Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10316/94882
Title: A liderança escolar em contexto de crise pandémica de COVID-19
Other Titles: School leadership in the context of the COVID-19 pandemic crisis
Authors: Rodrigues, Lúcia Diana Silva
Orientador: Seixas, Ana Maria Magalhães Teixeira
Keywords: Liderança escolar; crise; incerteza; desafios; prioridades; School leadership; crisis; uncertainty; challenges; priorities
Issue Date: 17-Dec-2020
Serial title, monograph or event: A liderança escolar em contexto de crise pandémica de COVID-19
Place of publication or event: Universidade de Coimbra - Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação
Abstract: Com este estudo pretendemos compreender qual o papel do líder escolar no contexto de crise, especialmente provocada por uma pandemia. Para isso realizamos entrevistas a presidentes de conselho executivo para conhecer as suas perceções acerca do seu papel no contexto de crise causada pela COVID-19.Os estudos sobre lideranças contribuem para a melhoria das práticas de gestão e de governança de escolas e, naturalmente, para a promoção do sucesso escolar dos alunos. Estamos numa fase marcada pela pandemia de COVID-19 que acarretou muitas consequências a todos os níveis da sociedade e a educação foi um dos sectores mais prejudicados. A pandemia causada pela COVID-19, irremediavelmente, marcará o século XXI e este estudo explica como é que as escolas se adaptaram e qual a perceção dos dirigentes escolares entrevistados acerca dos desafios que a escola atravessa consequentes deste problema de saúde pública, como também identifica as estratégias adotadas pelos presidentes de conselho executivo perante o contexto de crise pública e analisa as perceções dos mesmos sobre a importância dos diferentes tipos e níveis de liderança em contexto de crise. Apesar da incerteza e da falta de formação e preparação, os líderes consideram que o balanço do trabalho desenvolvido, durante os primeiros meses de pandemia, é positivo. Verificando-se que, para os dirigentes escolares a criação de condições de aprendizagem e a preservação da saúde e segurança foram as prioridades a ter conta, perante os vários desafios provocados pela COVID-19.
With this study we intend to understand the role of the school leader in the context of crisis, especially caused by a pandemic. To this end, we conducted interviews with presidents of the executive council to get to know their perceptions about their role in the context of the crisis caused by COVID-19. Studies on leadership contribute to the improvement of school management and governance practices and, of course, to promoting students' academic success. We are in a phase marked by the COVID-19 pandemic, which has had many consequences at all levels of society and education has been one of the most affected sectors. The pandemic caused by COVID-19 will irreparably mark the 21st century and this study explains how schools have adapted and the perception of school leaders interviewed about the challenges that the school is experiencing as a result of this public health problem, as well as identifying the strategies adopted by the presidents of the executive council in the context of a public crisis and analyzes their perceptions of the importance of different types and levels of leadership in a crisis context. Despite the uncertainty and the lack of training and preparation, the leaders consider that the balance of the work developed, during the first months of the pandemic, is positive. It is verified that, for school leaders, the creation of learning conditions and the preservation of health and safety were the priorities to take into account, in view of the various challenges caused by COVID-19.
Description: Dissertação de Mestrado em Administração Educacional apresentada à Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação
URI: http://hdl.handle.net/10316/94882
Rights: embargoedAccess
Appears in Collections:UC - Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat Login
TESE_LúciaRodrigues_com Altarações.pdf1.04 MBAdobe PDFEmbargo Access    Request a copy
Show full item record

Page view(s)

31
checked on Jun 10, 2021

Download(s)

7
checked on Jun 10, 2021

Google ScholarTM

Check


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons