis on the practices of this school with strong links to the local business fabric, privileging knowledge, being and doing, active citizenship, respect for difference, development of skills, promotion and success of the student for the XXI century. In addition to the knowledge in loco as a teacher, a quantitative survey of 41 female respondents was used, with an average age at the date of the survey of 19 years, age adjusted when finished the 12th year with 18 years. A descriptive and inferential analysis of the data was used and the main results show that the students chose a professional course by choice, in order to take the 12th grade and at the same time a professional certification because when they choose professional teaching they do it through professional outlets/employability, more practical teaching and Work Context Training. By analyzing the results, there were no significant relationships between the attendance of students and family or economic issues, most students are assiduous, stressing that those who do not do so refer to it as the facilitator system of being able to compensate these absences. There are also significant relationships depending on some variables highlighting the entry into the course intended by the student, becoming very important to his own commitment and involvement in school activities, attendance and motivation, as well as the results of employability / pursuit of studies.In summary, professional education cannot be labeled for the bad student, because good and bad students will be in all learning paths, and despite all scientific limitations, the student who opts for professional education knows exactly what he or she wants, and when he or she finishes his or her internship, the majority of students immediately get work in the area of the course they have taken or continue their studies, depending only on the course and the path each student takes. This study systematized the existing research and adds more value to the available literature, giving a holistic perspective of the professional education, the courses and paths of the student and their insertion into active life.
Description: Dissertação de Mestrado em Administração Educacional apresentada à Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação
URI: https://hdl.handle.net/10316/94884
Rights: embargoedAccess
Appears in Collections:FPCEUC - Teses de Mestrado
UC - Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat
TESE_ FINAL_Maria Armanda Pires.pdf2.85 MBAdobe PDFView/Open
Show full item record

Page view(s)

138
checked on Mar 26, 2024

Download(s)

128
checked on Mar 26, 2024

Google ScholarTM

Check


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons